Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Benefícios do esporte para as crianças

Benefícios do esporte para as crianças são os mais variados, sendo essenciais, por exemplo, para o combate à obesidade infantil e o desenvolvimento da coordenação motora.

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As atividades físicas são comprovadamente benéficas para pessoas de todas as idades. Elas, entre vários outros benefícios, promovem redução da obesidade e também estão relacionadas com a redução de mortes por problemas cardiovasculares.

Nas crianças, a prática de esportes pode ainda ser responsável pela melhora da coordenação motora e pelo ensino do trabalho em equipe. Não podemos esquecer-nos também de que crianças ativas, provavelmente, serão adultos ativos e, consequentemente, com melhor qualidade de vida.

Leia também: Obesidade infantil – causas, dados e consequências

Tópicos deste artigo

Benefícios do esporte para as crianças

Os benefícios da prática esportiva para crianças e adolescentes vão além dos físicos, ajudando na socialização. Confira, a seguir, alguns desses pontos positivos.

  • Previne obesidade infantil e outras doenças

A prática de atividades físicas ajuda a prevenir problemas como obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. Nos dias atuais, esses problemas são cada vez mais comuns devido ao sedentarismo. Ficar horas na frente da TV ou do videogame é uma prática comum entre as crianças, que juntam a isso uma alimentação inadequada.

Essa é a receita perfeita para a obesidade, uma doença que pode desencadear vários outros problemas de saúde, como diabetes. A prática de esportes é uma perfeita aliada para combater esse problema, uma vez que contribui, por exemplo, para a redução do percentual de gordura corporal.

Leia também: 10 coisas que você precisa saber sobre colesterol alto na infância

  • Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora

Ao praticar exercícios físicos, as crianças necessitam de certas habilidades. No futebol, por exemplo, ela deve correr e chutar a bola. À medida que a criança pratica um determinado esporte, ela aperfeiçoa essas habilidades, contribuindo, portanto, para o desenvolvimento da coordenação motora.

A prática de esportes influencia vários aspectos da vida da criança.
A prática de esportes influencia vários aspectos da vida da criança.
  • Permite que a criança aprenda a trabalhar em equipe

Ao praticar um esporte, a criança acaba em contato com várias outras, com as quais ela deve aprender a conviver. Ao trabalhar em equipe, a criança passa a ter noções de respeito ao próximo e de como trabalhar de maneira colaborativa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Faz com que a criança aprenda a lidar com ganhos e perdas

Quando praticamos esportes, temos que aprender que há dias em que ganhamos e há outros em que, infelizmente, perdemos. A criança, ao participar de algum esporte, aprende a lidar com essas emoções, como a frustração, e a entender que derrotas fazem parte do nosso dia a dia.

As crianças tornam-se mais confiantes e felizes com seu desempenho à medida que se aperfeiçoam em determinado esporte. Entretanto, é importante estar atento se o esporte praticado é realmente uma modalidade com a qual a criança identifica-se, pois, desse modo, ela ficará mais feliz com seus resultados.

A prática de esportes ajuda a criança a aprender a trabalhar em equipe.
A prática de esportes ajuda a criança a aprender a trabalhar em equipe.
  • Amplia o ciclo de amizades

A prática de esportes pode ser também um momento de fazer novos amigos. A criança, muitas vezes, é amiga apenas dos colegas de classe, e, ao ser introduzida em um esporte, ela pode ter seu ciclo de amizades aumentado. Além disso, esses novos amigos têm em comum o gosto pela mesma atividade física.

ATENÇÃO: Apesar dos exercícios físicos serem benéficos para as crianças, antes de iniciar uma atividade física, é essencial uma avaliação médica. Essa avaliação visa verificar se a criança não apresenta algum problema de saúde que a impede de realizar uma determinada atividade. Vale salientar, ainda, que é importante que a criança seja inserida em um esporte que ela realmente goste de praticar, pois, desse modo, esse momento será melhor aproveitado.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biolgia

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Benefícios do esporte para as crianças"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/beneficios-do-esporte-para-as-criancas.htm. Acesso em 22 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


10 coisas que você precisa saber sobre colesterol alto na infância

Conheça 10 fatos sobre colesterol alto na infância! Saiba como melhorar a saúde de nossos jovens, com alimentação balanceada e exercícios físicos, por exemplo.
Saúde na escola

5 hábitos de higiene que toda criança deve ter

Saiba mais sobre higiene infantil por meio deste texto. Nele damos cinco dicas importantes de hábitos de higiene que toda criança deve ter.
Saúde na escola

Amizade na Infância

Conheça o papel da amizade durante a infância.
Psicologia

Criança com febre deve ir à escola?

Criança com febre deve ir à escola? Clique aqui e descubra o que é a febre, sua importância e o que fazer quando uma criança está com febre.
Saúde na escola

Dicas para manter a saúde das crianças no inverno

Com a chegada do inverno, aparecem também várias doenças que afetam as crianças. Clique aqui para conferir dicas valiosas para a saúde infantil nessa estação do ano!
Saúde na escola

Mentir Durante a Infância

Mentir Durante a Infância, o hábito de mentir, as crianças até os seis anos, motivo de preocupação para pais e professores, as regras de convívio, a criança depois dos onze anos, quando as mentiras das crianças precisam de atenção, fazer distinção entre m
Psicologia

Obesidade infantil

Aprenda mais sobre a obesidade infantil! Neste texto falaremos sobre suas causas e consequências, e daremos algumas dicas de como evitar o problema.
Saúde e Bem-estar

Paixões na Infância

Paixões na Infância, pequenas coisas vividas pelos pequenos, o bebê, a criança de dois anos, a criança de quatro anos, quando as crianças são reconhecidas e encorajadas pelos adultos, reação da mãe durante a amamentação, criança na fase pré-escolar.
Psicologia

Perigos do sobrepeso na infância

Conheça as principais causas e consequências do sobrepeso na infância e como deve ser feito o tratamento para reverter esse quadro.
Saúde na escola