Bactérias presentes no corpo humano

Saúde na escola

As bactérias presentes no corpo humano formam a microbiota, que pode ser residente ou temporária.
PUBLICIDADE

Nosso corpo é formado por uma série de células, que formam tecidos e órgãos. Muitas vezes, no entanto, não percebemos que, além de nossas células típicas, outras nos fazem companhia: as bactérias. Isso mesmo! Nosso corpo apresenta uma grande quantidade de bactérias, sendo algumas benéficas e essenciais para o funcionamento adequado do organismo.

Os micro-organismos que crescem em nosso corpo formam a nossa microbiota, também chamada de flora e microflora. Estudos indicam que nossa microbiota é extremamente rica e que exista cerca de um quilo de bactérias no nosso corpo, um valor considerável, uma vez que essas bactérias são seres unicelulares e microscópicos. Alguns autores sugerem ainda que nosso corpo possui dez vezes mais micro-organismos que células humanas.

Nossa microbiota começa a se formar assim que nascemos, no momento do parto, quando recebemos uma grande variedade de bactérias de nossa mãe. À medida que crescemos, o número de bactérias aumenta e, com o tempo, torna-se estável.

Tipos de microbiota

A microbiota pode ser classificada em residente e transitória. A microbiota residente é formada por micro-organismos que são encontrados regularmente, em grande quantidade, em uma região anatômica determinada. Já a microbiota transitória é aquela em que micro-organismos estão presentes apenas por um curto período de tempo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Onde essas bactérias estão localizadas?

Diversas partes do nosso corpo possuem bactérias, como o sistema respiratório, a pele, a boca, o estômago e o intestino. No intestino, por exemplo, encontramos bactérias que atuam na modulação do sistema imune, na produção de proteínas e vitaminas, na degradação de certos produtos da dieta e na proteção do intestino de outras bactérias que possam causar infecções graves, como aquelas desencadeadas por Clostridium difficile. Como exemplo de bactérias que vivem no intestino, podemos citar os Lactobacillus e Lactococcus.

Outro exemplo que pode ser citado são as bactérias encontradas na pele, que impedem que outras bactérias estabeleçam-se. Entretanto, apesar de essas bactérias serem benéficas, podem contaminar o ser humano caso ocorra alguma lesão e nosso sistema imunológico esteja comprometido. Como exemplo de bactérias que vivem na pele, podemos citar as do gênero Staphylococcus, Streptococcus e Propionibacterium.

A boca também abriga bactérias importantes. Estima-se que existam mais de 500 espécies de bactérias vivendo em nossa mucosa bucal para evitar a proliferação de novas bactérias e fungos. Entre as bactérias que vivem na boca, podemos citar: Staphylococcus, Propionibacterium e Streptococcus.

Existem bactérias em nosso corpo que atuam de forma benéfica
Existem bactérias em nosso corpo que atuam de forma benéfica

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Bactérias presentes no corpo humano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/bacterias-presentes-no-corpo-humano.htm. Acesso em 20 de janeiro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Conheça um pouco mais a respeito das bactérias do gênero Salmonella e entenda as doenças que elas causam, especialmente a salmonelose.
Você sabe o que é kefir? Clique aqui e entenda o que é esse produto e quais os benefícios que seu consumo regular pode causar ao organismo.
Saiba mais sobre os bacteriófagos, um tipo específico de vírus que é capaz de infectar bactérias e usá-las para reproduzir-se.
Para que você possa acabar de vez com o indesejado chulé, separamos 10 dicas valiosas. Clique aqui e confira!
Você já ouviu falar em hanseníase? Clique aqui e saiba mais sobre essa doença, seu agente causador, sua forma de transmissão, seus sintomas e seu tratamento.
Conheça um pouco mais a respeito dos órgãos do corpo humano. Neste texto falaremos um pouco sobre os diferentes órgãos que compõem nosso corpo.
Conheça as principais características do esôfago, um importante órgão do sistema digestório. Entenda o que é a esofagite e saiba quais são seus sintomas.
Saiba mais sobre o tétano, seu agente causador, tipos, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção.