Topo
pesquisar

Homicídios no Brasil

Geografia do Brasil

Os casos de homicídios dolosos são frequentes e sustentam o maior índice de mortes por arma de fogo no Brasil.
O Brasil é o país com o maior número de mortes com a utilização de arma de fogo por habitantes.
O Brasil é o país com o maior número de mortes com a utilização de arma de fogo por habitantes.
PUBLICIDADE

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior índice de mortes por arma de fogo por habitantes. Essa média é obtida através da quantidade de homicídios em relação a cada 100 mil habitantes. Em 2008, o Ministério da Justiça divulgou o Mapa da Violência dos municípios brasileiros, que registrou 19,3 homicídios dolosos (com intenção de matar) para 100 mil habitantes.

O Brasil apresenta altas taxas de criminalidade. Somente em 2007 foram registradas 41.547 mortes decorrentes de crimes de homicídio doloso, de roubo seguido de morte e de lesões seguidas de morte.

Confira a distribuição por região dos homicídios dolosos em território brasileiro:

Região Sudeste: 36,4%

Região Nordeste: 34,9%

Região Sul: 12%.

Região Norte: 8,9%.

Região Centro-Oeste: 7,8%.

Portanto, a Região Sudeste apresenta o maior percentual de homicídios no Brasil, sendo que o índice do Rio de Janeiro (39 homicídios por 100 mil habitantes) e do Espírito Santo (37,3 homicídios por 100 mil habitantes) são dois dos mais elevados do país.

A Região Nordeste também se destaca (negativamente) nesse cenário de violência. O estado de Pernambuco apresenta o maior índice de homicídio doloso do Brasil – 42,4 homicídios por 100 mil habitantes – média que faz do estado um dos mais violentos do mundo. Com 35,8 homicídios por 100 mil habitantes, Alagoas contribui para esse elevado índice de homicídio no Nordeste.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Norte do Brasil possui a segunda menor média de homicídios do país. Entretanto, o estado do Pará apresenta o quinto maior índice brasileiro de homicídios dolosos: 32,2. Roraima, por sua vez, com média de 11,8 homicídios por 100 mil habitantes, é um dos estados menos violentos do país.

Mato Grosso é o estado do Centro-Oeste com a maior média de homicídios (28,3 homicídios/100 mil habitantes). O Distrito Federal apresenta média superior à nacional: 22,1.

No Sul, o destaque é o estado de Santa Catarina, que possui o menor índice de homicídios entre os estados do Brasil – 7,1 homicídios por 100 mil habitantes. Outro destaque (positivo) é o estado do Piauí, localizado na Região Nordeste, cuja média é de 9,3 (segunda melhor do país).

Políticas públicas de segurança devem ser desenvolvidas para reduzir esses índices de homicídios que fazem do Brasil o país com o maior número de mortes com a utilização de arma de fogo por habitantes.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Homicídios no Brasil "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/homicidios-no-brasil.htm. Acesso em 22 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola