Os países que falam português são os territórios que adotam a língua portuguesa como língua oficial, majoritária ou não. Mais de 265 milhões de pessoas falam esse idioma em todo o mundo, distribuindo-se por nove países. São eles:
-
Angola
-
Brasil
-
Cabo Verde
-
Guiné-Bissau
-
Guiné Equatorial
-
Moçambique
-
Portugal
-
São Tomé e Príncipe
-
Timor-Leste
Além desses países, o português também é falado em Macau, uma região administrativa especial (RAE) ligada ao território da China.
Leia também: Português — detalhes sobre uma das dez línguas mais faladas do mundo
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre os países que falam português
- 2 - Quais são os países que falam português?
- 3 - Mapa dos países que falam português
- 4 - Países que falam português na Europa
- 5 - Países que falam português na África
- 6 - Países que falam português na Ásia
- 7 - Quantas pessoas falam português no mundo?
Resumo sobre os países que falam português
-
Os países que falam português como língua oficial são nove. São eles:
-
Angola
-
Brasil
-
Cabo Verde
-
Guiné-Bissau
-
Guiné Equatorial
-
Moçambique
-
Portugal
-
São Tomé e Príncipe
-
Timor-Leste
-
-
265 milhões de pessoas falam português em todo o mundo. A maior parte delas vive no Brasil, país que tem a maior comunidade lusófona, com 203 milhões de falantes.
-
No continente europeu, somente Portugal adota a língua portuguesa como oficial. É, no entanto, uma das línguas oficiais da União Europeia.
-
Angola é o maior país africano falante de português. Junto dele estão Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
-
Os países africanos que falam português têm, todos eles, outras línguas que são faladas entre seus habitantes, como o crioulo, que mistura o português com línguas locais.
-
O Timor-Leste é o único país asiático que tem o português como uma de suas línguas oficiais. O idioma, no entanto, é falado por 13% da população.
-
A língua portuguesa também é oficial na região administrativa especial de Macau, pertencente à China. No entanto, não é amplamente falada por seus habitantes.
Quais são os países que falam português?
Os países que falam português são nove, e eles se distribuem por três continentes. Confira na tabela a seguir:
Países que falam português |
|
País |
Localização |
Angola |
África |
Brasil |
América do Sul |
Cabo Verde |
África |
Guiné-Bissau |
África |
Guiné Equatorial |
África |
Moçambique |
África |
Portugal |
Europa |
São Tomé e Príncipe |
África |
Timor-Leste |
Ásia |
Além dos países acima mencionados, o território de Macau também tem o português como uma língua oficial. Macau é uma região administrativa especial (RAE) da China, país localizado na Ásia.
Ainda no continente asiático, identifica-se a presença de uma parcela de população lusófona no estado de Goa, na Índia, e no Sri Lanka, onde o crioulo português é bastante presente. Em ilhas do Caribe, como Bermudas (pertencente ao Reino Unido), a língua portuguesa também é falada por uma parcela de sua população.
Mapa dos países que falam português
Países que falam português na Europa
→ Portugal

O português é uma língua de origem latina e, como tal, surgiu na Europa, derivada de uma junção entre o latim, o latim vulgar e outras línguas faladas antes e durante a expansão do Império Romano no continente. A língua portuguesa em particular se desenvolveu na Península Ibérica, onde hoje ficam os territórios espanhol e português. Portugal é, hoje, o único país da Europa em que o português tem o status de língua oficial, o qual compartilha com a língua mirandesa. A segunda, entretanto, não possui tanta abrangência quanto o português.
A língua portuguesa passou a ser oficialmente adotada no país ao final do século XIII. Atualmente o total de falantes de português no país é de 10.425.292 pessoas, o que representa aproximadamente 4% de toda a população que habita a comunidade dos países de língua portuguesa. Ainda em se tratando de Europa, nota-se que o português é uma das línguas consideradas oficiais da União Europeia.
Para saber mais sobre Portugal, clique aqui.
Países que falam português na África
A África é o continente que reúne o maior número de países falantes de português. São, ao todo, seis territórios que têm a língua portuguesa como uma de suas línguas oficiais.
→ Angola

