PUBLICIDADE
A meningite é uma doença grave que atinge o sistema nervoso, mais precisamente as membranas que envolvem o sistema nervoso central: as meninges. Essa doença caracteriza-se por um processo inflamatório causado por diversos agentes infecciosos, tais como bactérias, vírus, fungos e protozoários. Lesões, uso de medicamentos e neoplasias também podem causar meningite. Do ponto de vista da saúde pública, a meningite causada por bactérias e vírus são as mais importantes, pois ocorrem com maior frequência e causam surtos.
Veja também: Tuberculose — doença responsável pela morte de inúmeras pessoas no mundo anualmente
Tópicos deste artigo
Sintomas da meningite
Os principais sintomas da meningite são:
-
Febre alta e persistente;
-
Dor de cabeça intensa;
-
Dor na nuca com rigidez no pescoço;
-
Perda de apetite;
-
Sonolência;
-
Confusão mental;
-
Agitação;
-
Sensibilidade à luz (fotofobia);
-
Manchas no corpo que lembram picadas de mosquito;
-
Crises convulsivas;
-
Em crianças, ocorre o abaulamento da fontanela (moleira);
-
Coma.
É importante destacar que, em crianças recém-nascidas e lactentes, os sinais são mais difíceis de serem interpretados. Nesses casos, é comum que ocorra apenas febre, irritabilidade, cansaço e falta de apetite.
Transmissão e prevenção da meningite
A transmissão da meningite ocorre geralmente de pessoa para pessoa por meio de gotículas e secreções eliminadas pelo doente. Tendo em vista essa forma de transmissão, a meningite pode ser prevenida evitando-se grandes aglomerações e ambientes pouco ventilados. Na forma viral, também se destaca a transmissão fecal-oral.
A meningite é uma doença endêmica e, por essa razão, espera-se que anualmente surjam casos. No verão, a maior incidência é da meningite causada por vírus; no inverno, há mais casos de meningite bacteriana. Vale destacar que qualquer pessoa pode contrair meningite, entretanto, bebês e crianças são mais suscetíveis.
Existem vacinas específicas para cada agente etiológico. As vacinas que protegem contra meningite e estão disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são: vacina pentavalente, vacina BCG, vacina meningocócica conjugada C e vacina pneumocócica conjugada 10-valente.
Leia também: As vacinas que todas as crianças devem tomar
Tratamento da meningite
O tratamento da meningite é feito após a identificação do agente causador por meio da realização de exames de análise do líquido cefalorraquidiano (encontrado em torno do cérebro e medula espinhal) e do sangue. As meningites causadas por bactérias são geralmente mais graves e de evolução rápida. O tratamento, nesse caso, é feito com uso de antibióticos, tais como a penicilina e a ampicilina. As meningites mais frequentes são causadas por vírus e, de uma maneira geral, são menos graves e evoluem para cura, não deixando sequelas. Vale frisar que, apesar de terem menor gravidade, as meningites virais podem matar a depender do vírus que está causando a inflamação.
ATENÇÃO: Caso sinta os sintomas descritos, procure imediatamente um médico.
Por Ma. Vanessa dos Santos