Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Como fazer o álcool 70% para limpar as cantinas escolares?

Saúde na escola

PUBLICIDADE

O álcool 70% é usado para limpeza de vários lugares, principalmente de estabelecimentos comerciais que servem alimentos. Um desses lugares são as cantinas escolares, que fornecem comida para uma quantidade muito grande de crianças e adolescentes.

As crianças abaixo de cinco anos de idade são mais vulneráveis a contrair doenças por meio da alimentação. Além disso, muitos jovens possuem problemas no sistema imunológico que também os deixam propensos a esse tipo de contaminação. Esses riscos são sérios, podendo levar até mesmo à morte.

Leia também: Dicas para evitar intoxicações e envenenamentos

Como deve ser feita a limpeza de cantinas?

Por isso, o “Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável” do Ministério da Saúde traz de forma bem detalhada quais são os critérios de higiene e limpeza que uma cantina escolar precisa adotar. Entre eles, temos a limpeza constante das instalações (paredes, tetos, ralos, chão, luminárias, portas, janelas etc.), dos equipamentos e utensílios usados.

A limpeza deve ser feita com água e sabão, mas a higienização também precisa contar com um processo de desinfecção para matar as bactérias que não são removidas apenas com a água e o sabão. Essa desinfecção pode ser feita com água sanitária diluída em água (10 mL para 1 litro de água) e com álcool 70%. Esse álcool também é usado na cantina pelos funcionários após lavarem as mãos, principalmente quando forem ao banheiro.

Veja também: Água com sabão ou álcool em gel: qual o mais eficaz?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como obter o álcool 70%?

É bem simples, basta seguir as instruções abaixo:

1. Coloque 3 litros de álcool 92,8% em um recipiente bem limpo e seco;

2.  Adicione 1 litro de água filtrada ou fervida;

3. Misture bem e pronto!

As cantinas escolares devem passar por desinfecção para matar as bactérias e outros causadores de doenças.
As cantinas escolares devem passar por desinfecção para matar as bactérias e outros causadores de doenças.

É importante saber que esse produto tem validade de apenas 24 horas, por isso, faça somente a quantidade que você for usar no dia. A proporção entre a água e o álcool 92,8% é de 1:3, assim, você pode usar outras medidas de acordo com a sua necessidade. Por exemplo, pode ser três copos de álcool 92,8% para um copo de água e assim por diante.

Para ver outras medidas para limpeza e higienização da cantina, leia o artigo “Higiene dos alimentos nas cantinas escolares”.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Como fazer o álcool 70% para limpar as cantinas escolares?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/como-fazer-alcool-70-para-limpar-as-cantinas-escolares.htm. Acesso em 26 de novembro de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba mais sobre higiene infantil por meio deste texto. Nele damos cinco dicas importantes de hábitos de higiene que toda criança deve ter.
Clique aqui e descubra como se prevenir de doenças virais. Vamos dar dicas simples que podem ajudar bastante na prevenção de patologias causadas por vírus. Além disso, falaremos a respeito de algumas viroses, os principais sintomas das doenças causadas por vírus e como é feito o tratamento da maior parte dessas doenças.
Clique aqui e conheça algumas importantes dicas de como prevenir doenças em crianças em idade escolar, uma época de grande exposição a patógenos.
Clique aqui e conheça dicas para evitar intoxicações e envenenamentos, situações muito comuns no dia a dia e que podem até mesmo levar à morte.
Clique aqui e descubra a importância de lavar as mãos para a manutenção da saúde.
Você sabe por que não podemos compartilhar objetos pessoais? Clique aqui e descubra o motivo pelo qual emprestar alguns objetos não é aconselhável. Neste texto abordaremos os objetos pessoais mais compartilhados entre as pessoas e os problemas que esse simples gesto pode causar à saúde.
Água com sabão ou álcool em gel? Clique aqui e descubra que técnica de higienização das mãos é mais eficaz na prevenção de doenças como a gripe.