PUBLICIDADE
Luis Fernando Verissimo é um escritor brasileiro. Ele nasceu em 26 de setembro de 1936, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Morou alguns anos nos Estados Unidos, onde adquiriu o gosto pelo jazz. Assim, além de escrever para diversos periódicos brasileiros e publicar vários livros, também é integrante da banda Jazz 6.
Conhecido principalmente por suas crônicas, o autor também publicou romances de sucesso, como O clube dos anjos. O humor é a principal característica de suas obras, que apresentam fina ironia, além de crítica sociopolítica. Na contemporaneidade, é um dos autores que mais vendem livros no Brasil.
Leia também: Rubem Fonseca — outro grande escritor da contemporaneidade
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Luis Fernando Verissimo
- 2 - Biografia de Luis Fernando Verissimo
- 3 - Características da obra de Luis Fernando Verissimo
- 4 - Principais obras de Luis Fernando Verissimo
- 5 - O clube dos anjos
Resumo sobre Luis Fernando Verissimo
-
O autor gaúcho Luis Fernando Verissimo nasceu no ano de 1936.
-
Além de escritor, ele também atuou como tradutor e saxofonista.
-
O cronista é um famoso autor da literatura contemporânea.
-
Seus livros apresentam ironia, humor e temática do cotidiano.
-
Uma de suas obras mais conhecidas é o romance O clube dos anjos.
Biografia de Luis Fernando Verissimo
Luis Fernando Verissimo nasceu em 26 de setembro de 1936, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É filho do escritor modernista Erico Verissimo (1905-1975).
Seus primeiros anos de estudo formal se realizaram nos Estados Unidos, onde o pai trabalhou como professor na Universidade da Califórnia, de 1943 a 1945.
Então, já no Brasil, estudou no Instituto Porto Alegre. Mas, por volta dos 16 anos de idade, retornou aos Estados Unidos, onde estudou na Roosevelt High School, em Washington, e regressou ao Brasil em 1956. Já no ano de 1962, morando no Rio de Janeiro, trabalhou no jornal da Câmara de Comércio Americana.
Em 1967, de volta a Porto Alegre, passou a escrever para o jornal Zero Hora e também trabalhou na MPM Propaganda, como redator. Nos anos 1970, também escreveu para o jornal Folha da Manhã e para o Jornal do Brasil, além de atuar como tradutor. Já nos anos 1980, viveu novamente nos Estados Unidos, agora com a esposa e os filhos.
O autor também escreveu para a revista Veja, a partir de 1982. No ano de 1989, passou a escrever para O Estado de S. Paulo. Dez anos depois, Verissimo se tornou colunista do jornal O Globo. Já na tevê Globo, foi redator de programas como Planeta dos homens e Viva o gordo.
Em 1997, recebeu o troféu Juca Pato, na categoria Intelectual do Ano. Na sua adolescência nos Estados Unidos, se apaixonou pelo jazz e, mais tarde, se tornou saxofonista. Assim, nos anos 1990, se tornou integrante da banda brasileira Jazz 6. Autor de best-sellers, o escritor e músico é um dos autores mais conhecidos do Brasil.
Características da obra de Luis Fernando Verissimo
Autor da literatura contemporânea brasileira e conhecido, principalmente, pelas suas crônicas, Luis Fernando Verissimo produziu obras com estas características:
-
ironia;
-
humor refinado;
-
elementos do cotidiano brasileiro;
-
crítica sociopolítica;
-
linguagem objetiva;
-
cenário urbano;
-
caráter satírico;
-
narrativas policiais.
Principais obras de Luis Fernando Verissimo
→ Romances e novelas de Luis Fernando Verissimo
-
O jardim do diabo (1987)
-
O clube dos anjos (1998)
-
Borges e os orangotangos eternos (2000)
-
O opositor (2004)
-
A décima segunda noite (2006)
-
Os espiões (2009)
→ Livros de contos e crônicas de Luis Fernando Verissimo
-
O popular (1973)
-
A grande mulher nua (1975)
-
Amor brasileiro (1977)
-
O rei do rock (1978)
-
Ed Mort e outras histórias (1979)
-
O analista de Bagé (1981)
-
A mesa voadora (1982)
-
Sexo na cabeça (1982)
-
Outras do analista de Bagé (1982)
-
A velhinha de Taubaté (1983)
-
A mulher do Silva (1984)
-
A mãe de Freud (1985)
-
O marido do doutor Pompeu (1987)
-
Zoeira (1987)
-
Orgias (1989)
-
Pai não entende nada (1990)
-
O santinho (1991)
-
O suicida e o computador (1992)
-
Comédias da vida pública (1995)
-
A versão dos afogados (1997)
-
A mancha (2004)
-
Em algum lugar do paraíso (2011)
-
Diálogos impossíveis (2012)
-
Os últimos quartetos de Beethoven (2013)
Leia também: Luiz Alfredo Garcia-Roza — escritor contemporâneo que escreveu romances policiais
O clube dos anjos
O clube dos anjos é um pequeno romance policial de Luis Fernando Verissimo. E tem como tema principal a gula, ou seja, um dos sete pecados capitais. A história é narrada por um narrador-personagem. Daniel e os amigos têm o hábito de se reunirem periodicamente para colocarem em prática o pecado da gula.
Até que, mais de 20 anos depois de iniciarem esse hábito entre amigos, um a um começa a morrer. Conscientes de que as mortes estão associadas ao prazer da gula, ainda assim continuam buscando a satisfação, dispostos a morrer por isso. De fato, para eles, a possibilidade da morte só aumenta o prazer gastronômico.
Como qualquer romance do gênero, a solução para o mistério em torno das mortes (ou assassinatos) vem no final da obra. Porém, esse livro de Verissimo nada tem de sombrio, muito pelo contrário. É filosófico e repleto de humor, além de despertar em nós, leitores, o desejo incontrolável de se entregar à gula.
No centro de todo o mistério, está o cozinheiro Lucídio, capaz de fazer os integrantes do “Clube do Picadinho” atingirem o auge do prazer gastronômico. Desse modo, o prazer, a vida e a morte se misturam, em um ambiente masculino, marcado por uma amizade fortalecida pela gula.
Créditos das imagens
[1] Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo / Wikimedia Commons (reprodução)
Por Warley Souza
Professor de Literatura