Brasil, populoso e despovoado

Geografia do Brasil

A população do Brasil é distribuída de maneira irregular no território nacional.
PUBLICIDADE

O Brasil possui um território de grandes dimensões, colocando-se como um dos maiores do mundo, além de ser um dos mais populosos, pois totaliza 190.755.799 habitantes, no entanto, é despovoado em se tratando de densidade demográfica, somente 22,4 hab/km².

Para conhecer o número de habitantes no Brasil é necessária a realização do censo, que é a coleta de dados estatísticos sobre o número de habitantes de uma cidade e que ao serem somados são obtidos os resultados nacionais.

O primeiro censo brasileiro foi realizado pela Repartição de Estatística em 1872, através da ordem do Imperador D. Pedro II, no qual foi feito o levantamento do número de habitantes oficial. Desse período até o ano de 1940, o recenseamento era realizado a cada vinte anos, a partir dessa data o processo passou a ser executado a cada dez anos.

Para analisar a realidade da população quanto ao contexto de populoso e povoado, é preciso conhecer o significado de cada conceito. Populoso, ou população absoluta, corresponde à soma de habitantes de um determinado lugar, desconsiderando a relação de espaço que habita. Já o conceito de povoado corresponde à ligação direta entre o número de habitantes e as áreas geográficas ou espaço habitado, é assim que se estabelece a densidade demográfica, ou seja, a quantidade de pessoas por km², denominada de população relativa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A população do Brasil está distribuída de forma irregular no território, no Sudeste, por exemplo, a densidade demográfica é de 87 hab/km², em contrapartida, a região Norte contabiliza 4,1 habitantes por km².

De forma geral, os centros urbanos concentram a maioria da população, geralmente são grandes cidades localizadas ao longo do litoral brasileiro, lugar por onde iniciou o processo de colonização portuguesa, as atividades econômicas e também o processo de urbanização.

 

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

 

Nos centros urbanos há grande concentração de pessoas
Nos centros urbanos há grande concentração de pessoas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Brasil, populoso e despovoado "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/brasil-populoso-despovoado.htm. Acesso em 27 de novembro de 2020.

Lista de Exercícios
Questão 1

O Brasil é o quinto país mais populoso do planeta, no entanto, é considerado um país pouco povoado. Explique essa situação.

Questão 2

Diferencie o conceito de populoso e povoado.

Mais Questões
O nível de saúde é um dos critérios utilizados para o cálculo do IDH.
Geografia do Brasil IDH no Brasil
O IDH avalia os alcances de todos os países em saúde, aquisição de conhecimento e qualidade de vida.
Geografia do Brasil Crescimento do IDH brasileiro
O território brasileiro apresenta dimensões de um continente.
Geografia do Brasil Brasil, país ou continente?
O Brasil detém a quinta maior população do mundo
Geografia do Brasil População Brasileira
Geografia do Brasil Área do Brasil
As estimativas são de que, em 2050, a população brasileira esteja em, aproximadamente, 260 milhões de pessoas.
Geografia do Brasil População Atual do Brasil
Brasília, a capital do Brasil¹
Geografia do Brasil Principais Cidades do Brasil