Topo
pesquisar

Petróleo no Brasil

Geografia do Brasil

A história do petróleo no Brasil remonta o século XIX com as primeiras buscas por esse minério.
PUBLICIDADE

O ciclo do petróleo no Brasil teve início no final do século XIX, quando aconteceram as primeiras buscas por esse minério no subsolo brasileiro. O primeiro vestígio de petróleo foi encontrado no município de Bofete, estado de São Paulo, no entanto, a extração do recurso encontrado era inviável.

A primeira jazida de petróleo - viável economicamente – foi descoberta em 1939, no município de Lobato, mediações do Recôncavo Baiano, da qual foi retirado petróleo de boa qualidade e propício à comercialização.

No governo de Getúlio Vargas, em 1953, foi criada a que seria uma das mais promissoras estatais do mundo, a Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A). A empresa possui 51% das ações pertencentes ao governo e o restante é de capital misto.

O petróleo possui uma grande relevância para nossa vida, em razão de ser usado como combustível, além de ser agregado na fabricação de uma infinidade de produtos. Até pouco tempo, o país não tinha produção suficiente de petróleo para o abastecimento interno, desse modo, era dependente do recurso importado, especialmente dos países do Oriente Médio, mas a partir de 2007 o país alcançou a autossuficiência. Atualmente, a produção é de aproximadamente 2,3 milhões de barris ao dia, que supera o consumo, que é de 2,2 barris diários.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No continente, a maioria das jazidas brasileiras de petróleo se estabelece em locais que apresentam rochas sedimentares. No oceano, o petróleo é encontrado nas plataformas continentais.

Para obter os subprodutos do petróleo é preciso que passá-lo por diversas etapas de beneficiamento. Após ter sido extraído do subsolo, ele é transportado até as refinarias, que fazem a transformação do minério bruto em combustíveis, matéria-prima e subprodutos.

Os combustíveis (gasolina e diesel) abastecem os postos, que comercializam esses produtos para serem usados em automóveis. Em geral, as empresas que trabalham no refino do petróleo instalam-se em áreas próximas às indústrias, com a finalidade de abastecê-las de matéria-prima.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
 

Plataforma de Petróleo
Plataforma de Petróleo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Petróleo no Brasil "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/o-petroleo-no-brasil.htm. Acesso em 22 de outubro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

O petróleo é considerado a mais importante fonte de energia brasileira. Esse recurso natural é responsável por quase 40% do consumo energético nacional, sendo muito empregado nas seguintes atividades, EXCETO:

a) na produção de energia elétrica.

b) na produção de plástico.

c) no abastecimento industrial.

d) na produção de combustíveis veiculares.

e) no uso residencial.

Questão 2

No ano de 2006, o Brasil finalmente conseguiu a tão sonhada autossuficiência na produção de Petróleo, o que significa dizer que a produção desse recurso no país, pela primeira vez, era igual ou maior do que a demanda interna para a sua utilização. Esse fator se deve, fundamentalmente,

a) à descoberta da bacia de petróleo na região do pré-sal.

b) à diminuição do consumo de gasolina e óleo diesel em função do aumento na produção de etanol.

c) aos avanços tecnológicos na produção de veículos que passaram a consumir menos combustível.

d) à desaceleração da industrialização do país, que, dessa forma, passou a depender menos das fontes de energia.

e) às sucessivas descobertas de bacias petrolíferas ao longo dos últimos 40 anos, com destaque para a Bacia de Campos.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola