Whatsapp

Complexo regional amazônico

Geografia do Brasil

As paisagens naturais e o clima quente e chuvoso são fatores característicos do Complexo regional Amazônico.
PUBLICIDADE

O Brasil é regionalizado de duas formas: em cinco regiões (Norte, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste) e em complexos regionais (Centro-Sul, Nordeste e Amazônia). Os grandes complexos regionais foram formados a partir de critérios socioeconômicos.

O complexo regional amazônico corresponde a cerca de 60% do território do país, onde vivem apenas 7% de toda população nacional, figurando como o menos povoado. Em razão de o número de população absoluta e relativa ser modesto, ocorreu um grande vazio demográfico, o que promoveu um isolamento da região em relação aos outros pontos do país, além de ter impedido maior desenvolvimento econômico. As paisagens naturais (floresta equatorial) e o clima (quente e chuvoso) são os fatores mais característicos desse complexo regional.

As atividades econômicas desenvolvidas no complexo regional amazônico durante muito tempo estiveram ligadas basicamente ao extrativismo vegetal e mineral (atividade primária), enquanto a produção industrial manteve-se estável durante muito tempo, ou seja, sem apresentação de crescimento significativo; o que prova a pouca participação dessa parte do país na produção industrial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir dos anos 80, a porção leste desse complexo regional conseguiu alcançar uma elevação nos índices de desenvolvimento e também de povoamento, proveniente da ocupação agropecuária e da intensificação de extração mineral. Porém, a maneira como esse processo está ocorrendo tem deixado um saldo negativo na região, especialmente no âmbito ambiental, pois a Floresta Amazônica tem sido destruída com o objetivo de servir uma minoria de pessoas.

A mineração tem ocupado um lugar de destaque, uma vez que existem importantes jazidas de minérios, como a Serra dos Carajás e Oriximiná. A produção agropecuária tem sido difundida na região, com a criação de gado e o cultivo de monoculturas, como a soja.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Complexo regional amazônico em destaque no mapa
Complexo regional amazônico em destaque no mapa

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Complexo regional amazônico "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/complexo-regional-amazonico.htm. Acesso em 01 de março de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça as principais características do Complexo regional do Centro-Sul.
Saiba mais sobre o desmatamento da Amazônia. Veja como essa prática desenvolveu-se nos últimos 30 anos e quais suas principais causas e também consequências.
Conheça mais sobre a Amazônia e as particularidades sobre sua vegetação, fauna, flora, hidrografia, clima e relevo. Saiba também sobre o desmatamento no bioma.
Uma parte do Brasil que abrange uma das maiores florestas do mundo
Aspectos naturais do Estado do Amazonas, Aspectos do clima do Estado do Amazonas, Aspectos do relevo do Estado do Amazonas, Aspectos da vegetação do Estado do Amazonas, Aspectos da hidrografia do Estado do Amazonas.
Aspectos da população do Amazonas, O número de habitantes do Estado do Amazonas, A capital do Estado do Amazonas e número de habitantes, A estrutura etária do Estado do Amazonas, A estrutura por sexo do Estado do Amazonas, A estrutura por raça no Estado d
Conheça quais são as atividades de destaque da economia do Amazonas.
Veja as características do Rio Amazonas, o rio que possui a maior vazão de água do mundo.
Veja o que está sendo feito na tentativa de reduzir o desmatamento na Amazônia.
A cronologia da ocupação e destruição da Amazônia.