Topo
pesquisar

Escritores brasileiros

Literatura

Para compreender a história e a evolução de nossa literatura, é indispensável conhecer aqueles que fizeram dela uma grande arte: os escritores brasileiros.
PUBLICIDADE

Há quem diga que nossa literatura brasileira, jovem se comparada com outras literaturas milenares, não tenha tradição. Sim, nossa história literária, iniciada no século XVI com os primeiros cronistas que aqui chegaram na época do descobrimento, conta com pouco mais de cinco séculos. Se formos considerar a história de nossas letras a partir da formação de uma literatura genuinamente brasileira, esse tempo é ainda menor, pois foi a partir do Barroco, no século XVII, que nossa identidade cultural e literária começou a ser desenhada nos textos de Gregório de Matos.

Falta de tradição não significa falta de qualidade literária, afinal de contas, quem ousaria diminuir a importância de nomes internacionalmente consagrados como Machado de Assis e Guimarães Rosa? Nossa jovem história no universo das letras não diminiu a importância e magnitude daquilo que já foi e ainda será produzido, tampouco coloca em xeque a genialidade dos principais escritores brasileiros. Nossa jovem literatura brasileira é pródiga em resgatar talentos e revelar outros. Dos primeiros cronistas aos contemporâneos, do Barroco ao Pós-Moderno, do rigor formal à desconstrução do Concretismo, sempre há nomes dignos de reverenciamento.

Escritores brasileiros que ilustraram a capa do periódico Cadernos de literatura brasileira, do Instituto Moreira Salles *
Escritores brasileiros que ilustraram a capa do periódico Cadernos de literatura brasileira, do Instituto Moreira Salles *

Rica nos diversos gêneros, seja no romance, na poesia, na crônica ou no conto, a literatura brasileira conta com nomes de grande representatividade, entre eles Castro Alves, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Lygia Fagundes Telles, entre tantos outros que fizeram do ofício de escrever sua profissão de fé. Para que você conheça um pouco mais sobre nossos principais escritores brasileiros, o Brasil Escola preparou uma seção na qual você encontrará informação e conhecimento sobre a vida e a obra daqueles que construíram e constroem nossa identidade literária. Boa leitura e bons estudos!

*A imagem que ilustra o miolo do artigo foi feita a partir de capas do periódico Cadernos de literatura brasileira, do Instituto Moreira Salles.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

PUBLICIDADE
artigos Escritores brasileiros

Antônio de Alcântara Machado

Alcântara Machado – jornalista e literário do Modernismo
PUBLICIDADE

O essencial de Carlos Drummond de Andrade

Nascido em Itabira no ano de 1902, Drummond é considerado um dos maiores poetas da Literatura brasileira. Faleceu em 1987, no Rio de Janeiro *
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA