Apesar do que muitas pessoas pensam, a diarreia é, sim, um problema grave que pode até mesmo levar à morte se não tratado adequadamente. Anualmente, estima-se que 1,9 milhões de crianças com idade inferior a cinco anos morrem em decorrência das diarreias, principalmente em países em desenvolvimento.
→ Como podemos identificar um quadro de diarreia?
Uma diarreia pode ser identificada analisando-se principalmente dois fatores: frequência e consistência.
Frequência: Na diarreia, aumenta-se a frequência de evacuações, que normalmente passam a ser mais de três vezes ao dia.
→ Classificação da diarreia
A diarreia pode ser classificada em:
Aguda
Na diarreia aguda, o sintoma estende-se por, no máximo, 14 dias e pode ter diferentes causas, tais como infecções bacterianas e virais. Em geral, a diarreia aguda inicia-se subitamente e pode ser acompanhada de outros sintomas, como febre, vômitos e desidratação. Outros sintomas ainda podem surgir, de acordo com o agente que está desencadeando a diarreia. A Salmonella, por exemplo, pode provocar sangue nas fezes.
Crônica
A diarreia crônica caracteriza-se por episódios que duram mais de 30 dias, ou ainda, por surtos recorrentes. As principais causas desse problema são doenças inflamatórias do intestino, algumas alergias alimentares e até mesmo cânceres intestinais.
→ Quando procurar um médico?
Muitas vezes, a diarreia cura-se sozinha, entretanto, em alguns casos, é necessária atenção redobrada. Ao perceber que a diarreia dura mais de três dias, por exemplo, é fundamental procurar um médico. Também é importante verificar se há sangue ou muco nas fezes e se outros sintomas estão ocorrendo juntamente com o problema, como febre, cólicas e vômitos. Outro fator que requer atenção é se pessoa apresenta sintomas de desidratação, como diminuição da micção, sonolência e boca seca.
→ O que devo fazer em caso de diarreia?
A principal complicação da diarreia é a desidratação, sendo assim, o primeiro passo é hidratar-se, tomando sempre muita água, soro caseiro ou bebidas isotônicas. As bebidas isotônicas garantem que os sais minerais perdidos sejam repostos. A alimentação deve seguir como de costume, entretanto, é interessante evitar alimentos gordurosos, frituras, leites e derivados, por exemplo.
→ É possível se prevenir da diarreia?
Alguns tipos de diarreia podem ser prevenidos utilizando medidas de higiene bastante simples, tais como:
Beber água filtrada ou fervida;
Lavar sempre as mãos;
Lavar bem os alimentos, principalmente aqueles que serão consumidos in natura;
Guardar bem os alimentos para evitar contaminações;
Em caso de intolerância, evitar esse tipo de alimento;
Por Ma. Vanessa dos Santos
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Diarreia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/diarreia.htm. Acesso em 10 de abril de 2021.