Angola é o maior país da África falante de português. O primeiro contato dos portugueses com o território angolano aconteceu ao final do século XV, mas o país se tornou uma colônia de Portugal no ano de 1575. A dominação portuguesa em Angola teve a duração de quatro séculos, tendo o país se tornado independente em 1975, assim como boa parte dos territórios que foram colônias portuguesas e que, hoje, têm o idioma como oficial.
O português permaneceu como uma herança colonial em Angola e hoje é falado por 71,2% das 37.202.061 pessoas que compõem a população angolana.
Para saber mais sobre Angola, clique aqui.
→ Cabo Verde

Cabo Verde é um país africano formado por um conjunto de ilhas localizado próximo da costa noroeste do continente. Ele também passou pelo processo de colonização portuguesa, que teve início em meados do século XV, e se transformou em um dos principais entrepostos comerciais da África por causa de sua localização estratégica. A independência de Cabo Verde foi declarada em 1975, depois de quase cinco séculos sob o domínio português. Esse é o motivo pelo qual se fala essa língua latina no país.
Quase todos os 611.014 habitantes de Cabo Verde são falantes de português, que é a língua oficial do arquipélago. Existe, ainda, uma variação dessa língua, que é o crioulo cabo-verdiano (kriolu), que surgiu de uma mistura dos idiomas locais e do português.
Para saber mais sobre Cabo Verde, clique aqui.
→ Guiné-Bissau

Guiné-Bissau é um país africano que fica na parte oeste do continente. Seu primeiro contato com a língua portuguesa se deu no século XVI, quando passou a fazer parte da rota comercial que Portugal estabeleceu na África. A área onde o país está localizado ficou conhecida pelo tráfico de pessoas escravizadas que eram levadas para as colônias portuguesas na América. Com a dominação antes restrita à costa, Portugal incorporou Guiné-Bissau às suas colônias ao final do século XIX.
O português é, hoje, a segunda língua mais falada nesse país, que possui 2.132.325 habitantes. A primeira é o crioulo, derivada da língua portuguesa, mas que reúne elementos de outros idiomas locais.
Para saber mais sobre Guiné-Bissau, clique aqui.
→ Guiné Equatorial

A Guiné Equatorial é um país africano que fica na costa oeste do continente, entre Camarões e Gabão, banhado pelo Golfo da Guiné. Além de sua extensão continental, o território da Guiné Equatorial é formado por ilhas. A maior delas, a ilha de Bioko, foi ocupada pelos portugueses em 1470. Posteriormente, parte da Guiné Equatorial continental também passou a ser controlada por Portugal. Ao final do século XVIII, mais precisamente em 1778, Portugal e Espanha assinaram um acordo e a Guiné Equatorial se tornou uma colônia espanhola, assim permanecendo até 1968.
Por essa razão, a língua portuguesa é secundária na Guiné Equatorial. A maior parte de sua população, quase 68%, fala espanhol. Todavia, o português é considerado uma língua oficial do país, e a Guiné Equatorial integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Para saber mais sobre Guiné Equatorial, clique aqui.
→ Moçambique

