Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Alimentação saudável

Saúde na escola

PUBLICIDADE

Uma alimentação saudável é aquela que garante o fornecimento de todos os nutrientes necessários para o funcionamento do nosso corpo. Investir em alimentos pouco processados e reduzir o consumo de gordurras, sal e açúcar são algumas das medidas que podem melhorar a sua alimentação. Além disso, o Ministério da Saúde salienta que não basta apenas ter cuidado com os alimentos para ter-se uma alimentação saudável, é imprescindível também se alimentar em locais adequados e dedicar um tempo para fazer do ato de comer um momento de prazer.

Leia também: Nutrientes – essenciais para o funcionamento do nosso corpo

O que é uma alimentação saudável?

Alimentação saudável é aquela que fornece todos os nutrientes fundamentais para o funcionamento do nosso corpo, como carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais e vitaminas. Muitas pessoas acreditam que os carboidratos e lipídios são vilões quando o assunto é uma alimentação adequada, entretanto os carboidratos são uma importante fonte de energia para o nosso corpo, e os lipídios atuam, entre outras funções, na formação de certos hormônios, na proteção contra choques mecânicos e no transporte de vitaminas.

Quanto maior a quantidade de cores em seu prato, maior a quantidade de nutrientes diferentes.
Quanto maior a quantidade de cores em seu prato, maior a quantidade de nutrientes diferentes.

A chave para ter uma alimentação saudável é o equilíbrio. Não podemos excluir nenhum dos nutrientes da nossa alimentação, mas devemos estar atentos à quantidade que estamos ingerindo de cada um deles. Não há como compensar a falta de um nutriente ingerindo outro em grande quantidade.

Outro  ponto importante é investir em variedade. É comum ouvirmos, por exemplo, que um prato colorido indica uma alimentação saudável. Essa afirmação é feita, pois quanto mais diversa é sua alimentação, maior quantidade de nutrientes diferentes está sendo oferecida ao seu corpo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante estar atento também àqueles produtos que podem causar problemas à nossa saúde. Alimentos ultraprocessados, por exemplo, como biscoitos recheados, refrigerantes e salgadinhos, geralmente, apresentam grandes quantidades de sal, açúcar e gorduras e são pobres, por exemplo, em vitaminas. Se nos alimentarmos de grande quantidade desses alimentos, podemos fazer o consumo excessivo de produtos que podem causar danos ao organismo.

Você pode melhorar sua alimentação incluindo alimentos que sabidamente fazem bem para a nossa saúde. Verduras, legumes e frutas, por exemplo, são ricos em vitaminas, fibras e sais minerais, que estão relacionados com a prevenção de várias doenças. Outra dica importante é comer a tradicional combinação de arroz e feijão, um prato típico brasileiro que fornece uma combinação completa de proteínas ao nosso corpo. Leites e derivados também são importantes, pois fornecem cálcio, um sal mineral importante para o fortalecimento dos nossos ossos.

Leia também: Pirâmide alimentar - saiba as porções recomendadas de cada tipo de alimento

Benefícios de uma alimentação saudável

A alimentação saudável é essencial para o funcionamento do nosso corpo, pois é dela que retiramos os nutrientes de que necessitamos para nossa sobrevivência. Uma alimentação saudável está relacionada com diversos benefícios para nosso organismo, como a melhora na imunidade, no humor e na qualidade do sono, o aumento da disposição, a regulação do nosso intestino e a manutenção do peso.

Além disso, não podemos esquecer-nos de que uma alimentação desbalanceada pode ajudar a desenvolver problemas como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo certos tipos de câncer. Investir em uma alimentação adequada é, portanto, investir na sua saúde.

Leia também: Perigos do sobrepeso na infância

10 passos para uma alimentação saudável

Investir um tempo na sua alimentação é também uma das formas de conseguir-se uma alimentação saudável.
Investir um tempo na sua alimentação é também uma das formas de conseguir-se uma alimentação saudável.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, apresenta 10 passos simples para ter-se uma alimentação saudável. Confira os passos a seguir, e adote hoje mesmo hábitos para melhorar sua alimentação e, consequentemente, sua qualidade de vida:

1. Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação.

2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.

3. Limitar o consumo de alimentos processados.

4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados.

5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia.

6. Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados.

7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias.

8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece.

9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora.

10. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Alimentação saudável"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/alimentacao-saudavel.htm. Acesso em 16 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça 10 fatos sobre colesterol alto na infância! Saiba como melhorar a saúde de nossos jovens, com alimentação balanceada e exercícios físicos, por exemplo.
Conheça mais sobre o Dia Mundial da Alimentação. Neste texto falaremos sobre a importância da criação desse dia e o motivo pelo qual essa data foi escolhida.
Que tal aprender 5 dicas para melhorar a imunidade? Clique aqui e confira formas simples de melhorar a defesa do seu organismo contra doenças.
Você sabe quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde? Clique aqui, descubra mais sobre a data, e conheça formas de manter a saúde nos dias atuais.
Você sabia que a abóbora é um fruto? Conheça os tipos de abóbora, seus benefícios e nutrientes, além de formas de cultivo e preparo.
Você já ouviu falar em anorexia nervosa? Clique aqui e aprenda um pouco mais sobre esse transtorno psicológico que é responsável por uma perda exagerada de peso.
Aprenda mais sobre o araçá conhecendo algumas das características do araçazeiro, bem como os benefícios do consumo dos seus frutos.
Clique aqui e descubra um pouco mais a respeito do brócolis. Neste texto, falaremos um pouco mais sobre as características dessa hortaliça e a diferença entre brócolis ramoso e de cabeça. Abordaremos também algumas propriedades do brócolis e por que devemos incluir esse vegetal em nossa alimentação.
Você sabia que nove crianças morrem a cada minuto por causa de desnutrição? Clique aqui e descubra como esse problema pode ser evitado.
Para reverter a obesidade infantil, as crianças podem fazer dieta? Clique aqui e entenda a questão e por que as dietas restritivas podem ser prejudiciais.