PUBLICIDADE
Gripes e resfriados são doenças relativamente comuns causadas por vírus. As duas doenças são distintas, sendo ocasionadas, inclusive, por diferentes organismos. Os resfriados, causados principalmente pelo rinovírus, são mais brandos que a gripe e desencadeiam nariz entupido, tosse, coriza e dores no corpo. A gripe, por sua vez, é causada pelo vírus influenza e é mais perigosa, podendo gerar febre alta, dores musculares, dores de cabeça, coriza e tosse seca.
Apesar de suas diferenças, gripes e resfriados apresentam formas de transmissão em comum. A transmissão dessas patologias pode ocorrer de forma direta, ou seja, de pessoa para pessoa por meio de gotículas de saliva que ficam no ar após a tosse, espirro ou mesmo fala. Também pode ocorrer de forma indireta, quando uma pessoa toca em uma superfície contaminada e coloca posteriormente a mão na boca, nariz ou olhos.
É possível adotar medidas para diminuir o risco de contrairmos essas duas doenças. Veja a seguir 10 formas de prevenir-se de gripes e resfriados:
1. Lavar sempre as mãos com água e sabão;
2. Utilizar lenço descartável para limpar o nariz;
3. Cobrir sempre o nariz ao tossir e espirrar (nunca com as mãos);
4. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e garrafas;
5. Manter ambientes bem ventilados;
6. Evitar locais fechados e com muitas pessoas;
7. Evitar contato com pessoas doentes;
8. Manter-se sempre hidratado e bem alimentado;
9. Evitar situações de estresse;
10. Exercitar-se bem.
É importante salientar que evitar os resfriados e gripes é bastante complicado, pois existem vários vírus, e estes, em algum momento, entrarão em contato com nosso corpo. Entretanto, cuidar bem da saúde, evitar situações que facilitem a infecção e possuir atitudes que melhorem o funcionamento do sistema imunológico são essenciais. É por isso que devemos sempre nos alimentar bem e praticar exercícios físicos, práticas essas que auxiliam o sistema imune.
→ A vacina não é uma forma de prevenir-se de gripes e resfriados?
Atualmente, encontram-se disponíveis vacinas apenas contra a gripe, logo, uma pessoa que recebe essa vacina não está imunizada contra o resfriado. Por esse motivo, muitas pessoas acreditam que a vacina é ineficaz, pois ficaram doentes mesmo após a imunização.
É importante ter em mente também que o vírus da gripe sofre mutações e que nem sempre o vírus que entrou em contato com seu corpo é aquele de que a vacina protege. Todos os anos estudos são feitos a fim de garantir uma melhor proteção contra os vírus circulantes no momento.
Por Ma. Vanessa dos Santos