Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

População Atual do Brasil

Segundo dados do Censo demográfico de 2010, realizado pelo IBGE, a população atual do Brasil é estimada em 190.755.799 de pessoas.

As estimativas são de que, em 2050, a população brasileira esteja em, aproximadamente, 260 milhões de pessoas.
As estimativas são de que, em 2050, a população brasileira esteja em, aproximadamente, 260 milhões de pessoas.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O conhecimento quantitativo da população se faz necessário em qualquer lugar, pois a partir desses dados que planejamentos serão realizados. O estudo da população de um país é de fundamental importância na elaboração de políticas públicas (saúde, educação, infraestrutura, etc.).

No Brasil, o instrumento de coleta de dados demográficos é o recenseamento ou censo. O órgão responsável pela contagem da população é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que realiza a pesquisa por meio de entrevistas domiciliares. O primeiro censo demográfico no Brasil foi realizado no ano de 1872, quando a população totalizava 9.930.478 habitantes.
 


Aumento Populacional Brasileiro

Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 190.755.799 habitantes. Essa quantidade faz do país a quinta nação mais populosa do planeta, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia, respectivamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O país apresentou nos últimos 50 anos um grande aumento populacional, foram acrescidos em seu território cerca de 130 milhões de pessoas. No curto intervalo de 1991 a 2005, a população brasileira teve um crescimento próximo a 38 milhões de indivíduos. Em 2050, a população brasileira será de, aproximadamente, 260 milhões de pessoas, conforme estimativas feitas pelo IBGE, ou seja, um aumento populacional de quase 70 milhões de habitantes em relação aos 190.755.799 registrados em 2010.

Apesar de ser o quinto país mais populoso, o Brasil está entre os países menos povoados do planeta, apresentando baixa densidade demográfica. Esse dado é obtido através da divisão da população total de um determinado lugar por sua extensão territorial. São aproximadamente 22,4 habitantes por km² no Brasil, bem distante dos 881,3 habitantes por km² de Bangladesh.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

 

Escritor do artigo
Escrito por: Wagner de Cerqueira e Francisco Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "População Atual do Brasil "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/populacao-atual-brasil.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

O Brasil tem uma população de 202.768.562 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicados hoje (28) no Diário Oficial da União. O estado mais populoso, São Paulo, tem 44,03 milhões de habitantes. Já no estado menos populoso, Roraima, vivem 496,9 mil pessoas.

Os dados do IBGE são estimativas de população no dia 1º de julho de 2014. Além de São Paulo, cinco estados têm mais de 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (20,73 milhões), Rio de Janeiro (16,46 milhões), Bahia (15,13 milhões), Rio Grande do Sul (11,21 milhões) e Paraná (11,08 milhões).

(ABDALA, V. Brasil tem mais de 202 milhões de habitantes, diz IBGE. Portal EBC, 28/08/2014. Disponível em: <http://bit.ly/1plaxVf>).

O dado acima mencionado, referente ao ano de 2014, permite-nos afirmar que o Brasil:

a) é um país densamente povoado em todas as suas áreas.

b) é um país despovoado.

c) possui uma elevada população relativa e uma população total mediana.

d) é o país mais populoso das Américas.

e) possui regiões densamente ocupadas.

Exercício 2

As taxas de mortalidade no Brasil foram diminuindo ao longo do século XX, sobretudo a partir dos anos 1950, em virtude das melhorias nas condições sociais e de higiene, além dos avanços no campo da medicina, processo que foi responsável pelo aumento significativo do número de habitantes. No entanto, posteriormente, observou-se uma gradativa redução também nos índices de natalidade. Por essa razão, o crescimento populacional brasileiro manteve-se em patamares baixos nos últimos anos.

O ciclo populacional acima mencionado representa:

a) um comportamento anômalo da população.

b) um estado temporário do crescimento demográfico.

c) um período de transição do crescimento vegetativo.

d) a concretização das previsões malthusianas do início do século XX.

e) a diminuição dos efeitos da economia subdesenvolvida sobre a demografia.