Topo
pesquisar

Riscos da areia contaminada de parquinhos

Saúde na escola

A areia contaminada de parquinhos pode ser responsável por desencadear doenças, como o bicho-geográfico, que é causado por um nematódeo.
PUBLICIDADE

Os parquinhos com areia, sem dúvida, são uma alegria para as crianças. Entretanto, essa alegria pode tornar-se um problema quando essa areia está contaminada. O grande problema está no fato de que, na maioria das vezes, esses tanques de areia não são tratados da maneira adequada e acabam tornando-se, por exemplo, locais em que vários animais eliminam suas fezes. A seguir você verá as doenças que podem ser contraídas nos parquinhos.

Leia também: Cinco doenças transmitidas por contato

Doenças que podem ser contraídas em parquinhos

Bicho-geográfico

O bicho-geográfico ou larva migrans é um dos principais parasitas adquiridos em locais que apresentam grande quantidade de areia, como parquinhos e praias. A doença é causada por larvas de algumas espécies de nematódeos do gênero Ancylostoma, que penetram na pele quando essa entra em contato com solo contaminado pelas fezes de cães e gatos. Nos cães e gatos, os parasitas vivem no intestino, onde liberam ovos, que caem no ambiente, contaminando-o. No solo, os ovos dão origens a larvas, que podem permanecer viáveis por várias semanas.

O bicho-geográfico causa lesões à medida que a larva move-se pela pele.
O bicho-geográfico causa lesões à medida que a larva move-se pela pele.

A doença, inicialmente, apresenta-se como uma pequena picada de inseto. Posteriormente, a larva, que fica confinada na epiderme e derme superficial, move-se. Ao se mover, essa larva causa lesões e, em razão do padrão de curvas deixado na pele, ela ficou conhecida como bicho-geográfico. Outro ponto que merece ser destacado é a coceira no local, que é intensa e ocorre como consequência do deslocamento da larva na pele. Geralmente as principais áreas afetadas são os pés, as pernas e as nádegas.

O melhor tratamento será recomendado pelo médico, mas normalmente se baseia no uso de pomadas e medicamentos de uso oral. Vale destacar que é possível que ocorra a cura espontânea do bicho-geográfico, porém o tempo de melhora é incerto e não é recomendado que se espere que isso aconteça.

Leia também: Doenças relacionadas com a água

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Micoses

São chamadas de micoses as doenças causadas por fungos. Essas infecções, a depender do fungo causador do problema, podem atingir a pele, as unhas e até mesmo os cabelos. Dentre os sintomas das micoses, podemos citar o surgimento de manchas no corpo e coceira.

Micoses são doenças causada por fungos e podem gerar, entre outros sintomas, manchas na pele.
Micoses são doenças causada por fungos e podem gerar, entre outros sintomas, manchas na pele.

O tratamento depende do tipo de micose contraído. De maneira geral, o medicamento que é utilizado para tratar micoses são os antifúngicos, que podem ser orais ou tópicos (usados sobre a pele).

Leia também: O que são dermatofitoses?

Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário chamado “Toxoplasma gondii”, o qual possui como hospedeiro definitivo os felídeos (família de mamíferos que inclui animais como o gato, leão, onça etc.). Os felídeos contaminados eliminam esse protozoário nas fezes, podendo contaminar, por exemplo, a areia dos parquinhos.

Ao brincar na areia contaminada, a criança pode ter contato com o protozoário e ingeri-lo, por exemplo, ao se alimentar sem lavar as mãos adequadamente. A principal forma de transmissão da toxoplasmose para o homem é a via oral, isto é, por meio da ingestão de alimentos e águas contaminados com o protozoário.
 

O gato é o hospedeiro definitivo do protozoário causador da toxoplasmose.
O gato é o hospedeiro definitivo do protozoário causador da toxoplasmose.


A maioria das pessoas com toxoplasmose não apresentam sintomas, e a doença evolui, na maior parte dos casos, sem sequelas em pessoas saudáveis. Nas gestantes, a doença pode ser grave, assim como em pacientes que apresentam a imunidade comprometida, sendo esse o caso de pacientes com aids.

Nas gestantes, a doença pode causar, entre outros problemas, o aborto. Em pessoas com baixa imunidade, podem ocorrer sintomas como dores de cabeça, falta de coordenação e convulsões. Caso queira saber mais sobre o assunto, leia: Toxoplasmose.

Cuidados com a areia de parquinhos

A areia dos parquinhos pode ser facilmente contaminada, portanto é fundamental atenção especial ao cuidar dessas áreas. Recomendam-se cobrir a parte de areia todos os dias após terminar as atividades e garantir a proteção dessas áreas para que cachorros, gatos e outros animais não entrem em contato com a areia. Além disso, recomenda-se revolver o solo com o rastelo diariamente para que a areia tenha melhor exposição ao sol.

Os parquinhos com areia devem ser bem cuidados para evitar doenças como o bicho-geográfico.
Os parquinhos com areia devem ser bem cuidados para evitar doenças como o bicho-geográfico.

Vale salientar que nem sempre é possível garantir esses cuidados com os parquinhos de areia, principalmente quando falamos em parquinhos públicos. Nesse caso, é fundamental observar se o local é limpo com frequência e se há muitos animais na região.

 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Os parquinhos com areia são uma diversão para as crianças, mas podem esconder uma série de doenças.
Os parquinhos com areia são uma diversão para as crianças, mas podem esconder uma série de doenças.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Riscos da areia contaminada de parquinhos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/riscos-areia-contaminada-parquinhos.htm. Acesso em 17 de setembro de 2019.

<i>Toxoplasma gondii</i> é o agente etiológico da toxoplasmose.
Doenças e patologias Toxoplasmose
A Toxoplasmose Congênita em gestantes pode causar graves consequências
Doenças e patologias Toxoplasmose Congênita
Lesões causadas pela larva migrans.
Doenças e patologias Bicho-geográfico
Micose: infecção fúngica bastante incômoda
Saúde e Bem-estar Micose
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola