close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Renda per capita que compõe o IDH brasileiro

A renda per capita corresponde à riqueza de um país dividida pelo número de habitantes.

A moeda brasileira não é bem distribuída entre a população.
A moeda brasileira não é bem distribuída entre a população.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Um indicador social que evidencia um bom IDH é a renda per capita. No Brasil, há uma grande desigualdade na distribuição de renda entre classes sociais, gênero e etnias.

O rendimento de um país é expresso em renda per capita, que corresponde à riqueza de um país dividida pelo número de habitantes. Porém, uma elevada renda per capita não confirma ou não reflete a realidade, pois de uma forma geral a renda é mal distribuída.

Alguns dados do IBGE revelam que o Brasil alcançou um aumento razoável nos indicadores sociais, porém não houve progresso na distribuição da renda, pois a minoria dos brasileiros possui altos salários e a maioria ganha pouco ou nada.

A renda per capita é o resultado da soma de tudo que é produzido em uma nação no ano. Em geral, os países expressam a renda per capita em dólar, que no caso é a moeda referência no mundo, para realizar comparações entre os países. Para conceber a renda per capita de um país é preciso dividir o PIB pelo número de habitantes, o resultado é a renda per capita, que corresponde ao valor das riquezas que caberia a cada indivíduo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hoje, no Brasil, cerca de 49 milhões de pessoas recebem até meio salário mínimo per capita e cerca de 54 milhões de brasileiros não possuem rendimento, esses são considerados pobres. As disparidades são explícitas entre regiões e estados brasileiros. No Nordeste, 51% da população vive com até meio salário mínimo, ao contrário da região Sudeste que é de apenas 18%. Outra desigualdade está entre homens e mulheres, pois as mulheres são em média mais pobres que os homens. Atualmente, a renda per capita brasileira é de 8.020 dólares, quase a metade da Argentina com 12.460 dólares, isso conforme dados do FMI e do Banco Mundial.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Renda per capita que compõe o IDH brasileiro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/nivel-renda.htm. Acesso em 21 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Estude agora


Descolonização do pensamento

Por que falar de descolonização do pensamento? Porque mantemos os grilhões da colonização europeia presos em...

Tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2022

O Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. Saiba como se inscrever, como são as provas, o que estudar e...