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5 hábitos saudáveis que devemos ter na escola

Saúde na escola

Conhecer os hábitos saudáveis que devemos ter na escola é essencial para evitarmos problemas de saúde e até mesmo melhorarmos nosso desempenho escolar.
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Crianças e adolescentes passam grandes períodos na escola. Nesses momentos, estão expostas a uma grande quantidade de pessoas e situações pouco saudáveis, que podem colocar sua saúde em risco. Diante disso, é importante destacar a importância de adotar-se hábitos saudáveis na escola, a fim de evitar, por exemplo, o contágio por doenças.

Leia também: Dicas de como prevenir doenças em crianças em idade escolar

Confira 5 hábitos saudáveis que devemos ter na escola:

  1. Lavar as mãos

Lavar as mãos é uma importante forma de prevenir doenças.
Lavar as mãos é uma importante forma de prevenir doenças.

Essa dica pode parecer bastante simples, entretanto, lavar as mãos é uma medida essencial para evitar a transmissão de doenças. Crianças e adolescentes devem lembrar-se sempre de lavar as mãos após sair do banheiro e antes e após as refeições.

Esse hábito pode ser comum em nossas casas, entretanto, na escola muitos acabam esquecendo-se dele, que é tão importante. Quem nunca, por exemplo, ao chegar a hora do recreio, iniciou sua refeição sem lembrar-se da lavagem das mãos? Esse hábito simples deve acompanhar-nos no dia a dia e é essencial para evitarmos doenças.

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  1. Não compartilhar garrafinhas de água

Compartilhar garrafinhas de água é algo muito comum, entretanto, esse hábito, aparentemente sem riscos, pode prejudicar sua saúde. Muitas doenças podem ser transmitidas dessa forma, como é o caso da gripe e da herpes. Desse modo, lembre-se sempre de levar a sua própria garrafinha de água e, é claro, de higienizá-la constantemente. Caso um colega peça-a emprestado, não há mal nenhum em negar e informar o colega sobre os riscos.

Leia também: 10 formas de prevenir-se de gripes e resfriados

  1. Evitar o consumo de alimentos pouco saudáveis

É muito comum que os alunos alimentem-se de salgadinhos industrializados, doces, salgados fritos e refrigerantes, os quais, muitas vezes, são vendidos na própria escola, bem como são ricos em sódio e acuçar. Quando esse hábito torna-se constante, os danos à saúde são inevitáveis.

Um dos problemas mais conhecidos relacionados à má alimentação é a obesidade, um problema grave de saúde que está relacionado com o desenvolvimento de outros problemas, como a hipertensão, problemas ortopédicos e diabetes.

Evitar esses problemas, no entanto, pode ser relativamente simples, bastando focar em uma alimentação mais saudável, por meio do consumo de frutas, sucos naturais e alimentos com menos sal e gordura. Levar os alimentos de casa também é uma boa opção.

Leia também: O que não pode faltar na lancheira escolar?

  1. Garantir a hidratação

Garantir a hidratação é essencial, porém o compartilhamento de garrafinhas pode ser perigoso.
Garantir a hidratação é essencial, porém o compartilhamento de garrafinhas pode ser perigoso.

Beber água é essencial para nossa saúde e está relacionado até mesmo com a prevenção de doenças. A falta de água está relacionada, por exemplo, com o desenvolvimento de cálculos renais e também de infecção urinária. Sendo assim, leve sua garrafinha de água para a escola, para que você possa hidratar-se a qualquer momento.

  1. Sentar-se adequadamente e não carregar mochilas muito pesadas

Quando estamos na escola, é comum não sentarmos adequadamente nas cadeiras. A má postura é também um hábito que pode causar danos graves à saúde de crianças e adolescentes em idade escolar. A pessoa pode desenvolver dores nas costas e até mesmo desvios na coluna. É importante, portanto, evitar essa situação lembrando-se sempre de, ao sentar-se, deixar o quadril próximo ao encosto, manter a coluna reta e os pés firmes no chão.

Mochilas pesadas podem causar danos à nossa coluna.
Mochilas pesadas podem causar danos à nossa coluna.

Além disso não podemos esquecer-nos do perigo das mochilas muito pesadas, que também afetam nossa coluna, podendo desencadear, por exemplo, escoliose. O recomendado é que o peso da mochila nunca ultrapasse o valor de 10% do peso do indivíduo. Sendo assim, sempre observe se é realmente necessário levar todo aquele material para a escola.

Leia também: Cuidados com a coluna vertebral

  • Dica extra: Alimentar-se antes de ir para a escola

Muitas crianças e adolescentes não gostam de tomar café antes de irem para o ambiente escolar, entretanto, mesmo que realizado muito cedo, esse hábito é importante. Uma alimentação adequada ao acordar ajuda a repor nossas energias após um longo período de jejum. Essa energia é essencial para que sejamos capazes de realizar nossas atividades, inclusive na escola. Estudos indicam que uma pessoa bem alimentada apresenta maior desenvolvimento escolar e aprendizado.

Viu como é fácil ser saudável também na escola? Com essas dicas simples, você poderá melhorar sua qualidade de vida e até mesmo seu rendimento escolar. Comece a segui-las hoje mesmo!

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

A alimentação saudável deve acompanhar-nos em todos os locais, inclusive na escola.
A alimentação saudável deve acompanhar-nos em todos os locais, inclusive na escola.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "5 hábitos saudáveis que devemos ter na escola"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/5-habitos-saudaveis-que-devemos-ter-na-escola.htm. Acesso em 21 de novembro de 2019.

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