Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Estresse

Saúde na escola

O estresse é um estado de esforço do organismo para adaptar-se a situações que modificam seu equilíbrio interno. Fatores do dia a dia podem desencadear essa resposta do corpo.
O estresse pode ser desencadeado por fatores do dia a dia
O estresse pode ser desencadeado por fatores do dia a dia
PUBLICIDADE

O estresse é definido como um estado de esforço do organismo para adaptar-se a situações que ameaçam a vida e o equilíbrio interno. Esse processo de adaptação provoca várias alterações, como o aumento de secreção da adrenalina. Atualmente, o termo estresse é utilizado tanto para nomear essa resposta do organismo como para referir-se às situações que promovem os efeitos desse estado.

De uma maneira geral, podemos dizer que esse mecanismo é necessário para o corpo, entretanto, uma sobrecarga afeta-o negativamente. Vale salientar que cada organismo lida de uma forma diferente com uma situação estressora. Essa situação pode causar até mesmo quadros de depressão, ansiedade e transtornos definitivos, como o Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

→ Fases do estresse

O termo stress foi introduzido na área da saúde em 1936, por Hans Selye. Ele propôs que o estresse seria uma resposta geral e inespecífica a um determinado estressor e pode ser dividido em três fases:

  • Fase de alerta: É uma fase relativamente rápida que ocorre logo após o estímulo dos fatores estressores. Ao perceber esse estímulo, o corpo prepara uma resposta, a qual não será mantida por muito tempo. Nessa fase, há a participação do sistema nervoso simpático.

  • Fase de resistência: nessa fase, o corpo tenta manter-se em equilíbrio, e as manifestações agudas desaparecem. Nesse ponto, surgem sinais de desgaste, e o organismo torna-se mais suscetível a doenças e outros problemas mentais, físicos e emocionais.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Fase de exaustão: é quando todos os sintomas estão mais intensos. Nesse momento, são observadas as dificuldades para dormir, o isolamento social, queda de cabelo, problemas sexuais e irritabilidade. Quando prolongada, essa fase pode desencadear ainda problemas mais graves, como doenças cardíacas, depressão e úlceras.

→ Agentes estressores

Vários são os agentes estressores, isto é, os eventos ou estímulos que provocam o estresse. Na literatura, eles aparecem em três grupos: acontecimentos vitais, acontecimentos diários menores e situações de tensão crônica.

Os acontecimentos vitais são aqueles que envolvem acontecimentos marcantes da vida, que podem ou não ser controlados pela pessoa. Como exemplo, podemos citar o casamento ou a separação, um novo emprego, acidentes, gravidez, entre outras mudanças que podem ocorrer na vida de uma pessoa.

Os acontecimentos diários menores dizem respeito a situações do dia a dia que afetam de forma significativa a sua vida. Um vizinho barulhento, o trânsito caótico das grandes cidades, o latido de cachorros, grandes filas e outras situações cotidianas estressantes são exemplos desses acontecimentos.

Por fim, o grupo das situações de tensão crônica refere-se àquelas que permanecem por muito tempo e geram estresse intenso. Os relacionamentos abusivos, em que uma pessoa é submetida a anos de agressões psicológicas, ou até mesmo físicas, podem ser exemplos desse tipo de situação de tensão crônica.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Estresse"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/estresse.htm. Acesso em 16 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Que tal aprender 5 dicas para melhorar a imunidade? Clique aqui e confira formas simples de melhorar a defesa do seu organismo contra doenças.
Saiba o que é o estresse ocupacional e veja algumas possibilidades de tratamento para este transtorno.
Clique aqui e veja o que o estresse na gravidez pode causar.
Estresse pode prejudicar os dentes, estresse emocional pode influenciar no surgimento de problemas bucais, os tipos de problemas bucais que podem ser causados pelo estresse emocional, boas noticias também podem gerar problemas bucais.
Aprofunde seus conhecimentos sobre a hiperidrose. Neste texto exploraremos o que é esse problema, seus tipos, suas causas e os tratamentos disponíveis.
A imunidade é fundamental para a saúde do nosso corpo. Clique aqui e aprenda o que é imunidade, quais são seus tipos e como podemos de melhorá-la.
Você já ouviu falar de rosácea? Clique aqui e conheça mais a respeito dessa importante doença de pele que atinge, principalmente, mulheres. Neste texto, aprenderemos mais a respeito do que é essa doença, seus sintomas, tratamentos e conheceremos alguns fatores que agravam ou levam ao surto dessa dermatose.