Whatsapp

Importância de lavar as mãos

Saúde na escola

A importância de lavar as mãos vai muito além da simples questão de manter o corpo limpo. Esse hábito pode prevenir doenças e até mesmo salvar vidas.
PUBLICIDADE

Lavar as mãos, muitas vezes, é considerado um ato simples e sem grande importância. Todavia, a higienização desse órgão pode ser considerada como uma medida de prevenção contra várias doenças, podendo, inclusive, salvar vidas.

Em todo nosso organismo existem micro-organismos que vivem harmoniosamente sem nos causar nenhuma doença. Algumas bactérias, por exemplo, vivem em nosso trato digestivo e são essenciais para a manutenção da saúde desse sistema. Entretanto, também existem micro-organismos que, em contato com nosso corpo, podem causar problemas graves, tais como infecções hospitalares e respiratórias, diarreia e gripe, como a H1N1.

Uma grande quantidade de organismos entra em contato com o nosso corpo inicialmente pela mão. Isso acontece porque a mão frequentemente está em contato com superfícies que podem estar contaminadas (maçanetas de portas, caixas eletrônicos e barras dos transportes públicos) e até mesmo com pessoas doentes. É comum, por exemplo, cumprimentarmos pessoas com um aperto de mão mesmo quando estão com alguma enfermidade. Nesse momento, pode haver a troca de micro-organismos patogênicos.

A via de transmissão de várias doenças poderia ser facilmente quebrada se todas as pessoas lavassem as mãos com uma maior frequência. É importante lavar as mãos, principalmente, antes de se alimentar e preparar alimentos, após usar o banheiro, tossir, espirrar, assoar o nariz, brincar com animais e manusear o lixo e antes e após cuidar de ferimentos e visitar pessoas hospitalizadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale destacar que os cuidados com a higienização das mãos também são fundamentais para os profissionais da saúde, sendo recomendada para esse público a lavagem sempre antes e após ter contato com um paciente, antes de realizar procedimentos e após se expor a fluidos corporais. Essas medidas são essenciais para evitar que o paciente seja contaminado por micro-organismos provenientes de outras pessoas e também para proteger os profissionais da saúde de possíveis doenças.

Observe atentamente como deve ser realizada a higienização das mãos
Observe atentamente como deve ser realizada a higienização das mãos

A lavagem das mãos pode ser feita com água e sabão, sendo essa prática simples responsável pela redução de contaminação com uma parcela de micro-organismos adquiridos pelo contato com pessoas e objetos, além de sujeira e substâncias orgânicas. Para uma limpeza ainda maior, utilizam-se agentes antissépticos, como o álcool 70%.

CURIOSIDADE: De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), doenças como a diarreia poderiam ser evitadas e reduzidas em até 40% se todas as pessoas lavassem adequadamente as mãos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

O hábito de lavar as mãos pode salvar vidas
O hábito de lavar as mãos pode salvar vidas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Importância de lavar as mãos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/importancia-lavar-as-maos.htm. Acesso em 17 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba mais sobre higiene infantil por meio deste texto. Nele damos cinco dicas importantes de hábitos de higiene que toda criança deve ter.
Você sabe quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde? Clique aqui, descubra mais sobre a data, e conheça formas de manter a saúde nos dias atuais.
Conheça os alimentos detergentes - alimentos que auxiliam na limpeza dos dentes quando não é possível realizar uma boa escovação.
Aprenda a preparar de forma bem simples o álcool 70% para higienização de cantinas escolares públicas e particulares, bem como para a limpeza doméstica.
Veja o que você precisa saber para manter uma boa higiene bucal.
Você já ouviu falar em diarreia? Sabia que esse problema pode causar a morte? Clique aqui e entenda melhor esse problema de saúde.
Clique aqui e conheça algumas importantes dicas de como prevenir doenças em crianças em idade escolar, uma época de grande exposição a patógenos.
Infecções e cáries nos dentes são problemas que afetam muitos alunos. Veja como a higiene bucal por meio do creme dental é importante.
Veja o que é necessário para que uma cantina ou qualquer local de alimentação realize a higiene dos alimentos adequadamente e não seja fonte de contaminação dos clientes.
Você sabe quais são as causas e os sintomas da intoxicação alimentar? Clique aqui e conheça mais sobre esse problema que afeta várias pessoas todos os anos.