As migrações atuais no Brasil obedecem, sobretudo, a fatores econômicos.
PUBLICIDADE
As migrações internas são os fluxos migratórios realizados dentro do território nacional e, geralmente, estão associadas a fatores econômicos e sociais. Por isso, para compreender as dinâmicas dos movimentos populacionais internos, é preciso considerar que as zonas em fase de crescimento econômico, em geral, costumam receber um maior quantitativo de pessoas.
Foi assim durante toda a história do Brasil. A concentração populacional sempre ocorreu nas regiões onde se situavam as atividades produtivas: no ciclo da economia da cana-de-açúcar, no Nordeste, durante o período colonial; no Sul, durante a expansão da pecuária; no período da mineração no Centro-Oeste e em Minas Gerais; na região Norte, durante o surto da borracha no final do século XIX e início do século XX; na produção cafeeira na região Sudeste também ao final do século XIX, entre outros.
No entanto, desde a década de 1930 que os fluxos migratórios passaram a obedecer ao ritmo da industrialização. O que colaborou para as migrações rural-urbanas – também chamadas de êxodo rural – e para a intensificação das migrações em direção à região Sudeste do país, principalmente oriundas da região Nordeste.
O quadro atual das migrações no Brasil, no entanto, parece apresentar o esgotamento dessa migração em massa. Com os centros urbanos – sobretudo Rio de Janeiro e São Paulo – completamente saturados e repletos de problemas sociais, não há mais um grande atrativo nessas cidades para a recepção de novos migrantes. Além disso, há em processo uma desconcentração industrial no país, o que vem colaborando para um gradativo reordenamento dos fluxos migratórios.
Dessa forma, a região Nordeste – antes a principal origem das migrações internas – apresentou um saldo positivo em relação ao número de pessoas que imigraram ao número de pessoas que emigraram durante a primeira década do século XXI.
Assim, segundo o Censo do IBGE de 2010, essa foi a única região a apresentar um saldo positivo de migrantes nos últimos anos. As regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, segundo os mesmos dados, permaneceram praticamente estáveis e a região Sudeste tornou-se a grande “exportadora” de pessoas.
Essa configuração representa, além da descentralização industrial brasileira, o retorno da população de outras regiões que havia se instalado no Sudeste. Esse retorno, em geral, não representa uma opção, mas uma condição. Ele é resultante das péssimas condições de vida que boa parte dessas pessoas que migraram para essa região até o final do século XX encontrou, além da escassez de empregos e das relações de racismos regionais.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
PENA, Rodolfo F. Alves. "Migrações atuais no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-migracao-atual-no-brasil.htm. Acesso em 12 de agosto de 2022.
Você sabe quantas pessoas são consideradas imigrantes hoje em dia? Leia nosso...
Confira as principais questões em debate sobre a crescente onda de imigrações...
Você sabe o que é migração? Leia nosso texto e aprenda sobre esse fenômeno...
Entenda por que ocorre a migração externa no Brasil.
Conheça os principais fatores que desencadeiam a migração interna no Brasil.
Saiba o que são migrações internas e suas principais modalidades
Acompanhe uma análise das correntes migratórias que se dirigiram para o Brasil...
As migrações inter-regionais mais importantes que ocorreram no Brasil, enfatizando...
Entender como funciona o nosso sistema eleitoral é de extrema importância. Leia!
Afinal, quais os motivos que levaram a Rússia a invadir o território ucraniano?
Tire um tempo para conhecer as funções do presidente da República
O território da Crimeia foi disputado por dois países. Descubra quais!
Votar é cooperar para a manutenção da democracia. Entenda!
PUBLICIDADE
É inegável que as redes sociais hoje fazem parte do dia-a-dia de grande parte da população. Mas...
Nessa aula aprenderemos que em uma expressão numérica resolvemos primeiro a multiplicação,...
Nesta aula, trouxemos uma análise de um texto produzido para o banco de...