PUBLICIDADE
Conhecer lugares novos, aproveitar a piscina e a praia, experimentar comidas novas são algumas das várias possibilidades que as férias podem oferecer. Diante dessa época de exploração, separamos algumas dicas simples e também muito importantes para garantir a saúde infantil durante as férias.
As férias são marcadas por momentos de descontração e pura diversão. Com tantas atividades diferentes e novas durante esse período, é importante tomar cuidado para que o momento de alegria das crianças não se torne uma grande dor de cabeça para os adultos.
Leia também: Riscos da areia contaminada de parquinhos
Tópicos deste artigo
Dicas para saúde infantil nas férias
-
Dica 1 - Mantenha-se atento
Quando o assunto é férias, é fundamental estar atento às atividades realizadas pelas crianças, as praias e piscinas, por exemplo, são locais comuns de acidentes com elas.
Intoxicações podem ocorrer também devido à inobservância dos responsáveis. São comuns histórias de crianças que ingeriram plantas tóxicas ou mesmo produtos químicos, como aqueles usados na limpeza nas casas. Dessa forma, a regra número 1 para garantir férias tranquilas é: sempre estar atento às atividades das crianças.
-
Dica 2 - Cuide da alimentação da criança
Nas férias é comum que a alimentação feita em casa seja deixada de lado. Comidas pouco saudáveis e até mesmo de procedência duvidosa aparecem nesse cenário, e é aí que surge um grande perigo: a intoxicação alimentar, que pode causar vômitos e diarreia.
O primeiro passo para evitar esse problema é tentar alimentar-se em locais limpos e que aparentam cuidado com a higiene no momento de preparação dos alimentos. É também importante lavar sempre as mãos antes de comer, verificar como os alimentos estão armazenados e evitar derivados do leite, ovos e carne malpassada.
Saiba mais: Dicas para evitar intoxicação alimentar
-
Dica 3 - Preocupe-se com a hidratação da criança
A hidratação é também um ponto que merece destaque. Brincadeiras intensas e o calor excessivo podem ser responsáveis por grande perda de água, sendo necessário a sua reposição. Água, sucos naturais e água de coco podem ajudar a criança a manter-se hidratada.
Caso perceba que ela está com os lábios ressecados e que sua urina está mais concentrada, é recomendado incentivar a ingestão de mais água, pois esses são sinais de desidratação.
-
Dica 4 - Cuidado com picada de insetos
As picadas de insetos podem ser uma grande dor de cabeça nas férias. Além do fato de alguns mosquitos serem responsáveis por transmitir doenças, como a dengue, muitas crianças apresentam alergias graves quando picadas por algumas espécies de insetos.
Sendo assim, para evitar essas picadas, pode-se adotar medidas, como: usar repelentes e roupas que expõem pouco a pele, e ficar longe de formigueiros e colmeias.
-
Dica 5 - Evite exposição solar sem proteção
A exposição solar inadequada é responsável por queimaduras e, em longo prazo, até mesmo por desencadear câncer de pele. Assim sendo, é importante expor-se ao Sol com a devida proteção, e o protetor solar destaca-se como um dos principais agentes para garanti-la.
Ele deve ser passado cerca de 30 minutos antes da exposição solar e ser reaplicado a cada duas horas, quando houver transpiração excessiva ou entrar na água. Vale destacar que as crianças só devem utilizar filtro solar a partir dos seis meses de idade.
Além do protetor solar, chapéus, óculos e roupas que bloqueiam parte da radiação podem ser utilizados. É importante lembrar, ainda, que a exposição solar deve ser evitada entre 10h e 16h.
Acesse também: Importância dos protetores solares
-
Dica 6 - Mantenha a carteirinha de vacinação em dia
Para evitar uma série de doenças, é fundamental manter a carteira de vacinação em dia. Atualmente várias doenças podem ser prevenidas por esse tipo de imunização, sendo esse o caso da poliomielite, do tétano, da coqueluche e da catapora.
Ao vacinar as crianças, evitamos que elas fiquem doentes e também transmitam a doença para outras pessoas. A vacinação, portanto, é importante para diminuir a incidência de uma doença na população.
Leia também: Vacinas que todas as crianças devem tomar
Viu só como é simples garantir a saúde das crianças nas férias? Fiquem atentos a essas dicas e boa diversão!
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia