O que causa o soluço?

Saúde na escola

PUBLICIDADE

O soluço é uma condição – geralmente passageira – causada pelo espasmo do diafragma. Muito comuns em bebês, pode ocorrer também em adultos, quando se come muito rápido ou se ingere bebidas alcoólicas em excesso, por exemplo. Apesar de poder indicar algumas doenças, o soluço é geralmente benigno.

O que é o soluço?

O soluço é uma situação que acontece devido a uma súbita contração involuntária do diafragma (músculo em forma de cúpula que auxilia na respiração), seguida do fechamento da glote (região entre duas pregas vocais verdadeiras), durante a inspiração. O soluço apresenta um barulho característico, o qual é provocado pela passagem brusca de ar inspiratório. De maneira geral, os soluços duram poucos minutos, mas, em algumas situações, podem estender-se por horas e até semanas.

O soluço pode ser classificado de diferentes formas, sendo uma delas a classificação em agudo, transitório ou autolimitado; persistente; e intratável. O agudo, transitório ou autolimitado é aquele soluço que possui duração menor que 48 horas. O persistente, por sua vez, é aquele que apresenta duração entre 48 horas e 1 mês. O intratável é aquele que apresenta uma duração maior que 2 meses. O soluço intratável está relacionado com uma séria redução da qualidade de vida, uma vez que pode provocar desnutrição, perda de peso e insônia.

Leia também: O que é inspiração e expiração?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que causa o soluço?

O soluço pode ser desencadeado por diferentes causas, sendo algumas delas comer demais, beber bebidas gaseificadas, mascar chicletes e o uso de cigarro. Além disso, algumas causas mais graves podem ser destacadas, como estresse, ansiedade, depressão e doenças neurológicas, respiratórias e digestivas. Vale destacar que, em bebês, os soluços também ocorrem com frequência, porém, nesses casos, a explicação está no fato de que os bebês apresentam um sistema nervoso em formação, o qual ainda não apresenta o controle total do músculo do diafragma.

É importante salientar que soluços que permanecem por mais de 48 horas devem ser investigados por um médico para que sua causa seja determinada. A endoscopia, exame de sangue e testes de função pulmonar são exemplos de exames que podem ser pedidos para o diagnóstico.

O soluço é causado pela contração do diafragma. Uma das formas de tentar interrompê-lo é bebendo água gelada.
O soluço é causado pela contração do diafragma. Uma das formas de tentar interrompê-lo é bebendo água gelada.

O que pode ser feito para evitar o soluço?

Como o soluço está muito relacionado com comer demais, beber líquido durante as refeições, beber grande quantidade de álcool e uso de cigarro, ao evitar essas práticas, reduzem-se os riscos de se ter uma crise. Além disso, é fundamental tratar problemas de saúde que possam estar ligados ao soluço, tais como a ansiedade e a depressão.

Leia também: Riscos do consumo de bebidas alcoólicas

O que pode ser feito para interromper o soluço?

Apesar de os soluços, geralmente, sumirem de maneira espontânea, algumas soluções simples podem ser tentadas para acabar com a crise. Confira algumas dicas para resolver esse transtorno de acordo com o Ministério da Saúde:

  • Prender a respiração: Quando prendemos a respiração, ocorre um aumento dos níveis de gás carbônico em nosso corpo. Nosso corpo percebe esse aumento e manda informações que fazem com que o diafragma se contraia de modo a garantir a frequência respiratória.

  • Beber água gelada: A água gelada provoca uma mudança de temperatura que estimula nosso nervo vago, o qual atua sobre o diafragma.

  • Levar um susto: Ao levar um susto, uma pessoa libera uma substância em seu corpo chamada de catecolamina, que apresenta a função de regular o chamado nervo frênico, que também atua na ação do diafragma.

Caso nenhuma das dicas resolva o problema e os soluços continuem por mais de 48 horas, é fundamental procurar atendimento médico. Nessas situações o tratamento será indicado de acordo com o problema identificado no paciente.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que causa o soluço?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/o-que-causa-o-soluco.htm. Acesso em 04 de agosto de 2020.