Topo
pesquisar

Dicas de como prevenir doenças em crianças em idade escolar

Saúde na escola

Algumas dicas de como prevenir doenças em crianças em idade escolar são simples e podem evitar o contágio e a incidência de enfermidades comuns nessa fase.
Hábitos de higiene podem evitar muitas doenças, como gripes e resfriados
Hábitos de higiene podem evitar muitas doenças, como gripes e resfriados
PUBLICIDADE

Sabemos que as crianças, ao entrarem na escola, começam a ficar doentes com maior frequência. Isso acontece, pois aumenta a exposição da criança a agentes patogênicos comuns nessa faixa etária. É praticamente impossível prevenir todas as doenças desse período, entretanto, algumas medidas podem ajudar a diminuir a frequência com que elas ocorrem.


Dicas para prevenir doenças em crianças em idade escolar

Para prevenir algumas doenças em crianças em idade escolar, podemos adotar as seguintes práticas:

  • Vacinação: A vacinação em dia é, sem dúvidas, uma ótima forma de prevenir doenças, uma vez que as vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos contra um determinado agente patogênico. (Conheça aqui as vacinas que todas as crianças devem tomar)

  • Oferecer alimentação saudável e balanceada: Amamentação e alimentação saudável são formas de reforçar a imunidade e, consequentemente, diminuir as chances de contrair alguma doença. Uma alimentação insatisfatória e pouco nutritiva pode provocar deficiências imunológicas.

  • Ensinar a importância de lavar as mãos: Ensinar a criança a lavar as mãos é um ótimo exemplo de hábito de higiene simples que está relacionado com a prevenção de várias doenças. Pode-se também enviar, na mochila da criança, álcool gel para limpar as mãos antes de comer, por exemplo.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Ensinar a importância de não levar as mãos à boca e aos olhos: As mãos podem estar repletas de organismos patogênicos, e o contato com boca e olhos pode ajudar a transmitir doenças. É por isso que se deve lavar as mãos sempre que pegar em objetos que podem estar sujos, como brinquedos que usados por mais colegas.

  • Explicar por que não devemos compartilhar objetos pessoais, tais como garrafinhas de água: A prática de compartilhar copos, garrafas e outros objetos pessoais é comum entre crianças, entretanto, eles podem ser veículos para a transmissão de doenças.


E se a criança adoecer, devo enviá-la para a escola?

É importante evitar levar crianças doentes à escola, pois elas podem contaminar outras e não ter uma recuperação satisfatória. Muitas vezes, como é o caso de gripes e resfriados, a criança necessita de repouso e muita hidratação, e isso nem sempre é conseguido no ambiente escolar, retardando, assim, sua recuperação. Lembre-se sempre de que criança doente não deve frequentar a escola.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Dicas de como prevenir doenças em crianças em idade escolar"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/dicas-como-prevenir-doencas-criancas-idade-escolar.htm>. Acesso em 16 de novembro de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola