Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

IDH brasileiro: Expectativa de Vida

A expectativa de vida é um dos indicadores sociais que determinam a qualidade de vida da população.

A expectativa de vida no Brasil vem aumentando continuamente
A expectativa de vida no Brasil vem aumentando continuamente
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1990, criou um novo método denominado de IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, que corresponde às análises das condições de vida de uma população.

Nesse contexto, um dos indicadores sociais que refletem boa condição de vida de uma população está na expectativa de vida, isto é, o número médio de anos que a população de um determinado país espera viver, mas também pode ser analisado em níveis mais particulares, a de um município, por exemplo.

De acordo com a expectativa de vida de uma população, pode-se saber a qualidade de vida das pessoas. Isso fica evidente porque uma sociedade que possui bons rendimentos, aquisição ao conhecimento, saneamento ambiental, saúde de qualidade e habitação tende a ter uma expectativa de vida maior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2009, a esperança de vida ou expectativa de vida dos brasileiros é, em média, de 72,8 anos, essa média varia segundo o sexo, a média de vida das mulheres é de 76,7 anos e de homens é 69,1.

A expectativa de vida no Brasil passa por um período de ascensão constante, no entanto, é superado em relação aos países centrais, o Japão possui uma média de 82,5 anos; França, 81,5; Suíça, 81,5; Suécia, 81 anos. O Brasil é superado até mesmo por países menos desenvolvidos economicamente, como a Argentina, 75 anos.

A expectativa de vida pode variar de acordo com a classe social, ou seja, quanto melhor o rendimento, maior será a esperança de vida, enquanto a classe de baixa renda detém taxas bem inferiores em relação aos de alto poder aquisitivo.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por : Wagner de Cerqueira e Francisco Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "IDH brasileiro: Expectativa de Vida"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/idh-brasileiro-expectativa-vida.htm. Acesso em 09 de dezembro de 2023.

De estudante para estudante