Topo
pesquisar

Crescimento da população brasileira

Geografia do Brasil

Mesmo com grandes índices populacionais, a população brasileira segue a tendência mundial de declínio da taxa de crescimento.
PUBLICIDADE

Em razão do constante aumento populacional ocorrido no Brasil, principalmente a partir da década de 1960, intensificando-se nas últimas décadas, o país ocupa hoje a quinta posição dos países mais populosos do planeta, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira atingiu a marca de 190.755.799 habitantes.

O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade. Quando a taxa de natalidade é maior que a de mortalidade, tem-se um crescimento vegetativo positivo; caso contrário, o crescimento é negativo; e quando as duas taxas são equivalentes, o crescimento vegetativo é nulo.

No Brasil, o crescimento vegetativo é o principal responsável pelo aumento populacional, já que os fluxos migratórios ocorreram de forma mais intensa entre 1800 e 1950. Nesse período, a população brasileira totalizava 51.944,397 habitantes, bem longe dos atuais 190.755.799. 

 


Tabela obtida a partir de informações do IBGE.

Nos últimos 50 anos houve uma explosão demográfica no território brasileiro, o país teve um aumento de aproximadamente 130 milhões de pessoas. No curto período de 1991 a 2005, a população brasileira teve um crescimento próximo a 38 milhões de indivíduos. No entanto, acompanhando uma tendência mundial, o crescimento demográfico brasileiro vem sofrendo reduções nos últimos anos. A população continuará aumentando, porém as porcentagens de crescimento estão despencando.

A urbanização, a queda da fecundidade da mulher, o planejamento familiar, a utilização de métodos de prevenção à gravidez, a mudança ideológica da população são todos fatores que contribuem para a redução do crescimento populacional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nos anos de 1960, as mulheres brasileiras tinham uma média de 6,3 filhos, atualmente essa média é de 2,3 filhos, que está abaixo da média mundial, que é de 2,6.

Conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE), em 2050, a população brasileira será de aproximadamente 259,8 milhões de pessoas, nesse mesmo ano a taxa de crescimento vegetativo será de 0,24, bem diferente da década de 1950, que apresentou taxa de crescimento vegetativo positivo de 2,40%.

Apesar dessa queda brusca no crescimento vegetativo, a população brasileira não irá reduzir rapidamente, pois a expectativa de vida está aumentando, em virtude do desenvolvimento de novas tecnologias medicinais, além de cuidados e preocupação com a saúde, o que não ocorria com tanta frequência nas décadas anteriores. Ocorrerá, sim, o envelhecimento da população.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

De acordo com dados de 2010 do IBGE, a população brasileira atingiu 190.755.799 habitantes.
De acordo com dados de 2010 do IBGE, a população brasileira atingiu 190.755.799 habitantes.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Crescimento da população brasileira"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/o-crescimento-da-populacao-brasileira.htm. Acesso em 20 de novembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Observe o gráfico a seguir:

Gráfico representativo do processo de transição demográfica
Gráfico representativo do processo de transição demográfica

Fonte: Brasil Escola. Transição Demográfica. Acesso em: 22 maio 2015.

Analisando o gráfico da transição demográfica e considerando o estágio atual do crescimento da população brasileira, seria possível categorizar o Brasil:

a) na fase 02, em razão do boom populacional nas áreas rurais.

b) na fase 03, graças à intensiva política antinatalista do governo.

c) na fase 02, em função da recente queda dos índices de mortalidade.

d) na fase 03, por conta do restrito crescimento demográfico atual no país.

e) na fase 04, graças ao avançado estágio de envelhecimento populacional.

Questão 2

A projeção oficial da população do IBGE, divulgada nesta quinta-feira, estimou 201.032.714 de pessoas vivendo no país. Pela primeira vez, a marca de 200 milhões foi superada – a cifra era de 199.242.462 em 2012. (…)

O crescimento populacional brasileiro está, porém, com os anos contados. O instituto prevê que o número de habitantes crescerá até 2042, quando a estimativa aponta para um total 228,4 milhões de pessoas. A partir de então, o contingente populacional se reduzirá gradualmente até chegar a 218,8 milhões em 2060, mesma cifra estimada para a população brasileira de 2025”.

Folha de S. Paulo, 29 ago. 2013. Adaptado.

A dinâmica demográfica do Brasil descrita pela notícia acima é representada:

a) pelo estímulo à fecundidade

b) pela redução do crescimento vegetativo

c) pela evasão migratória recente

d) pela retração do número de imigrantes

e) pelo processo de interiorização demográfica

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola