Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Recursos Animais

Os recursos animais do Brasil estão entre os mais diversificados do mundo. O desmatamento e a poluição, no entanto, podem fazê-los desaparecer.

No Brasil, há uma abundância de espécies anmais espalhadas por todo o território.
No Brasil, há uma abundância de espécies anmais espalhadas por todo o território.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os recursos animais do Brasil, também conhecidos como fauna, são os mais diversificados do mundo. Há uma abundância de espécies espalhadas por todo o território. Cada animal é adaptado a certo tipo de clima, relevo e vegetação, ou seja, a determinado ecossistema. Entretanto, nos últimos anos, essa abundância vem sendo extinta graças ao desmatamento das florestas, poluição dos rios, biopirataria e caça predatória.

Dentre as principais espécies encontradas em território brasileiro, temos os mamíferos, as aves, os répteis e os peixes.

Mamíferos: o Brasil abriga a maior diversidade de mamíferos do planeta, com cerca de 500 espécies catalogadas, porém aproximadamente 66 dessas espécies estão em risco de extinção. Os mamíferos podem ser encontrados em ambientes campestres, nos cerrados e em mata fechada, mas estão concentrados principalmente na região amazônica.

Aves: o território brasileiro abriga a maior diversidade de aves da América do Sul, com aproximadamente 1600 espécies catalogadas. Mais da metade dessas espécies está concentrada no Cerrado brasileiro, sendo também esse bioma a região mais afetada com extinção das aves.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Répteis: o Brasil é o quarto país no ranking de espécies de répteis, com cerca de 640 espécies catalogadas, principalmente serpentes e lagartos. Em todos os ecossistemas encontramos diversas espécies de répteis, em especial na região amazônica. Esse é o grupo menos ameaçado de extinção no país – representa apenas 3% do total de espécies ameaçadas.

Peixes: em relação aos peixes, no Brasil são encontradas mais de 3000 espécies de água doce, representando quase 20% da diversidade mundial. A maioria é encontrada na Região Amazônica e cerca de 10% do total de espécies de peixes está ameaçado de extinção.

 

Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Regis Rodrigues de. "Recursos Animais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/recursos-animais.htm. Acesso em 30 de junho de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Argumento por exemplificação

A exemplificação sempre foi um recurso importante para a explicação de conceitos mais teóricos ou mais difíceis...

Apartheid | África do Sul

Assista a nossa videoaula para entender o que foi o Apartheid na África do Sul (1948-1994). Confira também no...