Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Yanomami

Os Yanomami são um povo indígena que habita a Floresta Amazônica na fronteira entre o Brasil e a Venezuela. Formam a maior Terra Indígena brasileira, com mais de 96 mil km².

Grupo de meninos pertencentes ao povo Yanomami, um grupo indígena que habita o norte da Floresta Amazônica.
Os Yanomami são um povo indígena que habita o norte da Floresta Amazônica. [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os Yanomami são um povo indígena que habita a região de fronteira entre o Brasil e a Venezuela, no norte da Floresta Amazônica. Do lado brasileiro, as Terras Indígenas Yanomami ocupam uma área de 9,6 milhões de hectares, entre o estado de Roraima e o estado do Amazonas, e abrigam mais de 26 mil pessoas, totalizando oito comunidades indígenas. A sociedade yanomami está organizada em casas comunitárias ou aldeias autônomas, onde as decisões são tomadas conjuntamente e as tarefas, como a caça e a agricultura, são divididas entre homens e mulheres.

O maior contato com os povos não indígenas, a partir da segunda metade do século XX, e a ação de agentes econômicos interessados na exploração dos recursos naturais da região trouxeram uma série de impactos negativos e perigos aos povos Yanomami.

Leia também: Como é a cultura dos povos indígenas?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre os Yanomami

  • Os Yanomami são um povo indígena que vive na Floresta Amazônica entre o Brasil (no estado de Roraima e no estado do Amazonas) e a Venezuela, sobre uma área de 192 mil km².

  • O nome yanomami deriva da expressão “seres humanos” na língua yanõmami thëpë.

  • A Terra Indígena Yanomami no Brasil tem uma população de 26.780 pessoas.

  • Algumas comunidades yanomamis vivem isoladas de outras populações não indígenas.

  • Os indígenas yanomamis vivem em casas ou aldeias onde se estabelecem mais de uma família, sem a existência de uma hierarquia interna. As decisões são tomadas por consenso.

  • Atividades como caça e a agricultura são divididas entre homens e mulheres respectivamente.

  • O xamanismo é um dos principais aspectos da religiosidade desse povo indígena. Nesse sistema, os pajés são figuras muito importantes.

  • O maior contato dos Yanomami com povos não indígenas começou na década de 1940.

  • Obras de infraestrutura promovidas a partir dos anos 1970 e atividades como o garimpo tornaram definitiva a presença da população não indígena na região onde parte das comunidades yanomamis vive, causando uma série de impactos negativos aos indígenas.

  • Os Yanomami passam por uma grave crise sanitária e humanitária ocasionada pela ausência de políticas públicas direcionadas às populações indígenas no período mais recente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem são os Yanomami?

Os Yanomami são um povo indígena sul-americano que vive no norte da Floresta Amazônica, distribuindo-se por áreas entre o Brasil e a Venezuela. Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), a sociedade yanomami é composta por caçadores e agricultores, e parte dela se mantém relativamente isolada da população não indígena.

No ano de 2011, estimava-se que os Yanomami formavam uma população de 35 mil pessoas, considerando ambos os países em que vivem.|1| Dados mais recentes indicam que, somente no Brasil, as comunidades yanomamis constituem uma população de mais de 26 mil pessoas.

Etimologia yanomami

A denominação yanomami, para a etnia indígena, é derivada da expressão yanõmami, que significa “seres humanos” na língua yanõmami thëpë. A expressão que deu origem ao termo yanomami é utilizada em contraposição a outras palavras que designam categorias como animais de caça (yaro), seres invisíveis ou sem nome (yai) e estrangeiros ou brancos (napë).|2| Atribui-se a antropólogos a criação e utilização da palavra Yanomami como referência a esse povo indígena.

Características dos Yanomami

Os Yanomami são um dos maiores povos indígenas da América do Sul, e parte de suas comunidades vive em relativo isolamento das populações não indígenas, tanto no Brasil quanto na Venezuela. Essa condição é proporcionada não somente pelo modo de vida dos Yanomami, que conheceremos a seguir, mas também pelas condições físicas da região onde estão localizados, formada por florestas densas e relevo montanhoso.

No Brasil, os Yanomami vivem na Terra Indígena Yanomami, cujo processo de demarcação foi finalizado em 1992. As informações mais recentes do ISA indicam que essa Terra Indígena é habitada por 26.780 pessoas pertencentes a oito comunidades no total, entre as quais estão os Yanomami e os Ye’kwana.

Sociedade dos Yanomami

Conforme a definição do ISA, os indígenas yanomamis compõem uma sociedade de caçadores e agricultores. Os homens são os responsáveis pela caça de animais para a alimentação, enquanto as mulheres ficam a cargo do cultivo dos vegetais e da coleta de itens como nozes e mariscos. A carne derivada da caça é compartilhada com a comunidade formada pelos familiares e amigos do caçador, e ele próprio consome o que foi compartilhado com ele por outro caçador.|3|

É interessante notar que, apesar da atribuição de tarefas no cotidiano, a sociedade dos Yanomami não apresenta uma hierarquia de poder propriamente dita. Os Yanomami se organizam em diferentes comunidades, que seguem, cada uma delas, as suas próprias regras de ordenamento e convivência (incluindo questões religiosas, econômicas e políticas), determinadas por meio de um consenso. Essas unidades autônomas se comunicam entre si.

Os Yanomami vivem em aldeias formadas por casas retangulares ou em casas coletivas denominadas xapono (shabono) ou yano, onde habita mais de um grupo familiar.

Vista superior de uma aldeia habitada pelo povo Yanomami, entre o Brasil e a Venezuela, no norte da Floresta Amazônica.
Os Yanomami coabitam casas ou aldeias nas terras situadas entre o Brasil e a Venezuela, no norte da Floresta Amazônica.

O uso do solo respeita a necessidade e importância dos recursos naturais para o suprimento das casas e aldeias. A área a ser utilizada é dividida em círculos concêntricos, que se iniciam nos arredores da moradia, com os cultivos e a caça esporádica ou de curta duração, e se ampliam até áreas mais distantes, destinadas à caça coletiva, ao plantio e a expedições familiares.|4|

Religião dos Yanomami

A religião praticada pelos Yanomami apresenta aspectos tradicionais de muitos povos originários sul-americanos, baseando-se no animismo e no xamanismo. A floresta ou terra-floresta (urihi) se apresenta como um organismo vivo, e seus elementos, como plantas, animais, montanhas e rios, são dotados de espírito. Alguns espíritos desempenham a função de auxiliares dos Yanomami, e são chamados de xapiripë. O contato com eles e toda a intermediação de suas ações são feitos pelos pajés.

Cultura dos Yanomami

Vista aproximada de cestas de cipó, exemplos de itens artesanais produzidos pelas mulheres yanomamis.
Cestos de cipó estão entre os itens artesanais produzidos pelas mulheres yanomamis.

A cultura yanomami, como vimos, é baseada no coletivismo e na relação harmônica com a natureza. Nessa estrutura, os pajés (ou xamãs) têm grande importância por serem aqueles que se comunicam com os espíritos auxiliares e conseguem controlar fenômenos da natureza e garantir o bom funcionamento do grupo social em todos os seus aspectos e dinâmicas, o que inclui o lado espiritual.

As línguas faladas pelos grupos yanomamis pertencem a um mesmo grupo linguístico, sendo elas: yanomae, yanõmami, sanima e ninam.

Os indígenas yanomamis possuem um amplo conhecimento dos rios amazônicos e da flora local. No caso das plantas, elas são utilizadas para diversas finalidades, que vão desde a medicina até a construção das casas e aldeias.

Os costumes yanomamis incluem festivais e ritos que marcam momentos de importância para a comunidade, como nascimentos, noivados e mortes. A identidade dos Yanomami é expressa também por meio da pintura corporal e dos ornamentos utilizados tanto pelas mulheres quanto pelos homens, além de se fazer presente no trabalho artesanal por eles realizado.

Mãe e filho pertencentes ao povo Yanomami, no Brasil, em junho de 1997.
A pintura corporal e o uso de ornamentos são alguns dos aspectos que fazem parte da identidade cultural do povo Yanomami. [2]

Localização dos Yanomami

Os povos Yanomami estão localizados em uma área de aproximadamente 192 mil km², na região de fronteira entre a Venezuela e o Brasil, conforme mostra o mapa da imagem abaixo. Em solo brasileiro, a Terra Indígena Yanomami se estende por oito municípios situados nos estados do Amazonas e de Roraima, totalizando uma superfície de 96.650 km².

