Topo
pesquisar

Leucipo e Demócrito

Filosofia

Leucipo e Demócrito foram os últimos pré-socráticos. Eles formularam a teoria atomista para solucionar a dúvida acerca da origem do Universo.
PUBLICIDADE

Leucipo e Demócrito ficaram mais conhecidos pela posteridade como os fundadores da teoria atomista. Nos escritos deixados pelos pensadores pré-socráticos, reunidos e conhecidos como as teorias da Escola de Abdera, encontram-se as primeiras ideias de átomo que se tem registro na história.

As teorias desses pensadores podem ser consideradas também como o início da Química, além de serem uma importante ferramenta para compreender o pensamento dos pluralistas na Grécia Antiga. O pensamento dos dois filósofos é inseparável, visto que a doutrina atomista foi iniciada por Leucipo e finalizada por Demócrito, o seu discípulo.

Leia também: Escolas filosóficas pré-socráticas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Biografia de Demócrito e Leucipo

Leucipo nasceu em Mileto (cidade onde nasceu Tales, o primeiro filósofo) em 500 a.C. O pensador entrou em contato com as ideias do também pré-socrático Parmênides, ao viver durante um tempo em Eleia. Após a estada em Eleia, partiu para Abdera, onde fundou uma escola filosófica e conheceu o seu principal discípulo, Demócrito, com quem formulou a teoria atomista. Leucipo faleceu por volta de 420 a.C.

Demócrito viveu entre 460 e 370 a.C. Sua personalidade extrovertida o deu o reconhecimento de “o filósofo sorridente”. Para além de seu bom humor, o pensador é conhecido por ter estabelecido, junto ao seu mestre Leucipo, a primeira ideia de átomo, o que deu impulso aos estudos antigos de Química.

Leucipo e Demócrito são os últimos pré-socráticos. A sua filosofia, assim como a filosofia desenvolvida pelos demais pluralistas, visava a resolver a querela deixada por Parmênides (defensor do imobilismo) e Heráclito (defensor do fluxo perpétuo da natureza).

Principais ideias de Demócrito e Leucipo

Leucipo é o responsável por apontar, pela primeira vez, que a origem do Universo derivada de microscópicos, infinitos e indivisíveis elementos, que se agregavam sempre, formando os seres e objetos do mundo. Demócrito, seu discípulo da Escola de Abdera, aperfeiçoou a teoria do mestre Leucipo, dando a ela um nome e maiores detalhes.

Para os pré-socráticos, a natureza seria composta pelos átomos. A palavra grega átomo significa "sem divisão" ou "indivisível". Os átomos seriam, na concepção dos atomistas antigos, a menor partícula possível.

Átomo

Modelos atômicos mais modernos que tiveram influência da teoria de Demócrito.
Modelos atômicos mais modernos que tiveram influência da teoria de Demócrito.

As menores partículas tinham uma capacidade de agregarem-se e soltarem-se de acordo com as suas características. A teoria atomística de Leucipo e Demócrito é bastante rudimentar e ultrapassada, se comparada com modelos atômicos mais recentes, como os modelos de Bohr e Rutherford. Porém, a história da Atomística começa com Leucipo e Demócrito que, além da importância histórica, detêm o mérito de ter formulado uma teoria atomista sem nenhum tipo de equipamento tecnológico para ajudar e comprovar o que estavam falando.

Segundo a teoria atomística antiga, os átomos que compunham os objetos possuíam as mesmas características dos objetos que formavam. Por exemplo, se o objeto fosse azul, os átomos seriam azuis. Se o objeto fosse triangular, os átomos que o formavam eram triangulares. Os átomos eram infinitos e agrupavam-se pela similaridade, ou seja, os iguais tinham a capacidade de se juntar, dando forma às coisas.

Os átomos eram infinitos e nunca foram criados, tendo sempre existido no Universo. Também eram invisíveis e somente poderiam ser racionalizados e nunca provados.

Leia também: O que é Filosofia?

Leucipo e Demócrito para Química

Por terem formulado a primeira teoria atomística, que traria a noção de uma composição química das partes do Universo por meio de elementos, Leucipo e Demócrito são considerados os primeiros expoentes da Química enquanto ciência natural que investiga a composição elementar das coisas.

Frases

Frases e citações de Demócrito:

“Definimos o que é doce, amargo ou as cores, mas a composição destas definições está nos átomos.”

“O homem só é infeliz quando é injusto.”

“O bem não significa simplesmente não fazer o mal, mas antes não desejar fazer o mal.”

“O homem é um microcosmo.”

 

Por Francisco Porfírio
Professor de Filosofia

Demócrito, considerado o filósofo sorridente, foi discípulo de Leucipo.
Demócrito, considerado o filósofo sorridente, foi discípulo de Leucipo.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PORFíRIO, Francisco. "Leucipo e Demócrito"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/leucipo-democrito.htm. Acesso em 23 de outubro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola