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Importância das atividades físicas

Saúde na escola

A importância das atividades físicas vai além da perda de peso, estando relacionada com a prevenção de doenças, como a hipertensão e o diabetes.
A prática de atividade física está diretamente relacionada com a melhora da qualidade de vida de uma pessoa.
A prática de atividade física está diretamente relacionada com a melhora da qualidade de vida de uma pessoa.
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A prática de atividade física é, sem dúvida, essencial para aumentarmos nossa qualidade de vida. Inúmeros estudos demonstram como a prática frequente de atividade física evita doenças e melhora, até mesmo, nossa disposição para a realização de nossas atividades diárias. A seguir, listaremos os principais benefícios de se praticar atividades físicas e também os riscos de se ter uma vida sedentária.

Leia também: Exercícios físicos e a gripe

A importância da atividade física na promoção da saúde

As atividades físicas geram uma grande quantidade de benefícios para o nosso corpo e também para nossa mente. É por isso que a prática dessas atividades é tão recomendada por todos os profissionais de saúde. A seguir, listaremos alguns dos benefícios já reconhecidos a respeito da importância das atividades físicas:

  • A atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

  • As atividades físicas controlam os níveis de colesterol.

  • A atividade física pode ser uma importante aliada no tratamento da depressão e ansiedade.

  • A atividade física melhora o condicionamento muscular e também cardiorrespiratório.

  • A atividade física provoca uma série de mudanças no organismo, tais como o ganho de massa muscular, que está diretamente relacionado com a melhora da autoestima.

  • A atividade física é importante para o controle de peso.

  • Atividade física melhora dores e diminui a incapacidade funcional.

  • A prática de atividades físicas melhora a qualidade do sono.

  • As atividades físicas melhoram o desempenho cognitivo.

  • A prática de atividades físicas reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.

A prática de atividades físicas por idosos garante uma maior autonomia.
A prática de atividades físicas por idosos garante uma maior autonomia.

  • A atividade física é importante no processo de envelhecimento, uma vez que um idoso ativo apresenta mais autonomia para realizar as atividades do seu dia a dia. Além disso, idosos que praticam atividades físicas apresentam menos riscos de sofrerem quedas, as quais podem ser graves em certas idades.

  • A atividade pode melhorar o convívio social.

  • A atividade física dá mais disposição para a realização das atividades diárias.

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Atenção: Antes de iniciar a prática de uma atividade física, converse com o seu médico e veja quais podem ser realizadas por você. Além disso, determinados exercícios precisam de acompanhamento de um profissional qualificado, uma vez que há risco de lesões. Não se esqueça também de estar sempre alimentado e hidratado na hora da atividade física.


Leia também: Suplementação alimentar e exercícios físicos

Quantos minutos de atividades físicas é o ideal?

Apesar de muitas pessoas afirmarem que não possuem tempo para a realização de atividade física, as recomendações diárias são relativamente baixas e podem ser incluídas na agenda de atividades diárias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a recomendação:

  • 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada, o que corresponde a um pouco mais de 20 minutos diários de atividades.

  • 75 minutos semanas de atividade física de maior intensidade, o que corresponde a pouco mais de 10 minutos por dia.

Mudar um hábito de vida é extremamente difícil, entretanto, incluir exercícios na sua rotina é fundamental para a saúde. Diante dessa necessidade, o Ministério da Saúde dá quatro dicas importantes para começar a prática de atividades físicas:

  1. Encontre um local adequado para praticar as atividades físicas, como parques, praças e similares;

  2. Comece com uma atividade que não exige alto preparo físico;

  3. Praticar atividade física perto de casa não exigindo grandes deslocamentos, o que ajuda na manutenção desse hábito;

  4. Procure atividades realizadas por várias pessoas, inclusive do seu círculo de amizade, o que poderá ser um estímulo a mais.

Riscos do sedentarismo

O sedentarismo pode ser definido, de uma maneira resumida, como a falta da prática de exercícios físicos regulares. Muitas pessoas em nosso planeta são sedentárias e esse hábito, juntamente com uma alimentação inadequada, tem gerado uma série de problemas graves para a saúde da população.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física suficiente.


Como sabemos, a atividade física é uma maneira importante de prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, tais como problemas cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. As pessoas sedentárias apresentam até 30% mais riscos de desenvolver esses problemas. Não podemos nos esquecer ainda da obesidade que é também um problema de saúde crônico, que além de afetar negativamente a saúde física da pessoa, afeta diretamente a autoestima.

A prática de atividades físicas melhora a autoestima e alivia o estresse.
A prática de atividades físicas melhora a autoestima e alivia o estresse.

Percebemos, portanto, que a atividade física é importante nos mais variados aspectos da nossa vida e é essencial para uma vida mais saudável e um envelhecimento tranquilo. Procure seu médico e comece o quanto antes a mudar sua vida.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Importância das atividades físicas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/importancia-das-atividades-fisicas.htm. Acesso em 20 de julho de 2019.

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