O que não pode faltar na lancheira escolar?

Saúde na escola

Conhecer o que não pode faltar na lancheira escolar é importante para garantir uma nutrição adequada para as crianças em fase escolar.
PUBLICIDADE

Montar o lanche do filho não é tarefa fácil. Muitas vezes, a correria do dia a dia faz com que os pais optem por investir em produtos industrializados e até mesmo forneçam dinheiro para que o filho compre o lanche nas cantinas das escolas, as quais geralmente investem em salgados e refrigerantes. Infelizmente, essas soluções práticas, nem sempre são saudáveis e, portanto, devem ser frequentemente reavaliadas.

O que não pode faltar na lancheira escolar?

Como sabemos, a infância e a adolescência são marcadas como fases de grande crescimento e desenvolvimento. Sendo assim, pessoas nessas faixas etárias necessitam de energia e nutrientes que garantam uma formação saudável. O que percebemos, no entanto, é que, nessa fase, crianças e adolescentes preferem alimentos ricos em açúcares e gorduras, tais como biscoitos, salgados e chocolates, ingerindo poucos vegetais e, consequentemente, poucas vitaminas.

É importante os pais estarem atentos a isso, garantindo que seus filhos tenham acesso a uma alimentação de qualidade. Para tanto, o ideal é que pais ou responsáveis tirem um momento para o preparo do alimento da criança. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o que não pode faltar no lanche escolar é:

  • Um líquido: O líquido ajudar a repor as perdas advindas das atividades físicas. É importante optar por sucos, chás e água de coco, evitando fornecer refrigerantes. Refrigerantes do tipo cola, por exemplo, aumentam a excreção urinária de cálcio, elevando as necessidades desse sal mineral, além de serem ricos em sódio e açúcares.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Uma fruta: Nesse caso, pode-se optar por frutas que não precisem ser descascadas ou com cascas que podem ser retiradas facilmente. Como exemplos, podemos citar as bananas e as peras. É importante destacar que o consumo diário de frutos, legumes e verduras é essencial para garantir a quantidade recomendada de fibras, vitaminas e minerais.

  • Um carboidrato: Os carboidratos, como sabemos, são a principal forma de conseguir energia e, portanto, devem fazer parte do lanche escolar. Pode-se oferecer pães, de preferência integrais, bolos caseiros e bolachas sem recheio. Não há necessidade de colocar grandes quantidades no lanche, uma vez que essa é uma pequena refeição compreendida entre o café da manhã e o almoço.

  • Uma proteína: A proteína não deve faltar no lanche escolar, por isso são recomendados alimentos com proteínas lácteas como queijo e iogurtes. Esses nutrientes atuam como construtores no organismo.

É importante salientar que o alimento deve ser guardado em material térmico para preservar a qualidade dos produtos. Além disso, deve-se higienizar bem as frutas antes de enviá-las para a escola e separar os alimentos, evitando o contato e a interferência no sabor.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Lanches saudáveis são importantes para garantir o desenvolvimento das crianças
Lanches saudáveis são importantes para garantir o desenvolvimento das crianças

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que não pode faltar na lancheira escolar?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/o-que-nao-pode-faltar-na-lancheira-escolar.htm. Acesso em 20 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Clique aqui e conheça 5 hábitos saudáveis que devemos ter na escola e podem ajudar a melhorar a sua saúde e até mesmo seu desempenho escolar.
Você sabia que o café da manhã apresenta relação com o aprendizado? Clique e entenda por que as crianças devem realizar essa refeição antes de irem para a escola.
Confira mais uma sugestão de cardápio semanal de lanches práticos e divertidos para as crianças na escola.
Venha conhecer esta receita de bolinho de coco e aprender a fazer combinações desse bolinho com outros alimentos para compor diferentes opções de lanches!
Confira a receita de muffin de queijo e aprenda a elaborar combinações dele com outros alimentos, trazendo alternativas para o cardápio da lancheira escolar.
Confira como montar a lancheira escolar com amor por meio de dicas importantes de como demonstrar seu afeto até na hora do lanche dos seus filhos.
Confira quais são as frutas de outubro para aproveitar as frutas da estação e variar nas lancheiras das crianças.
Saiba como evitar o escurecimento da vitamina de banana e conserve a boa aparência dessa bebida por mais tempo.
Confira esta receita de biscoitinho de queijo e aprenda a fazer combinações dele com outros alimentos, a fim de criar alternativas para o cardápio de lanches.
Veja a lista de algumas frutas de dezembro e varie esses alimentos nas lancheiras das crianças.