Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Brasil, populoso e despovoado

Geografia do Brasil

A população do Brasil é distribuída de maneira irregular no território nacional.
Nos centros urbanos há grande concentração de pessoas
Nos centros urbanos há grande concentração de pessoas
PUBLICIDADE

O Brasil possui um território de grandes dimensões, colocando-se como um dos maiores do mundo, além de ser um dos mais populosos, pois totaliza 190.755.799 habitantes, no entanto, é despovoado em se tratando de densidade demográfica, somente 22,4 hab/km².

Para conhecer o número de habitantes no Brasil é necessária a realização do censo, que é a coleta de dados estatísticos sobre o número de habitantes de uma cidade e que ao serem somados são obtidos os resultados nacionais.

O primeiro censo brasileiro foi realizado pela Repartição de Estatística em 1872, através da ordem do Imperador D. Pedro II, no qual foi feito o levantamento do número de habitantes oficial. Desse período até o ano de 1940, o recenseamento era realizado a cada vinte anos, a partir dessa data o processo passou a ser executado a cada dez anos.

Para analisar a realidade da população quanto ao contexto de populoso e povoado, é preciso conhecer o significado de cada conceito. Populoso, ou população absoluta, corresponde à soma de habitantes de um determinado lugar, desconsiderando a relação de espaço que habita. Já o conceito de povoado corresponde à ligação direta entre o número de habitantes e as áreas geográficas ou espaço habitado, é assim que se estabelece a densidade demográfica, ou seja, a quantidade de pessoas por km², denominada de população relativa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A população do Brasil está distribuída de forma irregular no território, no Sudeste, por exemplo, a densidade demográfica é de 87 hab/km², em contrapartida, a região Norte contabiliza 4,1 habitantes por km².

De forma geral, os centros urbanos concentram a maioria da população, geralmente são grandes cidades localizadas ao longo do litoral brasileiro, lugar por onde iniciou o processo de colonização portuguesa, as atividades econômicas e também o processo de urbanização.

 

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Brasil, populoso e despovoado "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/brasil-populoso-despovoado.htm. Acesso em 28 de outubro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

O Brasil é o quinto país mais populoso do planeta, no entanto, é considerado um país pouco povoado. Explique essa situação.

Questão 2

Diferencie o conceito de populoso e povoado.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Saiba mais sobre as características do território do Brasil - um país de dimensões continentais.
Em razão do grande crescimento da população brasileira, o país está entre os mais populosos do planeta.
Veja o que o crescimento do IDH brasileiro revela sobre a população do Brasil.
Veja alguns dados do IDH no Brasil e entenda as disparidades socioeconômicas entre os estados brasileiros.
Veja os dados referentes à população atual do Brasil.
Confira dados e as principais características da população brasileira.
Veja quais são as cidades do Brasil que merecem destaque.
Entenda por que o Brasil é considerado um país de dimensões continentais.