O Brasil é considerado um país industrializado, ao mesmo tempo em que ocupa um dos primeiros lugares em produção agrícola e pecuária.
A pecuária exerce uma grande relevância nas exportações brasileiras, além de abastecer o mercado interno. É uma atividade econômica desenvolvida em áreas rurais que consiste na criação de animais (como o gado) com o objetivo de comercializá-los, suprindo assim as necessidades da família do criador.
No caso dos bovinos, além da carne, são extraídas outras matérias-primas, como o couro (produção de calçados), pele (vestuário), ossos (fabricar botões) e muitos outros.
Fundamentalmente, a atividade em foco é ligada à criação de gado (bovinos), embora seja considerada também a produção de suínos, aves, equinos, ovinos, bufalinos. Esse ramo tem como responsabilidade principal disponibilizar para o mercado alimentos como carne, leite e ovos, base da dieta humana.
Essa atividade está dividida em dois tipos, a pecuária de corte e de leite, ambas podem ser desenvolvidas de duas formas, a pecuária intensiva e a extensiva.
Pecuária de corte consiste na criação de animais com o objetivo de fornecer carne. Na produção extensiva, os animais são criados soltos em grandes áreas, alimentam-se de pastagens e não recebem maiores cuidados, em contrapartida, na intensiva, os animais são manejados em pequenos recintos com dieta à base de rações balanceadas específicas para engorda ou leite. A pecuária de leite está ligada à produção leiteira e derivados.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
FREITAS, Eduardo de. "Pecuária brasileira"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/pecuaria.htm. Acesso em 18 de janeiro de 2021.
(UEL-PR)
No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na
a) ocupação das áreas litorâneas
b) expulsão do assalariado do campo
c) formação e exploração dos minifúndios
d) fixação do escravo na agricultura
e) expansão para o interior
(UEL-PR)
Na questão a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.
Sobre a pecuária na vida brasileira durante o Período Colonial, é correto afirmar que:
01. No século XVIII, a pecuária no Sul do Brasil não teve qualquer relação com o surto minerador das Minas Gerais.
02. A atividade pecuária foi muito importante para a expansão do território brasileiro.
04. Era realizada desde o século XVI na costa nordestina, coexistindo lado a lado com a produção açucareira.
08. Graças à pecuária, a existência de carne e leite no Sertão nordestino amenizava a dura vida dos sertanejos, e o couro lhes era matéria-prima fundamental.
16. Cidades como feira de Santana, na Bahia, e Sorocaba, em São Paulo, eram importantes centros de comercialização de gado.
32. No Rio Grande do Sul, o charque tornou-se grande fonte de renda.
Mais Questões