Topo
pesquisar

Por que as crianças não devem ir à escola sem café da manhã?

Saúde na escola

O café da manhã é uma das três principais refeições e é importante que as crianças a realizem antes de irem para a escola para garantir melhor aproveitamento escolar.
PUBLICIDADE

Por volta das 7 horas da manhã, muitas crianças já estão na escola para começar mais um dia letivo. Um fato é que muitas delas iniciam o dia sem terem realizado a primeira refeição do dia: o café da manhã. Algumas alegam que não sentem fome tão cedo, outras que o tempo compreendido entre acordar e chegar na escola é curto e há ainda aquelas que não a realizam por questões econômicas.

Fato é que o café da manhã é uma das três principais refeições do nosso dia e as crianças não podem simplesmente “pular” essa importante refeição. A seguir, entenderemos melhor, por que é importante que as crianças tomem café da manhã antes de irem para a escola.

Leia também: Alimentação interfere nos estudos?

O café da manhã

O café da manhã está entre as três principais refeições do nosso dia e é a primeira realizada após um longo período de jejum. Você pode pensar que durante a noite nosso corpo não fez nenhuma atividade e, consequentemente, que não precisará repor energia, entretanto, atividades básicas, como respirar ou mesmo garantir o batimento cardíaco, necessitam de energia. O café da manhã é importante, pois garante que nosso corpo reponha as energias para começar um novo dia.

O café da manhã deve ser rico em diferentes nutrientes.
O café da manhã deve ser rico em diferentes nutrientes.

O café da manhã deve ser saudável e, assim, oferecer alimentos diversificados, para que vários tipos diferentes de nutrientes sejam destinados ao corpo. Nessa refeição, é importante que sejam disponibilizados ao corpo nutrientes como carboidratos, proteínas, vitaminas, sais minerais e também as fibras. Sendo assim, um café da manhã saudável pode conter leite e derivados, ovos, pães, cereais matinais e também frutas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, é possível encontrar exemplos de refeições saudáveis. Quando o assunto é café da manhã, oito exemplos são apresentados. Veja alguns deles:

  • Suco de laranja natural, pão francês com manteiga e mamão.

  • Café com leite, bolo de milho e melão.

  • Café com leite, pão de queijo e mamão.

  • Leite com café, tapioca e banana.

  • Leite, cuscuz, ovo de galinha e banana.

Leia também: O que não pode faltar na lancheira escolar?

Por que é importante que as crianças se alimentem antes de irem para a escola?

Como dissemos anteriormente, um dos principais motivos para que as crianças realizem o café da manhã antes de irem para a escola é o fato de que elas necessitam reabastecer seu corpo de energia para realizar suas atividades. A falta de alimentação, nesse momento, pode deixá-las indispostas e também com sono. Em alguns casos, a criança sente tonturas, dores de cabeça e pode até mesmo desmaiar.

A criança quando está bem alimentada, apresenta uma maior disposição, afetando diretamente o seu desenvolvimento escolar e sua aprendizagem. Alguns estudos colaboram com essa ideia, mostrando que crianças que não tomam o café da manhã apresentam mais dificuldade no ambiente escolar, apresentando, por exemplo, uma maior chance de cometerem erros, uma vez que ficam desatentos.

Alimentar-se, sempre que possível, com companhia está entre os passos para se ter uma alimentação saudável.
Alimentar-se, sempre que possível, com companhia está entre os passos para se ter uma alimentação saudável.

A associação entre alimentação e aproveitamento escolar é conhecida há bastante tempo. Um estudo de 1989 intitulado School Breakfast Program and school performance, por exemplo, avaliou o desempenho de crianças em escolas públicas de Massachusetts, onde foi adotado um programa em que era oferecido café da manhã. Os pesquisadores perceberam que as crianças que receberam café da manhã na escola melhoraram significativamente suas notas quando comparadas àquelas que não receberam.

Outra pesquisa interessante foi a encomendada pela Nestlé, em 2012. Nela, foram entrevistados professores do ensino fundamental de algumas escolas particulares de São Paulo. A grande maioria desses professores disse já ter presenciado mal-estar dos alunos devido, provavelmente, à falta de alimentação. Além disso, os professores relataram que a falta de alimentação adequada na manhã afetava o aproveitamento dos alunos nas aulas.

Percebemos, portanto, que é fundamental que essa importante refeição seja feita pelas crianças. Uma alimentação saudável garante energia ao corpo e aumenta a disposição, o raciocínio, a atenção e favorece o aprendizado.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

O café da manhã é uma importante refeição, e as crianças devem realizá-la antes de irem para a escola.
O café da manhã é uma importante refeição, e as crianças devem realizá-la antes de irem para a escola.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Por que as crianças não devem ir à escola sem café da manhã?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/por-que-as-criancas-nao-devem-ir-escola-sem-cafe-manha.htm. Acesso em 14 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola