Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tontura ou vertigem?

Muitas pessoas não sabem se o sintoma sentido é tontura ou vertigem e acabam utilizando os termos como sinônimos, o que é incorreto.

À sensação de que tudo está girando a nossa volta damos o nome de vertigem
À sensação de que tudo está girando a nossa volta damos o nome de vertigem
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Muitas pessoas pensam que tontura e vertigem são a mesma coisa, entretanto, essas duas palavras não são sinônimos e, portanto, devem ser usadas em ocasiões distintas. A seguir diferenciaremos esses dois importantes sintomas relacionados com o equilíbrio do nosso corpo.

→ Tontura

A tontura pode ser definida como uma alteração no equilíbrio do corpo, ou seja, um problema que provoca instabilidade e a sensação de que pode ocorrer uma queda a qualquer momento. Ela pode ser classificada como rotatória (nesse caso, também pode ser chamada de vertigem) ou não rotatória.

Normalmente a tontura está relacionada com a hipotensão (pressão arterial abaixo do normal) e com a hipoglicemia, desencadeada por períodos longos de jejum. Além disso, pode estar relacionada também com problemas no sistema vestibular, um conjunto de órgãos localizados no ouvido interno que é responsável pelo equilíbrio.

→ Vertigem

A vertigem é um tipo de tontura que se caracteriza pela ilusão de que o ambiente está se movendo ao seu redor. Esse tipo de desequilíbrio é mais intenso que a tontura simples e pode vir acompanhado de suor frio, náusea e vômitos. Estima-se que cerca de 5% a 10% da população mundial apresente esse problema, que é mais frequente em pessoas acima dos 75 anos de idade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A vertigem pode ser central, quando a lesão encontra-se no núcleo vestibular ou nas demais projeções superiores, ou periférica, quando ocorre em decorrência de problemas nas estruturas labirínticas e no nervo vestibular. As vertigens periféricas são as mais comuns, e as centrais costumam ser mais graves.

Entre as causas periféricas de vertigem, podemos citar problemas como: vertigem posicional paroxística benigna, vertigem por trauma craniano, doença de Ménière, vertigem medicamentosa, labirintite bacteriana e tumores. Já entre as causas centrais, pode-se citar a enxaqueca basilar, tumores, isquemia vertebrobasilar, esclerose múltipla, acidente vascular de cerebelo ou tronco e crises epiléticas vestibulares.

→ Diferença entre tontura e vertigem

Podemos então diferenciar a tontura da vertigem da seguinte forma:

  • Tontura: É uma sensação de desequilíbrio corporal;

  • Vertigem: Tipo de tontura caracterizado pela ilusão de movimento, normalmente, de rotação.

ATENÇÃO: Ao sentir tontura ou vertigem, procure um médico. As causas desse sintoma, em grande parte dos casos, são simples; entretanto, existem problemas de saúde graves relacionados a ele, como distúrbios vasculares. Assim sendo, é importante verificar as causas que estão desencadeando o desequilíbrio.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Tontura ou vertigem?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/tontura-ou-vertigem.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante