PUBLICIDADE
A pneumonia é uma inflamação que acomete o trato respiratório inferior. Ela pode ser causada por vários micro-organismos, principalmente vírus e bactérias, ocorrendo também em decorrência do uso de medicamentos que podem provocar reações adversas ou ainda pela inalação de substâncias tóxicas. Vale destacar que a gripe pode levar à pneumonia, sendo assim, é fundamental cuidar desse problema de maneira adequada. Nesses casos, a infecção viral prejudica o corpo, diminuindo sua imunidade e favorecendo a ação de outros micro-organismos nos pulmões.
No inverno, os casos de pneumonia aumentam em virtude da mudança brusca de temperatura, que afeta diretamente o sistema respiratório. Nesses casos, percebe-se que os pelos do nariz têm seu funcionamento comprometido, o que dificulta a filtragem do ar e, consequentemente, expõe o corpo a uma maior quantidade de micro-organismos.
Tópicos deste artigo
- 1 - Principais sintomas da pneumonia
- 2 - Diagnóstico da pneumonia
- 3 - Tratamento da pneumonia
- 4 - Prevenção da pneumonia
Principais sintomas da pneumonia
-
Tosse com secreção
-
Dor no tórax
-
Falta de ar
-
Febre alta que pode chegar aos 40ºC.
-
Calafrios.
-
Fadiga e mal-estar.
Em idosos, é comum que os sintomas não sejam percebidos, uma vez que, com o envelhecimento, percebe-se uma diminuição da capacidade do corpo de reagir a esses problemas. Geralmente o idoso pode apresentar falta de apetite, sonolência e desorientação, ou seja, alterações mais comportamentais.
Diagnóstico da pneumonia
O diagnóstico da pneumonia é feito pela análise dos sintomas do paciente e realização do raio x do tórax. Para saber qual foi a causa do problema, exames complementares podem ser pedidos, como é caso da cultura de escarro. Além disso, é necessário avaliar a gravidade da doença analisando-se, por exemplo, a disfunção renal.
Tratamento da pneumonia
O tratamento para pneumonia depende do agente etiológico. Nos casos de pneumonias bacterianas, o tratamento é feito com antibióticos. Quando a pneumonia é causada por vírus, o tratamento é apenas para garantir alívio dos sintomas, sendo usados antitérmicos e analgésicos. Vale frisar que o tratamento da pneumonia, algumas vezes, pode levar à internação. Se não tratada adequadamente, a pneumonia pode causar morte.
Prevenção da pneumonia
Para prevenir-se da pneumonia, é fundamental seguir algumas recomendações simples, como ter hábitos de higiene adequados, lavando sempre as mãos, não fumar e receber a vacina. As vacinas previnem contra a pneumonia pneumocócica, causada pelo Streptococcus pneumoniae, que pode causar complicações graves. Vale frisar que as vacinas contra a gripe também podem ajudar na prevenção contra a pneumonia, uma vez que essas doenças estão relacionadas.
Curiosidade: Em países desenvolvidos, cerca de 15 milhões de crianças são internadas anualmente por pneumonia.