Moçambique fica no leste da África, banhado pelo Oceano Índico. A colonização de Portugal no país começou no século XVI, quando os portugueses se instalaram na região litorânea atraídos pelos recursos naturais que aquele território detinha como ouro. A partir da década de 1530, os colonizadores começaram a adentrar para áreas do interior de Moçambique, ampliando seu domínio sobre aquela área. Ao final do século XVII, entretanto, a influência portuguesa foi enfraquecida pela presença árabe. Moçambique se tornou um país independente em 1975.
A língua portuguesa é oficial no país, embora seja falada, atualmente, por 16,6% de sua população como a primeira língua. Ao todo, metade dos 33.350.954 habitantes do país fala o português. Moçambique tem 43 línguas, sendo a principal delas o macua, falado por 26% da população.
Para saber mais sobre Moçambique, clique aqui.
→ São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe é um país localizado no Golfo da Guiné. Seu território consiste em uma ilha localizada próximo da Linha do Equador e que foi colonizada por Portugal no final do século XV. Serviu como um entreposto comercial para o país europeu durante a colonização na América, ao mesmo tempo em que sua economia foi desenvolvida a partir do cultivo da cana-de-açúcar e do uso de mão de obra escravizada oriunda do próprio continente. São Tomé e Príncipe se tornou um país independente em 1975.
Português é a língua oficial de São Tomé e Príncipe, sendo falada por 98,4% dos seus 223.561 habitantes.
Para saber mais sobre São Tomé e Príncipe, clique aqui.
Países que falam português na Ásia
Dois territórios asiáticos falam a língua portuguesa, sendo um deles um país e o outro uma região administrativa especial.
→ Timor-Leste

Timor-Leste é um país asiático situado na Ilha de Timor, onde é banhado pelo Oceano Índico e faz divisa com a Indonésia. A ilha foi ocupada pelos portugueses durante o século XVI, quando estabeleceram uma colônia de exploração para a comercialização de itens como a madeira do sândalo. A área dominada por esse país ibérico foi dividida, posteriormente, com os holandeses, e o domínio português se restringiu ao oeste da ilha a partir do século XIX. Essa área se tornou o Timor-Leste, que se tornou independente de Portugal em 1975 e da Indonésia em 2002.
O português é uma das línguas oficiais do Timor-Leste, não obstante seja falado por uma parcela de aproximadamente 13% de sua população, que é, hoje, de 1.506.909 pessoas. Além do português, o tétum é considerado idioma oficial do país asiático.
Para saber mais sobre Timor-Leste, clique aqui.
→ Macau (região administrativa especial)

Macau é uma região administrativa especial (RAE) ligada ao território da China e localizada no sul do país, onde é banhada pelo Oceano Pacífico. A região onde fica Macau foi ocupada pelos portugueses em meados do século XVI no que era para ser um período curto de tempo, mas que acabou se prolongando devido à proteção militar que era exercida sobre aquela área. Ao final do século XIX, Portugal e China assinaram um acordo para ratificar o governo português sobre a área, tornando Macau uma província portuguesa em 1951. O território assim permaneceu até 1999, quando foi novamente integrado à China como uma RAE.
Devido ao longo período de administração portuguesa, a língua ibérica foi definida como uma das línguas oficiais de Macau junto com o mandarim. No entanto, uma parcela pequena da população desse território fala o idioma (1%), e Macau não integra a CPLP.
Para saber mais sobre Macau, clique aqui.
Quantas pessoas falam português no mundo?
A língua portuguesa é falada por 265 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com dados da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para o ano de 2024. O português é um dos idiomas de maior abrangência internacional, sendo falado principalmente nos países e territórios do hemisfério sul.

O Brasil reúne, atualmente, a maior população falante desse idioma em todo o mundo: sua população de 203.080.756 pessoas tem o português como primeira língua, o que representa 76,6% de toda a comunidade lusófona. Assim como a maioria dos outros países mencionados, o idioma foi introduzido no Brasil a partir da colonização portuguesa, que teve início no século XVI e que se estendeu até 1889. Muito embora existam outras línguas faladas no território brasileiro, incluindo aquelas faladas pelos povos indígenas, o português é a única língua oficial do Brasil.
Fontes
CIA. The World Factbook. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/.
COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP). Disponível em: https://www.cplp.org/id-2597.aspx.
UNESCO. World Portuguese Language Day. UNESCO, [s.d.]. Disponível em: https://www.unesco.org/en/days/portuguese-language.
UNGEGN. Divisão dos Países de Língua Portuguesa (DPLP). Disponível em: https://dplpng.ibge.gov.br/.