Whatsapp

IDH brasileiro: Mortalidade infantil no Brasil

Geografia do Brasil

A mortalidade infantil corresponde ao número de crianças que vão a óbito antes de atingir um ano de idade.
PUBLICIDADE

Para analisar o nível de desenvolvimento humano de um determinado país, é preciso realizar estudos acerca de diversos indicadores sociais, mais especificamente os percentuais sobre a condição de saúde, renda, educação e expectativa de vida.

Com base nos dados dos indicadores sociais, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) elaborou um método de avaliar chamado de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Um indicador muito importante para a análise do IDH é a mortalidade infantil, que corresponde ao número de crianças que vão a óbito antes de atingirem um ano de idade.
No Brasil, as taxas de mortalidade infantil diminuíram muito nas duas últimas décadas, no entanto, o índice continua muito elevado, cerca de 23,6 mortes/ mil nascimentos. Se comparado a outros países, fica mais evidente que há muito o que melhorar, pois em nações como Suécia, o índice é de 3 mortes/mil nascimentos; Noruega, 10,4 mortes/mil nascimentos; e Canadá, 4,63 mortes/mil nascimentos. Até mesmo em países de menor desenvolvimento, os índices são melhores que os dos brasileiros, como o da Coreia do Sul, 4,01 mortes/mil nascimentos; Cuba 6 mortes/mil nascimentos; Chile 13 mortes/mil nascimentos; Costa Rica, 9,01 mortes/mil nascimentos; Argentina, 19 mortes/mil nascimentos; e Tailândia, 10,06 mortes/mil nascimentos.

O elevado índice de mortalidade infantil no mundo e no Brasil é proveniente de dois problemas e/ou causas, o rendimento familiar que afeta diretamente a quantidade e a qualidade da alimentação, e também as condições médico-sanitárias, como falta de pavimentação, esgoto, água tratada e condição de moradia. Os índices sofrem variações de acordo com a renda. Mesmo em áreas pobres onde os índices são altos, as camadas sociais de melhor poder aquisitivo possuem taxas inferiores, e a camada de baixa renda sempre apresenta índices maiores que a média nacional. A variação pode ocorrer também entre diferentes cidades, estados e regiões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para melhorar os índices citados, o Brasil estabeleceu uma meta de até o ano de 2015 reduzir em 15,6% as taxas de mortalidade infantil. Essa é uma medida para o cumprimento de Metas do Milênio, realizada em 2000, na Declaração da Cúpula do Milênio das Nações Unidas, que ocorreu na cidade americana de Nova York. A meta estipulada já foi superada no Rio Grande do Sul (que apresenta o menor índice do país 13,5 mortes / mil nascimento), mas esse percentual não reflete a realidade nacional, portanto há muito o que fazer nesse sentido.

 

Por Eduardo de Freita
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Mortalidade infantilz diz respeito ao número de crianças que vão a óbito antes de completarem um ano de idade.
Mortalidade infantilz diz respeito ao número de crianças que vão a óbito antes de completarem um ano de idade.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "IDH brasileiro: Mortalidade infantil no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/idh-brasileiro-mortalidade-infantil-no-brasil.htm. Acesso em 03 de março de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) consiste em um dado que mede a qualidade de vida de uma determinada população. Aponte os critérios adotados para se obter as médias de IDH e os caracterize.

Questão 2

A média do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil está em constante ascensão, atualmente o país é o 75° no ranking mundial, com média de 0,813, considerado alto. Quais os principais fatores responsáveis pelo aumento da média do IDH do Brasil? 

Mais Questões
Artigos Relacionados
Confira uma listagem da expectativa de vida dos brasileiros segundo os estados do país.
Veja alguns dados do IDH no Brasil e entenda as disparidades socioeconômicas entre os estados brasileiros.
Veja alguns dos dados referentes à expectativa de vida do Brasil.
A qualidade da alimentação é um dos fatores de análise do IDH. Saiba mais!
Veja o que o crescimento do IDH brasileiro revela sobre a população do Brasil.
Confira aqui a lista dos países europeus com maior e menor índice de IDH.
Aprenda o que é IDH, quem o criou e para que esse indicador é utilizado. Veja como é feito o cálculo do IDH e quais são os países com melhores e piores índices.
Confira os dados relativos à mortalidade infantil no Brasil de acordo com as pesquisas realizadas pelo IBGE.
Clique aqui e confira quais são os países com IDH alto, segundo a ONU!