Importância da hidratação na hora dos estudos

Saúde na escola

PUBLICIDADE

A hidratação é fundamental para o funcionamento adequado do nosso corpo, entretanto, em muitos momentos da nossa vida, simplesmente nos esquecemos desse importante nutriente, a água.

Nas escolas e mesmo durante os estudos em casa, ficamos tão concentrados em nossas atividades que passamos horas sem beber água. Esse ato pode ser prejudicial para a nossa saúde e também para o nosso aprendizado. Sendo assim, é importante que adotemos medidas a fim de garantir a ingestão adequada de água durante nosso dia a dia.

Leia também: Perda de água pelo organismo – meios de ocorrência

A importância da hidratação na hora dos estudos

Seja na escola ou em casa, não devemos descuidar-nos da hidratação. Beber água na quantidade adequada é fundamental para o bom funcionamento do corpo, uma vez que ela desempenha papeis importantes, como:

Beber água ajuda a melhorar o desempenho cognitivo.
Beber água ajuda a melhorar o desempenho cognitivo.

Além dessas importantes funções desempenhadas pela água no nosso organismo, ela também relaciona-se com uma melhora no desempenho de atividades intelectuais.

Um estudo realizado na Grã-Bretanha observou 447 estudantes de psicologia que estavam realizando uma prova. Ele verificou que aqueles que levaram água para a realização dos exames saíram-se melhor do que os que não o fizeram. Os pesquisadores envolvidos nesse estudo afirmam que esse resultado pode ser explicado, por exemplo, pelo fato de a água reduzir a ansiedade, o que favoreceu uma melhor realização da prova.

Além desse trabalho, outros estudos sugerem que a desidratação pode afetar negativamente o desempenho cognitivo e que sua suplementação aumenta esse desempenho. Portanto, o ideal é que nos mantenhamos hidratados durante as aulas, bem como nos nossos momentos de estudos e na hora de realização de provas, para obtermos melhores resultados no que diz respeito à concentração e compreensão do conteúdo estudado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que posso fazer para não me esquecer de beber água?

Lembrar de beber água durante o dia não é uma tarefa fácil quando estamos concentrados em nossas atividades. É importante, no entanto, que a ingestão dela seja um hábito comum e que você o realize com frequência. Para isso, algumas dicas podem ser seguidas:

Levar uma garrafinha de água para a escola ajuda a melhorar o consumo dessa substância.
Levar uma garrafinha de água para a escola ajuda a melhorar o consumo dessa substância.
  • Leve uma garrafinha de água para escola. Como sabemos, durante as aulas, não podemos ausentar-nos com frequência, portanto, a solução para garantir a hidratação é ter sempre por perto uma garrafinha com água.

  • Mantenha a garrafinha ou copo com água sempre próximo a você durante os estudos em casa. Essa medida faz com que você se lembre de beber água e mantenha-se hidratado durante a hora de estudar.

  • Utilize a tecnologia a seu favor. Hoje existem vários aplicativos que, de tempos e tempos, lembram você de beber água, garantindo, desse modo, uma hidratação eficiente. Caso não queira utilizar o aplicativo, basta ajustar o seu despertador para que você se lembre de hidratar-se.

Como saber se meu corpo está desidratado?

A falta de água pode levar o nosso corpo à desidratação, sendo assim, é fundamental que tenhamos cuidado com a quantidade dela que ingerimos todos os dias. A falta de água pode provocar sede e boca seca, sintomas relativamente comuns nessa situação. Além disso, podemos perceber que a quantidade de água que nosso corpo está recebendo não é a adequada observando a cor da nossa urina. Quando nossa urina está amarelo-escuro, é um sinal de que devemos beber mais água.

Vale destacar que, em casos mais graves de desidratação, nosso corpo pode apresentar outros sintomas, como tontura, queda de pressão, dores de cabeça, olhos fundos, fraqueza, redução da elasticidade da pele etc.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Importância da hidratação na hora dos estudos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/importancia-da-hidratacao-na-hora-dos-estudos.htm. Acesso em 26 de maio de 2020.