Whatsapp

5 hábitos saudáveis que devemos ter na escola

Saúde na escola

Conhecer os hábitos saudáveis que devemos ter na escola é essencial para evitarmos problemas de saúde e até mesmo melhorarmos nosso desempenho escolar.
PUBLICIDADE

Crianças e adolescentes passam grandes períodos na escola. Nesses momentos, estão expostas a uma grande quantidade de pessoas e situações pouco saudáveis, que podem colocar sua saúde em risco. Diante disso, é importante destacar a importância de adotar-se hábitos saudáveis na escola, a fim de evitar, por exemplo, o contágio por doenças.

Leia também: Dicas de como prevenir doenças em crianças em idade escolar

Confira 5 hábitos saudáveis que devemos ter na escola:

  1. Lavar as mãos

Lavar as mãos é uma importante forma de prevenir doenças.
Lavar as mãos é uma importante forma de prevenir doenças.

Essa dica pode parecer bastante simples, entretanto, lavar as mãos é uma medida essencial para evitar a transmissão de doenças. Crianças e adolescentes devem lembrar-se sempre de lavar as mãos após sair do banheiro e antes e após as refeições.

Esse hábito pode ser comum em nossas casas, entretanto, na escola muitos acabam esquecendo-se dele, que é tão importante. Quem nunca, por exemplo, ao chegar a hora do recreio, iniciou sua refeição sem lembrar-se da lavagem das mãos? Esse hábito simples deve acompanhar-nos no dia a dia e é essencial para evitarmos doenças.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  1. Não compartilhar garrafinhas de água

Compartilhar garrafinhas de água é algo muito comum, entretanto, esse hábito, aparentemente sem riscos, pode prejudicar sua saúde. Muitas doenças podem ser transmitidas dessa forma, como é o caso da gripe e da herpes. Desse modo, lembre-se sempre de levar a sua própria garrafinha de água e, é claro, de higienizá-la constantemente. Caso um colega peça-a emprestado, não há mal nenhum em negar e informar o colega sobre os riscos.

Leia também: 10 formas de prevenir-se de gripes e resfriados

  1. Evitar o consumo de alimentos pouco saudáveis

É muito comum que os alunos alimentem-se de salgadinhos industrializados, doces, salgados fritos e refrigerantes, os quais, muitas vezes, são vendidos na própria escola, bem como são ricos em sódio e acuçar. Quando esse hábito torna-se constante, os danos à saúde são inevitáveis.

Um dos problemas mais conhecidos relacionados à má alimentação é a obesidade, um problema grave de saúde que está relacionado com o desenvolvimento de outros problemas, como a hipertensão, problemas ortopédicos e diabetes.

Evitar esses problemas, no entanto, pode ser relativamente simples, bastando focar em uma alimentação mais saudável, por meio do consumo de frutas, sucos naturais e alimentos com menos sal e gordura. Levar os alimentos de casa também é uma boa opção.

Leia também: O que não pode faltar na lancheira escolar?

  1. Garantir a hidratação

Garantir a hidratação é essencial, porém o compartilhamento de garrafinhas pode ser perigoso.
Garantir a hidratação é essencial, porém o compartilhamento de garrafinhas pode ser perigoso.

Beber água é essencial para nossa saúde e está relacionado até mesmo com a prevenção de doenças. A falta de água está relacionada, por exemplo, com o desenvolvimento de cálculos renais e também de infecção urinária. Sendo assim, leve sua garrafinha de água para a escola, para que você possa hidratar-se a qualquer momento.

  1. Sentar-se adequadamente e não carregar mochilas muito pesadas

Quando estamos na escola, é comum não sentarmos adequadamente nas cadeiras. A má postura é também um hábito que pode causar danos graves à saúde de crianças e adolescentes em idade escolar. A pessoa pode desenvolver dores nas costas e até mesmo desvios na coluna. É importante, portanto, evitar essa situação lembrando-se sempre de, ao sentar-se, deixar o quadril próximo ao encosto, manter a coluna reta e os pés firmes no chão.

Mochilas pesadas podem causar danos à nossa coluna.
Mochilas pesadas podem causar danos à nossa coluna.

Além disso não podemos esquecer-nos do perigo das mochilas muito pesadas, que também afetam nossa coluna, podendo desencadear, por exemplo, escoliose. O recomendado é que o peso da mochila nunca ultrapasse o valor de 10% do peso do indivíduo. Sendo assim, sempre observe se é realmente necessário levar todo aquele material para a escola.

Leia também: Cuidados com a coluna vertebral

  • Dica extra: Alimentar-se antes de ir para a escola

Muitas crianças e adolescentes não gostam de tomar café antes de irem para o ambiente escolar, entretanto, mesmo que realizado muito cedo, esse hábito é importante. Uma alimentação adequada ao acordar ajuda a repor nossas energias após um longo período de jejum. Essa energia é essencial para que sejamos capazes de realizar nossas atividades, inclusive na escola. Estudos indicam que uma pessoa bem alimentada apresenta maior desenvolvimento escolar e aprendizado.

Viu como é fácil ser saudável também na escola? Com essas dicas simples, você poderá melhorar sua qualidade de vida e até mesmo seu rendimento escolar. Comece a segui-las hoje mesmo!

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

A alimentação saudável deve acompanhar-nos em todos os locais, inclusive na escola.
A alimentação saudável deve acompanhar-nos em todos os locais, inclusive na escola.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "5 hábitos saudáveis que devemos ter na escola"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/5-habitos-saudaveis-que-devemos-ter-na-escola.htm. Acesso em 11 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça 10 formas de prevenir-se de gripes e resfriados e entenda como os hábitos de higiene são importantes para evitar enfermidades.
Confira algumas dicas para escolher bem os alimentos e, assim, montar uma lancheira equilibrada.
Clique para conferir alguns cuidados com a coluna vertebral que são extremamente importantes!
Descubra o que não pode faltar na lancheira escolar e nunca mais erre ao preparar o lanche das crianças.
Descubra o que são os alimentos saudáveis e como você pode combinar não só a escolha certa do alimento, mas também variedades e quantidades adequadas.
Entenda o que é obesidade e saiba como calcular o IMC. Clique aqui!
Aprenda mais sobre a obesidade, e entenda por que é necessário combater esse problema de saúde que hoje é considerado uma epidemia mundial.