PUBLICIDADE
Os benefícios do chocolate para o seres humanos são variados, atuando na saúde cardiovascular, diminuindo a pressão arterial e até mesmo melhorando nosso humor. Como estão relacionados principalmente com a quantidade de compostos presentes no cacau, os chocolates ao leite e branco não garantem grandes melhorias à saúde.
Vale destacar ainda que o chocolate branco é rico em gordura, por isso, deve ser feito um consumo moderado dele. Apesar de tantos benefícios, o chocolate deve ser consumido de maneira consciente. Por possuir açúcares, ele pode levar ao aumento de peso e, com isso, provocar o desenvolvimento de doenças crônicas, como o diabetes. Além disso, o consumo exagerado pode desencadear outros problemas logo após a sua ingestão, tais como diarreias e outros distúrbios gastrointestinais.
Leia mais: Alimentação saudável — fornece todos os nutrientes de que nosso corpo precisa
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre benefícios do chocolate
- 2 - Benefícios do chocolate para o organismo
- 3 - Qual é o chocolate mais saudável?
- 4 - Quais os malefícios do chocolate?
Resumo sobre benefícios do chocolate
-
Chocolate é um alimento que pode beneficiar a saúde dos seres humanos quando consumido sem exageros.
-
Os benefícios do chocolate estão relacionados com o teor de cacau que o alimento possui, sendo recomendado o consumo de chocolate a partir de 70%.
-
O cacau apresenta grande quantidade de compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes.
-
Alguns dos benefícios do consumo do chocolate são a melhora do humor, o controle da pressão arterial, a melhoria na sensibilidade à insulina e a redução da agregação plaquetária.
-
O consumo exagerado pode contribuir para o ganho de peso.
Benefícios do chocolate para o organismo
O chocolate é conhecido principalmente por proporcionar bem-estar às pessoas que o consomem. Essa sensação é desencadeada porque o produto apresenta triptofano, que atua na ativação da serotonina, um neurotransmissor ligado à melhora do humor. Ele também estimula a liberação de endorfina, substância que aumenta o prazer. Além disso, o chocolate diminui a liberação de catecolaminas e cortisol, apresentando um papel importante no controle da ansiedade.
Além do bem-estar, o chocolate representa uma importante fonte de energia, pois é rico em carboidratos e gorduras. O alimento também é rico em vitaminas do complexo B e minerais, tais como o magnésio, que favorece o controle da pressão arterial.
Pesquisas comprovam que o chocolate ajuda principalmente na prevenção contra doenças cardiovasculares. É importante destacar que o chocolate que possui essa propriedade é o amargo, com cerca de 70% ou mais de cacau em sua composição, sendo, portanto, uma rica fonte de compostos fenólicos, também chamados de polifenóis. Os principais compostos fenólicos encontrados no cacau são os flavonoides e taninos.
Os compostos fenólicos são antioxidantes que aumentam o colesterol bom e diminuem o colesterol ruim, reduzem a agregação das plaquetas, diminuem a resistência à insulina, reduzem os marcadores de inflamação, aumentam o fluxo sanguíneo, além de diminuírem a pressão arterial. Os compostos fenólicos, por serem potentes antioxidantes, também têm ação anticancerígena. Por protegerem o organismo contra o estresse oxidativo, a presença de compostos antioxidantes ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de diferentes doenças crônicas.
Além deles, outro importante composto observado no chocolate é a teobromina, que apresenta propriedades relaxantes, diuréticas e estimulantes. Além disso, tem importante papel na redução da pressão arterial.
Leia mais: Pressão arterial — condição em que se observa a pressão arterial acima de 140/90 mmHg
Qual é o chocolate mais saudável?
Os benefícios do chocolate estão diretamente relacionados com os compostos presentes no cacau, a matéria-prima utilizada na sua fabricação. Assim sendo, o chocolate mais benéfico é aquele com maior teor de cacau na sua composição. É importante destacar que os estudos sobre os benefícios do chocolate, em geral, apontam dados referentes ao chocolate amargo, ou seja, que apresenta teor acima de 70%. Já quanto aos benefícios dos chocolates ao leite e branco:
-
Chocolate ao leite: apresenta cerca de 30% de cacau, possuindo, portanto, poucos benefícios quando comparado com o chocolate amargo.
-
Chocolate branco: é constituído apenas de manteiga de cacau, não sendo adicionada massa de cacau na sua preparação. Esse produto, portanto, não contém os compostos antioxidantes tão importantes e benéficos à nossa saúde, além de ser muito calórico.
Quais os malefícios do chocolate?
Qualquer alimento consumido em excesso pode causar danos ao nosso organismo, e com o chocolate não é diferente. Apesar de todos os seus benefícios, a ingestão exagerada pode sim causar danos em curto e em longo prazo.
Por ser um alimento calórico, o consumo exagerado de chocolate pode estar relacionado com o ganho de peso, contribuindo para o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade, dois problemas de saúde que podem aumentar o risco de desenvolvimento de outras doenças, como hipertensão e diabetes. Além disso, o consumo exagerado pode causar sintomas imediatos, fazendo com que o indivíduo possa ter diarreia, refluxo, tonturas e enjoos.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia