Topo
pesquisar

Complexo regional amazônico

Geografia do Brasil

As paisagens naturais e o clima quente e chuvoso são fatores característicos do Complexo regional Amazônico.
Complexo regional amazônico em destaque no mapa
Complexo regional amazônico em destaque no mapa
PUBLICIDADE

O Brasil é regionalizado de duas formas: em cinco regiões (Norte, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste) e em complexos regionais (Centro-Sul, Nordeste e Amazônia). Os grandes complexos regionais foram formados a partir de critérios socioeconômicos.

O complexo regional amazônico corresponde a cerca de 60% do território do país, onde vivem apenas 7% de toda população nacional, figurando como o menos povoado. Em razão de o número de população absoluta e relativa ser modesto, ocorreu um grande vazio demográfico, o que promoveu um isolamento da região em relação aos outros pontos do país, além de ter impedido maior desenvolvimento econômico. As paisagens naturais (floresta equatorial) e o clima (quente e chuvoso) são os fatores mais característicos desse complexo regional.

As atividades econômicas desenvolvidas no complexo regional amazônico durante muito tempo estiveram ligadas basicamente ao extrativismo vegetal e mineral (atividade primária), enquanto a produção industrial manteve-se estável durante muito tempo, ou seja, sem apresentação de crescimento significativo; o que prova a pouca participação dessa parte do país na produção industrial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir dos anos 80, a porção leste desse complexo regional conseguiu alcançar uma elevação nos índices de desenvolvimento e também de povoamento, proveniente da ocupação agropecuária e da intensificação de extração mineral. Porém, a maneira como esse processo está ocorrendo tem deixado um saldo negativo na região, especialmente no âmbito ambiental, pois a Floresta Amazônica tem sido destruída com o objetivo de servir uma minoria de pessoas.

A mineração tem ocupado um lugar de destaque, uma vez que existem importantes jazidas de minérios, como a Serra dos Carajás e Oriximiná. A produção agropecuária tem sido difundida na região, com a criação de gado e o cultivo de monoculturas, como a soja.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Complexo regional amazônico "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/complexo-regional-amazonico.htm. Acesso em 18 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola