Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Migração externa no Brasil

Geografia do Brasil

Migração externa refere-se à saída de habitantes de seu país de origem para outras regiões.
Os Estados Unidos é um país que atrai muitos imigrantes.
Os Estados Unidos é um país que atrai muitos imigrantes.
PUBLICIDADE

Migrações externas correspondem a todo fluxo populacional que se desloca do Brasil ou de outras nações em direção a diversos países, especialmente os desenvolvidos. O conceito de migração segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) está ligado à mobilidade de pessoas que ocorre no espaço geográfico entre distintos lugares, quando um indivíduo se fixa em determinado território.

A cada ano, muitos brasileiros saem do país em direção às áreas de atração na esperança de encontrar novas oportunidades e perspectivas para alcançar uma melhor qualidade de vida. Geralmente, essas pessoas buscam isso em países desenvolvidos, especialmente nos Estados Unidos, Japão, Canadá e, recentemente, em países vizinhos, tais como Paraguai, Uruguai, Venezuela e outros. Apesar da grande expectativa gerada, muitos se frustram e não conseguem alcançar seus objetivos.

A migração externa altera o número de habitantes dos países envolvidos no fluxo, uma vez que o país de origem do migrante perde em número de população, enquanto o país de destino cresce em número de habitantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O deslocamento de saída de um brasileiro é denominado de emigração, nesse caso o Brasil é considerado como uma área de repulsão ou refluxo. A entrada de pessoas no Brasil com a intenção de fixar-se definitivamente é denominada de imigração, e o país em questão é tido como uma área de atração ou afluxo.

Diante desses conceitos, verifica-se que uma pessoa é ao mesmo tempo um imigrante, pois está fora de seu país de origem, e emigrante, por ter deixado esse mesmo país de origem.

A emigração é produto de vários fatores, como guerras, conflitos civis, catástrofes ambientais, embora os motivos principais sejam as questões ligadas aos problemas econômicos e sociais de uma determinada população.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Migração externa no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-externa-no-brasil.htm. Acesso em 24 de setembro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Os fatores explicativos para a debandada dos japoneses para outras partes do mundo.
Conheça a história de ocupação da região Sul e as consequências das migrações europeias que ocorreram durante o século XIX.
Você sabe quantas pessoas são consideradas imigrantes hoje em dia? Leia nosso texto sobre imigração e descubra esse e outros fatos a respeito desse processo.
A imigração ilegal é um fenômeno visto como grave problema para alguns países. Entenda mais clicando aqui!
Conheça as principais características do processo de imigração no Brasil!
Você sabe o que é migração? Leia nosso texto e aprenda sobre esse fenômeno demográfico. Entenda suas causas e as atuais tendências migratórias no Brasil.
Clique aqui e entenda o que é uma migração pendular, ou diária!
Você já ouviu falar de migração de cérebros? E migração de pensadores ou profissionais com alta qualificação? Clique aqui e entenda!
Conheça os principais fatores que desencadeiam a migração interna no Brasil.
O deslocamento da população, a industrialização do sudeste, a migração nordestina, o que favoreceu a vinda de estrangeiros.