Os estudos de Geografia Humana do Brasil preocupam-se em analisar os elementos demográficos, econômicos, urbanos, rurais, culturais, políticos e sociais do espaço geográfico brasileiro. Dessa forma, tantos os elementos que estão intrinsecamente ligados à constituição do território nacional quanto os aspectos de inter-relação entre o Brasil e o mundo são analisados.
Em seus aspectos humanos, o Brasil possui uma ampla diversidade, que se manifesta em elementos como a disposição étnica, os níveis produtivos, as variações culturais e religiosas, entre outros inúmeros aspectos. Portanto, conhecer mais sobre o espaço brasileiro é ampliar o conhecimento sobre essa variedade de inter-relações que constroem a identidade e a visão geral do país.
Economicamente, o Brasil apresenta uma estrutura sólida, com o sétimo maior PIB do mundo, mas que precisa avançar em relação ao combate à desigualdade de renda e à miséria e à pobreza, muito embora o país tenha apresentado melhorias nesse campo ao longo das últimas décadas. Apesar do forte peso da produção agrícola, o espaço brasileiro é bastante industrializado, com uma concentração do setor secundário na região Sudeste, embora haja um processo de desconcentração industrial em curso.
A demografia do Brasil apresenta um elevado quantitativo populacional, o suficiente para ultrapassar a marca de 200 milhões de habitantes. Por outro lado, a densidade demográfica é baixa e a população é má distribuída pelo território. Enquanto a região Sudeste apresenta a maior parte da população, a região Norte comporta verdadeiros “vazios demográficos”.
A rede de transporte brasileira é basicamente construída em torno das rodovias, que atendem a mais de 60% do transporte de cargas no país e são seguidas pelas ferrovias e hidrovias, muito embora os dois últimos tipos citados sejam mais recomendados em um país como o Brasil, com elevada extensão territorial e com grande quantidade de rios navegáveis.
A produção agrícola nacional, ao longo da história, sempre esteve pautada nas grandes monoculturas: inicialmente predominou a cana-de-açúcar, principal produto da economia canavieira colonial; no século XIX a produção de café conheceu o seu auge; ao longo do século XX foi a vez da soja e, atualmente, há um crescimento da cana-de-açúcar ao lado da própria soja. Apesar disso, a produção agropecuária brasileira é considerada de elevada diversificação em seu período atual.
Na presente seção de Geografia Humana do Brasil, você poderá aprofundar os seus estudos sobre o espaço geográfico brasileiro, conhecendo melhor os seus elementos econômicos, culturais, estruturais, sociais e demográficos. Esperamos auxiliar nos estudos sobre os diversos elementos que configuram a diversidade do território nacional.
Boa leitura!
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
O desenvolvimento econômico agrário brasileiro perpassou pela ampla instalação de diversas monoculturas ao longo do território. A predominância de um produto ou outro variou ao longo da história em função das diferentes conjunturas internacionais, haja vista que esse tipo de produção sempre foi voltado para a exportação.
Entre as diferentes culturas que predominaram no meio agrário e na economia brasileira ao longo da história, não se inclui:
a) a cana-de-açúcar
b) o café
c) a soja
d) o trigo
“A industrialização de uma sociedade (…) sempre produz alterações profundas no espaço geográfico, tornando-o mais urbanizado e integrado, além de aprofundar a divisão do trabalho entre o campo e a cidade. A industrialização do Brasil – isto é, a mudança de uma sociedade rural e agrária para uma urbana e industrial – começou no final do século XIX, tendo se intensificado a partir dos anos 1930”.
(VESENTINI, J. W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.553)
Sobre a industrialização do Brasil, podemos afirmar que
a) foi um processo tardio, ou seja, realizado centenas de anos após o desenvolvimento dos países onde ocorreu a I Revolução Industrial.
b) houve uma passagem gradativa do artesanato para a manufatura até a mecanização da produção.
c) é considerada, atualmente, homogênea e atinge todo o território nacional.
d) foi responsável pela concentração de investimentos, transformando-se no principal setor gerador de empregos atualmente.
Ver resposta