Topo
pesquisar

Petróleo de Tupi

Geografia do Brasil

A descoberta de mais uma reserva de petróleo coloca o Brasil entre os maiores produtores no mundo.
Plataforma de perfuração para retirada de petróleo
Plataforma de perfuração para retirada de petróleo
PUBLICIDADE

A descoberta de um supercampo de reserva de petróleo na costa brasileira pode marcar uma nova etapa no campo energético do país, pois garante a autossuficiência e alcança volumes excedentes que podem ser destinados à exportação, à produção de energia, mais especificamente, de petróleo, além de ser extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer nação.

O anúncio acerca da descoberta ocorreu no dia 08 de novembro de 2007. Com base em pesquisas e estudos preliminares, sabe-se que a reserva petrolífera irá promover um aumento significativo na produção de petróleo, algo em torno de 50% da produção vigente, que é de 14 bilhões de barris.

O local onde foram coletados os dados para realização da pesquisa é chamado de Tupi e está localizado a 250 quilômetros da costa do Rio de Janeiro.

A partir dos primeiros estudos sobre a jazida, ficou constatado que a reserva se concentra a uma profundidade de sete mil metros abaixo do oceano, estima-se que haja de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo e gás. Os minérios fósseis de Tupi são de qualidade superior em relação ao extraído na bacia de Campos, pois é um óleo mais leve.
Apesar da euforia decorrente da nova descoberta, é preciso desenvolver uma série de ações para atingir o ponto de iniciação da extração do minério. A previsão é que seja executado durante dois anos um intenso e profundo estudo para desvendar precisamente o potencial da jazida, diante disso, a expectativa para começar a exploração será por volta de 2013.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a publicação da descoberta, o país inseriu-se no grupo seleto dos países que possuem as maiores reservas de petróleo do mundo, a partir de agora o Brasil se coloca em décimo sétimo lugar entre os grandes produtores.

O presidente brasileiro afirmou que quer o ingresso do país na OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e que vai lutar para que isso ocorra. Sem dúvida, uma descoberta dessa proporção deixa qualquer nação eufórica, agora resta saber qual será o destino desse importante recurso, além disso, como interferirá de forma positiva na vida dos brasileiros.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Petróleo de Tupi "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/o-petroleo-tupi.htm. Acesso em 22 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola