Topo
pesquisar

Dicas para evitar intoxicações e envenenamentos

Saúde na escola

Dentre as dicas para evitar intoxicações e envenenamentos, podemos destacar o acondicionamento de produtos de higiene, limpeza e medicamentos longe do alcance de crianças.
PUBLICIDADE

Intoxicações e envenenamentos são situações muito mais comuns do que imaginamos e afetam muitas crianças e jovens. As crianças pequenas, principalmente as com faixa etária de um a quatro anos, são as mais afetadas devido a diversos fatores, como falta de noção de perigo e sua alta curiosidade. Diante disso, devemos ter atenção e cuidado redobrado para evitar intoxicações e envenenamentos, situações que podem até mesmo levar à morte.

Leia também: Dicas para evitar a intoxicação alimentar

Dicas para evitar intoxicação e envenenamento

As intoxicações e envenenamentos podem ocorrer devido à ingestão, inalação ou mesmo ao contato direto com algumas substâncias. Essas situações podem ocorrer em diversos lugares, porém é comum que ocorram no ambiente que consideramos mais seguro: a nossa casa.

Frente a esse quadro, é fundamental que tomemos medidas que evitem situações de risco, principalmente para crianças, que são as mais afetadas.

Veja a seguir algumas dicas simples que podem evitar intoxicação e envenenamento:

  1. Não guardar produtos que podem causar intoxicação e envenenamento, como soda cáustica, álcool, detergentes e água sanitária, em locais de fácil acesso para crianças. O mais recomendado é utilizar armários fechados para armazená-los.

  2. Ao adquirir produtos que podem causar intoxicação e envenenamento, dê preferência àqueles com embalagens que possuem tampas que evitam sua abertura por crianças.

  3. Nunca troque produtos tóxicos de embalagem. Isso pode gerar confusão caso uma pessoa não saiba da mudança.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  1. Medicamentos devem ser guardados em locais fora do alcance de crianças. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, todos os dias, cerca de 37 crianças e adolescentes, com idades compreendidas entre zero e 19 anos, são intoxicadas pela exposição inadequada a medicamentos.

  2. Evite referir-se a medicamentos como doces, pois isso pode estimular o consumo do produto pela criança em momentos em que não há supervisão de um adulto responsável.

  3. Tenha cuidado com plantas em casa, evitando deixá-las sempre perto de crianças. É importante ter cuidado, principalmente, com aquelas plantas que são conhecidamente tóxicas, como é o caso da comigo-ninguém-pode.

  4. Ao adquirir um brinquedo, verifique se ele é atóxico, ou seja, se não causará danos à criança. A grande maioria das crianças pequenas costuma colocar objetos na boca, e ter certeza de que esses não possuem substâncias danosas é essencial.

  5. Não faça ingestão de alimentos fora do prazo de validade ou que foram produzidos em locais que visivelmente apresentam problemas com higiene. É importante também sempre lavar as mãos antes das refeições.

  6. Não deixe o automóvel ligado em garagem fechada, pois isso pode levar à intoxicação por monóxido de carbono, que é fatal.

  7. Não permaneça em locais com fumaça.

A ingestão de medicamentos está entre as principais causas de intoxicações em crianças.
A ingestão de medicamentos está entre as principais causas de intoxicações em crianças.


Leia também: Agrotóxicos - entenda o risco de se usar esses produtos de maneira inadequada

Sintomas de intoxicação e envenenamento

Infelizmente, nem sempre somos capazes de evitar intoxicações e envenenamentos, portanto, temos que estar em alerta para saber quando essas situações ocorrem e sermos capazes de buscar ajuda o mais rápido possível.

O quadro a seguir mostra alguns sinais que podem indicar intoxicações ou envenenamento.

Sinais que podem indicar que uma pessoa está intoxicada ou envenenada

Confusão mental

Sonolência

Inconsciência

Delírios

Lábios com coloração alterada

Queda de temperatura

Respiração fraca ou dificuldade para respirar

Dor no estômago

Sangramentos

Pele avermelhada

Enjoo e vômito

Diarreia

Salivação excessiva

Suor excessivo

Convulsões ou espasmos

 

Caso suspeite de intoxicação ou envenenamento, procure descobrir o que causou o problema e procure um serviço médico urgentemente.

Em caso de intoxicação devido à inalação de algum produto, é fundamental garantir que a vítima seja removida rapidamente para um local arejado.

Outra dica importante diz respeito à intoxicação por ingestão, sendo fundamental salientar que: não se deve recomendar à vitima forçar seu vômito, mesmo isso sendo comum, essa atitude não deve ser realizada, bem como não se deve oferecer nenhum tipo de bebida.

A dor no estômago pode indicar intoxicação por ingestão de algum produto.
A dor no estômago pode indicar intoxicação por ingestão de algum produto.
 

Telefones úteis em caso de emergência

Disque-intoxicação (Anvisa)

                       0800-722-6001

Samu

192

Corpo de Bombeiros

193


Saiba mais: Primeiros socorros - procedimentos e técnicas

 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Produtos que podem causar intoxicação e envenenamentos devem ser mantidos longe do alcance de crianças.
Produtos que podem causar intoxicação e envenenamentos devem ser mantidos longe do alcance de crianças.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Dicas para evitar intoxicações e envenenamentos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/dicas-para-evitar-intoxicacoes-envenenamentos.htm. Acesso em 17 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola