PUBLICIDADE
O conhecimento quantitativo da população se faz necessário em qualquer lugar, pois a partir desses dados que planejamentos serão realizados. O estudo da população de um país é de fundamental importância na elaboração de políticas públicas (saúde, educação, infraestrutura, etc.).
No Brasil, o instrumento de coleta de dados demográficos é o recenseamento ou censo. O órgão responsável pela contagem da população é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que realiza a pesquisa por meio de entrevistas domiciliares. O primeiro censo demográfico no Brasil foi realizado no ano de 1872, quando a população totalizava 9.930.478 habitantes.
Aumento Populacional Brasileiro
Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 190.755.799 habitantes. Essa quantidade faz do país a quinta nação mais populosa do planeta, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia, respectivamente.
O país apresentou nos últimos 50 anos um grande aumento populacional, foram acrescidos em seu território cerca de 130 milhões de pessoas. No curto intervalo de 1991 a 2005, a população brasileira teve um crescimento próximo a 38 milhões de indivíduos. Em 2050, a população brasileira será de, aproximadamente, 260 milhões de pessoas, conforme estimativas feitas pelo IBGE, ou seja, um aumento populacional de quase 70 milhões de habitantes em relação aos 190.755.799 registrados em 2010.
Apesar de ser o quinto país mais populoso, o Brasil está entre os países menos povoados do planeta, apresentando baixa densidade demográfica. Esse dado é obtido através da divisão da população total de um determinado lugar por sua extensão territorial. São aproximadamente 22,4 habitantes por km² no Brasil, bem distante dos 881,3 habitantes por km² de Bangladesh.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola