Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dicas de como prevenir doenças em crianças em idade escolar

Algumas dicas de como prevenir doenças em crianças em idade escolar são simples e podem evitar o contágio e a incidência de enfermidades comuns nessa fase.

Hábitos de higiene podem evitar muitas doenças, como gripes e resfriados
Hábitos de higiene podem evitar muitas doenças, como gripes e resfriados
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Sabemos que as crianças, ao entrarem na escola, começam a ficar doentes com maior frequência. Isso acontece, pois aumenta a exposição da criança a agentes patogênicos comuns nessa faixa etária. É praticamente impossível prevenir todas as doenças desse período, entretanto, algumas medidas podem ajudar a diminuir a frequência com que elas ocorrem.

Tópicos deste artigo


Dicas para prevenir doenças em crianças em idade escolar

Para prevenir algumas doenças em crianças em idade escolar, podemos adotar as seguintes práticas:

  • Vacinação: A vacinação em dia é, sem dúvidas, uma ótima forma de prevenir doenças, uma vez que as vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos contra um determinado agente patogênico. (Conheça aqui as vacinas que todas as crianças devem tomar)

  • Oferecer alimentação saudável e balanceada: Amamentação e alimentação saudável são formas de reforçar a imunidade e, consequentemente, diminuir as chances de contrair alguma doença. Uma alimentação insatisfatória e pouco nutritiva pode provocar deficiências imunológicas.

  • Ensinar a importância de lavar as mãos: Ensinar a criança a lavar as mãos é um ótimo exemplo de hábito de higiene simples que está relacionado com a prevenção de várias doenças. Pode-se também enviar, na mochila da criança, álcool gel para limpar as mãos antes de comer, por exemplo.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Ensinar a importância de não levar as mãos à boca e aos olhos: As mãos podem estar repletas de organismos patogênicos, e o contato com boca e olhos pode ajudar a transmitir doenças. É por isso que se deve lavar as mãos sempre que pegar em objetos que podem estar sujos, como brinquedos que usados por mais colegas.

  • Explicar por que não devemos compartilhar objetos pessoais, tais como garrafinhas de água: A prática de compartilhar copos, garrafas e outros objetos pessoais é comum entre crianças, entretanto, eles podem ser veículos para a transmissão de doenças.


E se a criança adoecer, devo enviá-la para a escola?

É importante evitar levar crianças doentes à escola, pois elas podem contaminar outras e não ter uma recuperação satisfatória. Muitas vezes, como é o caso de gripes e resfriados, a criança necessita de repouso e muita hidratação, e isso nem sempre é conseguido no ambiente escolar, retardando, assim, sua recuperação. Lembre-se sempre de que criança doente não deve frequentar a escola.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Dicas de como prevenir doenças em crianças em idade escolar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/dicas-como-prevenir-doencas-criancas-idade-escolar.htm. Acesso em 25 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas