Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Turismo no Brasil

O turismo no Brasil é uma atividade econômica que apresenta enorme potencial de desenvolvimento, o que se deve à diversidade cultural e paisagística do país.

Turistas na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, um dos principais focos do turismo no Brasil.
O turismo tem adquirido cada vez mais importância para a economia do Brasil.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O turismo no Brasil é uma atividade econômica responsável pela geração de empregos e pelo intenso dinamismo do setor terciário, uma vez que movimenta uma série de serviços como transporte, alimentação e hospedagem. As paisagens naturais e a diversidade cultural são os principais atrativos turísticos do Brasil, embora problemas estruturais e infraestruturais tornem o desenvolvimento do setor mais lento. Entre os destinos mais procurados estão Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Florianópolis e São Paulo.

Entre 2020 e 2022, a pandemia de covid-19 afetou duramente as atividades turísticas, que já veem os números subindo novamente e projetam um crescimento significativo para os anos seguintes. É interessante notar que, antes disso, o país chegou a receber mais de 6 milhões de visitantes por ano. O trabalho para a retomada plena do setor conta com vários órgãos da esfera privada e pública, com destaque para o Ministério do Turismo (MTur), que é parte do governo federal do Brasil desde 2003.

Leia também: Cristo Redentor — a história de um dos principais destinos turísticos do Brasil

Tópicos deste artigo

Resumo sobre turismo no Brasil

  • Turismo é o ato de se deslocar do seu ambiente familiar a outro local temporariamente por motivos pessoais ou a trabalho. Inclui o percurso de ida e volta, as atividades realizadas no destino e os gastos efetuados nesse período.

  • O turismo no Brasil é marcado por importantes atrativos, como as belezas naturais e a diversidade cultural do país.

  • O turismo de lazer, o turismo cultural, o ecoturismo, o turismo religioso, o turismo de saúde e o turismo de negócios estão entre os tipos de turismo mais praticados no Brasil.

  • Em 2019 mais de 6 milhões de pessoas vieram de outros lugares do mundo para o Brasil na condição de turistas. Com a pandemia de covid-19, esse valor caiu para a metade em 2022.

  • Estima-se a plena recuperação do setor de turismo no Brasil em 2023, com receita equivalente a quase 8% do PIB nacional.

  • Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Salvador (BA) e o Jalapão (TO) são alguns dos lugares turísticos do Brasil.

  • Problemas como a falta de segurança, a violência urbana, a infraestrutura precária e a barreira linguística afetam a demanda por turismo no Brasil.

  • O Ministério do Turismo (MTur) é o órgão do governo federal que tem como finalidade incentivar, promover e fiscalizar o turismo no Brasil.

  • O turismo no Brasil é importante para a cultura, para a geração de empregos, para o dinamismo econômico e para a atração de maiores investimentos no país e nas diversas regiões e cidades turísticas do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é turismo?

Turismo é uma atividade econômica caracterizada pelo deslocamento de uma pessoa ou de um grupo de pessoas de seu ambiente familiar em direção a outra localidade (cidade, estado ou país) com o objetivo de satisfazer necessidades pessoais ou de negócios. Essas necessidades pessoais correspondem ao descanso, ao lazer, a questões de saúde, à religião e outras motivações. Para além do deslocamento propriamente dito, o turismo engloba também todas as atividades, passeios, serviços e os gastos que são realizados no percurso e no lugar de destino.

A definição acima apresentada vai de encontro ao entendimento do que é o turismo pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que é a agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU). Saiba mais sobre o que é turismo clicando aqui.

Características do turismo no Brasil

O Brasil é um dos maiores e mais populosos países, dotado de belezas naturais que se tornaram o cartão-postal do país e atraem a visita de pessoas de todos os lugares do mundo, sem contar o turismo doméstico. A população do país, a enorme diversidade cultural que é encontrada no território brasileiro e as festas populares que são realizadas em diferentes épocas do ano e em várias regiões do Brasil, como o Carnaval, o Festival de Parintins e o São João, são igualmente atrativos para os visitantes nacionais e internacionais.

Embora o país apresente um enorme potencial turístico, ele não integra a lista dos destinos mais procurados do mundo. O país é, hoje, o terceiro mais visitado da América Latina e o sexto de todo o continente americano, ficando atrás de destinos como o México e a Argentina.

Ainda que o turismo internacional tenha apresentado crescimento muito recente no Brasil, a principal forma de turismo que acontece é o turismo doméstico, que é aquele realizado pelas pessoas do próprio país dentro das fronteiras territoriais brasileiras. Além disso, dados mais recentes divulgados pelo IBGE mostram que o turismo no Brasil é caracterizado pelas viagens de curta duração, especialmente quando as viagens são feitas por motivos que não envolvem trabalho ou negócios.

Tipos de turismo no Brasil

A atividade turística pode ser categorizada em diferentes tipos, e não somente em turismo doméstico e turismo internacional. Os principais tipos de turismo que são identificados no Brasil são os seguintes:

  • Turismo de lazer ou recreação: é a forma de turismo mais praticada no Brasil, confundindo-se também com o turismo cultural. Realizado tanto pelos visitantes internacionais quanto pelos visitantes domésticos, que buscam lugares para se divertir e descansar em outras partes do país. Destinos como o Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Fernando de Noronha (PE) e Maragogi (AL) estão entre os principais.

  • Turismo cultural: é a forma de turismo realizada com o propósito de se entrar em contato com uma nova cultura ou descobrir os aspectos culturais de determinada região, cidade ou estado. Em lugares históricos como Ouro Preto (MG) e Paraty (RJ), por exemplo, é possível conhecer um pouco do passado colonial e imperial do Brasil entrando em contato com a arte, com a arquitetura e com lugares que foram levantados nesse período.

  • Ecoturismo: é o tipo de turismo que tem ganhado cada vez mais adeptos no país, visa a exploração sustentável dos ambientes naturais, parques ecológicos e paisagens. Destinos para essa prática não faltam no Brasil, como o Pantanal, a Amazônia, a Chapada Diamantina (BA), a Chapada dos Veadeiros (GO), Bonito (MS) e Lençóis Maranhenses, por exemplo.

  • Turismo religioso: é o tipo de turismo praticado por fiéis com a finalidade de peregrinação religiosa ou visita a templos e festividades. O Círio de Nazaré, em Belém (PA), a Lavagem do Bonfim (BA) e cidades como Aparecida do Norte (SP) e Trindade (GO) são exemplos de celebrações e cidades, respectivamente, que atraem muitos turistas com esse propósito.

  • Turismo de saúde: é a forma de turismo realizada em decorrência de tratamentos de saúde e consultas médicas. Muito comum em grandes centros urbanos que apresentam hospitais especializados em algum tipo de enfermidade ou área médica, clínicas e centros de recuperação.

  • Turismo de negócios: é o tipo de turismo praticado com a finalidade de fechar contratos de investimento, de trabalho, participar de reuniões de trabalho, trocas comerciais e outros propósitos relacionados com o mundo das finanças e dos negócios. Comum em grandes centros financeiros e políticos, como São Paulo (SP) e Brasília (DF), por exemplo.

Dados do turismo no Brasil

A pandemia de covid-19 afetou duramente o setor de serviços no Brasil, em especial as atividades turísticas. Isso aconteceu por conta das medidas de isolamento e das restrições a entradas e saídas que foram impostas em todo o mundo, o que diminuiu consideravelmente o fluxo de turistas que chegavam e que partiam do país. Internamente, a atividade arrefeceu em decorrência do espalhamento da doença pelo território nacional e também pelas medidas de quarentena. A recuperação do setor tem acontecido gradualmente desde 2022.

Entre 2018 e 2019, o Brasil recebeu cerca de 6 milhões de turistas estrangeiros por ano, os quais vieram principalmente por via aérea, conforme mostram dados do Ministério do Turismo. A maior parcela desses visitantes eram oriundos dos países vizinhos, isto é, dos países da América do Sul, com destaque para a Argentina. O período entre 2020 e 2021 foi marcado pela pandemia, e em 2022 o Brasil recebeu apenas 3,6 milhões de turistas estrangeiros, metade da média anterior.

Acredita-se que o ano de 2023 seja o ano da retomada definitiva do setor, tendo em vista que somente nos três primeiros meses o Brasil já havia recebido mais de 2,3 milhões de turistas estrangeiros. A renda que o movimento pode arrecadar é de 7,8% do PIB nacional, indicando um aumento significativo com relação aos períodos precedentes.

Considerando os dados da OMT e do Ministério do Turismo, temos que os dez países que mais enviam turistas para o Brasil são os seguintes:

  1. Argentina;

  2. Estados Unidos;

  3. Chile;

  4. Paraguai;

  5. Uruguai;

  6. França;

  7. Itália;

  8. Reino Unido;

  9. Espanha;

  10. Portugal.

Lugares turísticos do Brasil

Rio de Janeiro (RJ)

Vista do Cristo Redentor no Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro, o principal foco do turismo no Brasil.
Cartão-postal do país, a cidade do Rio de Janeiro é o principal destino procurado pelos visitantes estrangeiros. [1]

Florianópolis (SC)

Vista aérea da cidade de Florianópolis, na cidade de Santa Catarina, um dos focos do turismo no Brasil.
A capital do estado de Santa Catarina é uma das cidades mais visitadas do Brasil.

Salvador (BA)

Vista aérea da cidade de Salvador, na Bahia, um dos focos do turismo no Brasil.
Primeira capital do Brasil, Salvador abriga uma enorme riqueza natural e cultural.

Foz do Iguaçu (PR)

Quedas d'água das Cataratas do Iguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, um dos focos do turismo no Brasil.
A beleza e a opulência das Cataratas do Iguaçu atrai milhares de turistas para a cidade paranaense de Foz do Iguaçu.

Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul)

Vitórias-régias em uma paisagem natural do Pantanal, um dos focos do turismo no Brasil.
A paisagem natural desse bioma, o Pantanal, atrai turistas do Brasil e do mundo.

Ouro Preto (MG)

Vista aérea da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, um dos focos do turismo no Brasil.
Ouro Preto é uma cidade histórica que tem grande importância para a preservação da história do Brasil. [2]

Parque Estadual do Jalapão (TO)

Vista superior de uma área do Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins, um dos focos do turismo no Brasil.
O Parque Estadual do Jalapão é uma unidade de conservação fundamental para a manutenção do equilíbrio natural e ecossistêmico da região Norte do país.

Maragogi (AL)

Redes de descanso na Praia de Antunes, na cidade de Maragogi, em Alagoas, um dos focos do turismo no Brasil.
As belezas naturais de Maragogi atraem milhares de turistas para o estado de Alagoas, principalmente no verão. [3]

São Paulo (SP)

Fachada do Museu de Arte de São Paulo, na cidade de São Paulo, um dos focos do turismo no Brasil.
Uma das duas cidades globais do Brasil, São Paulo é muito requisitada em várias modalidades de turismo, como lazer, negócios e saúde. [4]

Problemas do turismo no Brasil

O Brasil é um país com um imenso potencial para o turismo, por motivos muito variados que vão desde as paisagens naturais do país até as manifestações culturais típicas da população brasileira. Entretanto, existem alguns problemas estruturais no Brasil que afetam o turismo no país, como a violência urbana, a falta de segurança de um modo geral, a precariedade dos transportes e dos demais serviços atrelados ao turismo.

A distância para com os principais centros emissores de turistas do mundo e o idioma falado no Brasil, que representa uma barreira linguística para muitos estrangeiros, é, também, um ponto que impede o maior desenvolvimento do setor no país, conforme explica a professora Mariana Aldrigui Carvalho em reportagem do Jornal da USP|1|. A maneira como o Brasil é visto no exterior e a forma como as relações diplomáticas são estabelecidas podem, igualmente, minar a entrada de visitantes internacionais no país.

Ministério do Turismo no Brasil

O Ministério do Turismo (MTur) é o órgão do governo federal que tem como principais finalidades:

  • desenvolvimento de políticas nacionais que pensem no turismo enquanto uma atividade econômica sustentável que afeta de maneira direta e indireta a geração de empregos e os investimentos que ingressam no território nacional;

  • incentivo ao empreendedorismo no setor e o incentivo à prática do turismo;

  • promoção do turismo no Brasil interna e externamente;

  • fiscalização dos empreendimentos e dos serviços realizados no setor de turismo no país.

O MTur foi criado no ano de 2003 por meio de uma medida provisória e oficializado, no mesmo ano, pela Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, referente à organização ministerial do país.

Importância do turismo no Brasil

Além de possuir grande importância cultural, o turismo no Brasil é uma atividade de grande relevância para a economia do país, haja vista a receita que todos os serviços atrelados a ele geram para o território nacional. Soma-se a isso a geração de empregos em setores variados, como transporte, hospedagem e alimentação, que o crescimento do turismo ocasiona no Brasil, tornando dinâmica também a economia do circuito inferior, que compreende o comércio e os estabelecimentos localizados.

A infraestrutura que atende a população pode receber melhorias por causa do turismo, como o asfaltamento de vias, a iluminação das ruas e o incremento de segurança pública, o que acontece em áreas em que há o incentivo a essa atividade.

Veja também: 8 de maio — Dia Nacional do Turismo

História do turismo no Brasil

O turismo é uma atividade muito antiga no Brasil e que se desenvolve desde quando o país ainda mantinha vínculos coloniais com Portugal. Com o surgimento da propaganda, a promoção do Brasil enquanto destino turístico ganhou forças e passou por diversas fases desde a década de 1930 até a década de 1970, o que se intensificou com incremento dos serviços de infraestrutura no território nacional e com o estabelecimento, em 1966, da Embratur, que é a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.

A regulamentação do turismo no país também começou na década de 1970, e a importância dessa atividade para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios e dos estados foi destacado na Constituição Federal de 1988.

O final do século XX foi um período de bastante instabilidade política e econômica do Brasil, afetando as atividades relacionadas ao turismo. O cenário econômico fez com que, apesar da intensa entrada de turistas estrangeiros no país, as receitas ficassem muito abaixo das despesas geradas nesse setor|2|. De acordo com o Banco Mundial, o número de turistas saltou de 1,9 milhão em 1995 para 4,8 milhões apenas dois anos mais tarde.

Nos anos 2000, o Brasil começou a receber mais de 5 milhões de turistas ao ano, com queda em 2002 e rápida recuperação nos períodos posteriores, principalmente a partir de 2003. Foi no ano de 2003 que o MTur foi oficialmente instalado no país, ficando responsável por cuidar exclusivamente de questões atreladas ao turismo. Suas atribuições se mantêm, e hoje, entre suas missões, está a promoção de um turismo sustentável e mais inclusivo.

Curiosidades do turismo no Brasil

  • Nos primeiros quatro meses de 2023, o turismo representou um ingresso de mais de 10 bilhões de dólares na economia brasileira.

  • São Paulo, Minas Gerais e Bahia foram os principais estados de destino dos turistas domésticos do Brasil em 2021, segundo o IBGE.

  • O Carnaval é a festa popular brasileira que mais atrai a visita de turistas estrangeiros.

  • 75% dos domicílios brasileiros considerados na Pnad do IBGE têm pelo menos uma pessoa que realizou uma viagem no ano de 2021.

  • O lazer e a visita a parentes e amigos são as principais causas de turismo dos brasileiros.

Notas

|1| JR., Ferraz; NAZAR, Susanna. Problemas estruturais afastam turistas do Brasil. Jornal da USP, 15 jun. 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/problemas-estruturais-afastam-turistas-do-brasil/.

|2| OLIVEIRA, F. M. de. As políticas de turismo no Brasil nos anos noventa. Revista Turismo em Análise, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 177-200, 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14149.

Créditos de imagem

[1] Iurii Dzivinskyi / Shutterstock

[2] Alexandre Siqueira / Shutterstock

[3] Cacio Murilo / Shutterstock

[4] xm4thx / Shutterstock

Fontes

CGDI/SGE/SE/MTur. Dados & Informações do Turismo no Brasil: O Turista internacional no Brasil. Ano 1, 1ª edição, 2021. Disponível em: http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/2016-02-04-11-54-03/demanda-tur%C3%Adstica-internacional.html.

EMBRATUR. Em apenas quatro meses, Brasil recebe 75% dos turistas estrangeiros de todo o ano de 2022. Embratur, 2023. Disponível em: https://embratur.com.br/2023/06/02/em-apenas-quatro-meses-brasil-recebe-75-dos-turistas-estrangeiros-de-todo-o-ano-de-2022/.

GOVERNO DO BRASIL. Serviços e informações do Brasil: Ministério do Turismo (Mtur), [s.d.]. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/orgaos/ministerio-do-turismo.

IBGE. Turismo 2020-2021. IBGE: Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios (PNAD), 2022. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101954.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Competências. Ministério do Turismo, [s.d.]. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/competencias.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo será responsável por quase 8 milhões de empregos e 7,8% do PIB do Brasil em 2023, indica WTTC. Ministério do Turismo, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/viagens-e-turismo/2023/05/gastos-de-estrangeiros-no-brasil-crescem-14-7-em-abril.

SUZUKI, Shin. 4 fatores que impedem que Brasil vire potência no turismo apesar do potencial. BBC News Brasil, 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63671736.

UNWTO. Glossary of tourism terms. UNWTO, [s.d.]. Disponível em: https://www.unwto.org/glossary-tourism-terms.

World Tourism Organization. Disponível em: https://www.unwto.org/.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Turismo no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/o-turismo-no-brasil.htm. Acesso em 05 de março de 2024.

De estudante para estudante