Mapa da América do Sul apontando a localização das terras yanomamis, no Brasil e na Venezuela.
Em verde no mapa, está a localização das terras yanomamis, no Brasil e na Venezuela. [3]

História dos Yanomami

Os povos Yanomami vivem na fronteira brasileira com a Venezuela há centenas de anos. A região da Serra Parima, situada no planalto das Guianas, na divisa entre os dois territórios, era o local onde estavam instalados os primeiros indígenas yanomamis. A população cresceu e se espraiou para outras áreas a partir do século XIX, processo que se deveu, em parte, ao avanço dos não indígenas sobre a região.

Apesar do aumento da população e de sua área de abrangência, os Yanomami permaneceram isolados até, pelo menos, meados do século XX. Os contatos com não indígenas começaram de maneira esporádica, mas se tornaram permanentes a partir da década de 1940.

As obras de engenharia promovidas pelo governo brasileiro, como a abertura de novas estradas, e a intensificação de atividades como o extrativismo mineral e vegetal da região Norte, a partir dos anos 1970, tornaram o contato com os Yanomami não apenas definitivo (pelo menos com algumas comunidades) como trouxeram riscos para a manutenção da população indígena local.

Destaca-se que foi na década de 1970, mais precisamente em 1977, que teve início o processo de demarcação da Terra Indígena Yanomami, finalizado, no ano de 1992, com o estabelecimento desse território onde vivem atualmente mais de 26 mil pessoas.

Situação dos Yanomami na atualidade

O avanço da fronteira agromineral (que compreende o extrativismo e a agropecuária) para a região Norte do Brasil fez com que a situação dos Yanomami se agravasse com o passar dos anos. Informações do ISA mostram que, durante o final da década de 1980, dezenas de milhares de pessoas se instalaram na região para desenvolverem atividades econômicas como o garimpo do ouro, criando núcleos permanentes de exploração, principalmente no estado de Roraima.

Questões como o crescimento da população não indígena nas áreas próximas das terras yanomamis e a intensificação das atividades de garimpo, agropecuária e caça e pesca ilegal têm impactado diretamente o modo de vida das comunidades indígenas.

A disputa pela posse das terras com a escalada da violência, a introdução de doenças até então desconhecidas pelas populações indígenas, a contaminação das águas e do solo resultante das atividades econômicas e o desmatamento são alguns dos problemas enfrentados pelos Yanomami.

Nos últimos anos, o esvaziamento de órgãos públicos destinados ao cuidado com as comunidades indígenas e a negligência para com os povos originários brasileiros fizeram com que se instalasse uma grave crise sanitária e humanitária entre os Yanomami.

Foram registradas centenas de mortes de crianças por desnutrição severa, além de sintomas e doenças tratáveis, como diarreia e pneumonia. Mais de 11 mil casos de malária foram confirmados no ano de 2022, o que afetou principalmente a população idosa e os indígenas mais jovens.|5| A gravidade da situação fez com que, em janeiro de 2023, o governo brasileiro decretasse emergência em saúde pública.

Veja também: Funai — o órgão oficial no Brasil que cuida dos direitos dos povos indígenas

Qual a maior e a menor terra indígena do Brasil?

  • Maior terra indígena do Brasil: a Terra Indígena Yanomami é atualmente a maior reserva brasileira, com área de 96.650 km² e população de 26.780 indígenas pertencentes ao grupo etnolinguístico Yanomami.

  • Menor terra indígena do Brasil: a menor reserva brasileira é a Terra Indígena Jaguará, localizada no município de São Paulo. Sua área é de 1,73 hectare (ou 17.300 m²), onde vivem 586 pessoas da etnia Guarani.

Notas

|1| e |2| ISA. Povos indígenas do Brasil: Povo Yanomami. Instituto Socioambiental (ISA), [S.I.]. Disponível aqui.

|3| REDAÇÃO. Os Yanomami. Survival Brasil, [S.I.]. Disponível aqui.

|4| ISA. Povos indígenas do Brasil: Povo Yanomami. Instituto Socioambiental (ISA), [S.I.]. Disponível aqui.

|5| REDAÇÃO. Quase 100 crianças morreram na Terra Indígena Yanomami em 2022, diz Ministério dos Povos Indígenas. G1, 21 jan. 2023. Disponível aqui.

Créditos de imagem

[1] Wikimedia Commons (reprodução)

[2] Cmacauley / Wikimedia Commons (reprodução)

[3] Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

BIERNATH, André. 'A pior situação humanitária que já vi': os relatos de médico que foi atender os yanomami. BBC News Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-64365655.

DIAS, Juliana. Conheça os Yanomami: povos indígenas que vivem isolados na Floresta Amazônica. Portal Amazônia. Disponível em: https://portalamazonia.com/amazonia/quem-sao-os-yanomami-e-por-que-vivem-isolados-no-meio-da-floresta-amazonica.

FERNANDES, Vanessa. Isolados: quem são os Yanomami que vivem sem contato em comunidade no meio da floresta. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2021/11/04/isolados-quem-sao-os-yanomami-que-vivem-sem-contato-em-comunidade-no-meio-da-floresta.ghtml.

ISA. Iphan reconhece importância da diversidade linguística Yanomami. Disponível em: https://site-antigo.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/iphan-reconhece-importancia-da-diversidade-linguistica-yanomami.

ISA. Povos indígenas do Brasil: Povo Yanomami. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Yanomami.

ISA. Terras Indígenas do Brasil: Terra Indígena Yanomami. Disponível em: https://terrasindigenas.org.br/pt-br/terras-indigenas/4016.

MEDEIROS, Rozélia. Yanomami. Portal de Educação Ambiental – Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo. Disponível em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/yanomami/.

RAMALHO, Yara; OLIVEIRA, Valéria. Terra Yanomami completa 30 anos com maior devastação da história causada pelo garimpo. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2022/05/25/terra-yanomami-completa-30-anos-com-maior-devastacao-da-historia-causada-pelo-garimpo.ghtml.

REDAÇÃO. O que se sabe sobre invasão de garimpeiros no território yanomami. BBC News Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-61328546.

REDAÇÃO. Os Yanomami. Survival Brasil. Disponível em: https://www.survivalbrasil.org/povos/yanomami.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Yanomami"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/yanomami.htm. Acesso em 19 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Artigos Relacionados


9 de agosto - Dia Internacional dos Povos Indígenas

Clique aqui e saiba por que o Dia Internacional dos Povos Indígenas é comemorado no dia 9 de agosto. Conheça a importância cultural dessa data.
Datas Comemorativas - 2024

Cultura indígena

Clique aqui para saber um pouco sobre a cultura indígena, um conjunto de práticas e costumes desenvolvidos pelos habitantes nativos do território brasileiro.
Sociologia

Demarcação de terras indígenas no Brasil

Clique aqui e conheça as etapas da demarcação de terras indígenas no Brasil. Entenda a importância desse processo para os povos indígenas.
Geografia do Brasil

Desmatamento na Amazônia

Clique aqui, entenda as taxas de desmatamento na Amazônia, que evoluíram nos últimos 30 anos, e saiba quais são as causas e as consequências dessa prática.
Geografia do Brasil

Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)

Acesse o link e conheça a Funai, órgão indigenista oficial do Brasil. Entenda a sua importância na proteção e na garantia dos direitos dos indígenas brasileiros.
Geografia do Brasil

Garimpo

Clique aqui e entenda o que é garimpo. Saiba quais são os impactos ambientais causados por ele. Veja como essa atividade ocorre no Brasil.
Geografia

Lei do Povoamento e os povos indígenas

Saiba mais sobre a política implantada no século XIX pelo governo norte-americano: a expansão territorial efetivada pela Lei do Povoamento de 1862 e o consequente massacre indígena.
História da América

Povos indígenas do Brasil

Saiba mais sobre os povos indígenas do Brasil. Veja quantos indígenas existem no território brasileiro e saiba mais sobre sua história.
Geografia do Brasil