Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Importância dos pequenos produtores no Brasil

Geografia do Brasil

Os pequenos produtores são responsáveis por boa parte dos alimentos que está na mesa dos brasileiros.
Mesmo com a importância dos pequenos agricultores, eles não são o foco de incentivos e facilidades para a compra de equipamentos e tecnologias.
Mesmo com a importância dos pequenos agricultores, eles não são o foco de incentivos e facilidades para a compra de equipamentos e tecnologias.
PUBLICIDADE

As propriedades rurais brasileiras de pequeno e médio porte são compostas por grande parte dos agricultores do país, geralmente são trabalhadores rurais que produzem diversas culturas com pouca tecnologia e mão de obra familiar.

Ocasionalmente essas propriedades são desprovidas de aplicação de técnicas, tecnologias e conhecimentos, diante disso, sua produção agropecuária e agrícola é de baixa produtividade. Essa configuração rural encontra-se nessas condições em virtude da falta de incentivo por parte do governo, que não oferece linhas de crédito com facilidades para pagar, amparo técnico e subsídio.

Mesmo com as adversidades, esses produtores respondem por grande parte dos alimentos dispostos no mercado interno, boa parte dos alimentos da mesa dos brasileiros é oriunda dos pequenos agricultores.

Os alimentos que vão para a mesa de milhares de brasileiros são oriundos, boa parte, de pequenos agricultores.

Apesar da extrema relevância exercida por esses produtores rurais, quem consegue incentivo e facilidades na obtenção de créditos nas instituições financeiras para a compra de equipamentos, tecnologias, máquinas são os grandes produtores (latifundiários). Esses têm elevados índices de produtividade e, portanto, uma alta lucratividade. A produção desses grandes produtores são geralmente monoculturas destinadas à exportação e não ao mercado interno. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa questão é preocupante, pois os pequenos e médios produtores convivem com dificuldades produtivas, como baixa produtividade, baixo preço, altos custos etc. Tais problemas forçam a venda das propriedades que geralmente são adquiridas por grandes latifundiários ou mesmo empresas desse ramo que desenvolvem agropecuária de precisão.

O processo em destaque merece uma reflexão, uma vez que a extinção da agricultura familiar agrava os problemas sociais, como o desemprego, diminui a oferta de alimentos, gerando, consequentemente, aumento dos seus preços. Diante dos fatos, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) tem exercido pressão junto ao governo para que disponha subsídios e recursos para tais agricultores.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Importância dos pequenos produtores no Brasil "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/importancia-dos-pequenos-produtores-no-brasil.htm. Acesso em 28 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Confira aqui as principais características da agricultura de subsistência!
Veja como o modelo atual de desenvolvimento da agricultura contribui para impactos ambientais e para o aumento da fome, apesar da grande quantidade de alimentos produzidos.
Analisar a relação entre a agricultura e a degradação de recursos naturais, principalmente após o advento da Revolução Verde.
Clique aqui e conheça as diferenças entre a agricultura intensiva e extensiva, modalidades de produção agrícola.
Saiba mais sobre a relação entre a agricultura intensiva e o meio ambiente, os impactos resultantes e as possíveis soluções.
Conceito, características e legislação referentes aos alimentos orgânicos.