Anaximandro

Filosofia

PUBLICIDADE

O filósofo Anaximandro de Mileto foi, provavelmente, o segundo filósofo da tradição ocidental e o segundo da escola jônica. Discípulo de Tales, ele continuou os estudos de seu mestre em busca da provável origem do Universo, tendo desenvolvido outra teoria.

Anaximandro também teve influência política em sua época, tendo ocupado cargos administrativos na cidade de Mileto. A cosmologia de Anaximandro aponta que a possível origem para o Universo seria um elemento infinito, indefinível e imortal, que ele chamou de ápeiron.

Leia também: Escolas filosóficas pré-socráticas: quais são e os principais filósofos

Biografia de Anaximandro

Anaximandro nasceu na cidade de Mileto, região da Jônia (atual Turquia), uma porção de terras pertencida ao território da Ásia Menor, aproximadamente no ano de 610 a.C. O filósofo, astrônomo e geógrafo grego conheceu Tales, considerado o primeiro filósofo grego, quem influenciou o seu pensamento. Anaximandro continuou a busca pela origem do Universo (cosmologia) de Tales, em contraposição às doutrinas mitológicas, que explicavam o surgimento de tudo de maneira fantasiosa.

Anaximandro de Mileto, discípulo de Tales e, provavelmente, o segundo filósofo da escola jônica.
Anaximandro de Mileto, discípulo de Tales e, provavelmente, o segundo filósofo da escola jônica.

Não existem arquivos históricos elaborados por Anaximandro. O que se conhece dele parte de relatos deixados por Simplício, Heródoto e Aristóteles, que viveram depois dele. Os relatos apontam que o segundo filósofo da Jônia tenha escrito um livro, a obra Sobre a natureza.

No entanto, essa obra nunca foi encontrada. As suas contribuições para a cosmologia, além da teoria da origem (arché) da natureza (physis), incluem uma teoria sobre o formato da Terra (que segundo o pensador era o de um cilindro), a explicação sobre a existência e o movimento do Sol (o pensador acreditava que o astro era uma bola de fogo que partia do furo no eixo do cilindro e movimentava-se em torno dele), e um mapa do mundo como era conhecido na época.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Teoria de Anaximandro

Anaximandro deixou contribuições para a filosofia, para a astronomia e para a geografia (que já foram refutadas, mas que têm uma imensa importância histórica). A seguir, listamos as suas contribuições para o pensamento ocidental:

• Arché

Como um filósofo pré-socrático, o pensador estava buscando compreender a origem e a formação de todo o Universo. Assim, como Tales, seu mestre, ele entrou em um movimento de busca pelo provável elemento que teria dado origem a tudo o que existe, o que era expresso pela palavra grega arché.

As observações da natureza de Anaximandro fizeram com que o pensador, ao contrário de Tales, não apresentasse uma teoria cosmológica fundada em um elemento definido e palpável, mas entendesse que existia uma complexa relação no Universo que daria origem a este. A essa relação elementar, ele chamou ápeiron.

• Ápeiron

A palavra ápeiron designa algo infinito, portanto, imortal e indefinível. Esse elemento era algo que sempre existiu, antes inclusive da existência do Universo e dos seres, e era invisível. O ápeiron era o resultado de um turbilhão de relações entre opostos (quente e frio, seco e úmido, escuridão e claridade...) que resultava em uma unidade e estava presente em tudo.

Segundo o filósofo, a origem de tudo teria surgido desse turbilhão e tudo era composto por uma unidade advinda da dualidade dos pares opostos. Quando os seres comuns deixassem de existir, eles voltariam para o ápeiron.

Principais ideias de Anaximandro

Para além do princípio gerador do Universo, Anaximandro desenvolveu estudos de geografia e astronomia. Existem relatos, com base nos escritos deixados por Simplício e Heródoto, de que Anaximandro teria formulado uma teoria sobre o formato da Terra. Sua teoria dizia que a Terra era um cilindro, suspenso por uma espécie de eixo de fogo. Nesse cilindro, as porções terrestres continentais estavam em uma das extremidades. O Sol era uma bola de fogo expelida por um buraco e movimentava-se em torno da extremidade do cilindro.

Reconstrução contemporânea aproximada do mapa-múndi desenvolvido por Anaximandro.
Reconstrução contemporânea aproximada do mapa-múndi desenvolvido por Anaximandro.

Saiba mais: Aristóteles - obras, principais ideias, frases e biografia

Frases de Anaximandro

Como não existem documentos deixados diretamente por Anaximandro, algumas frases podem aproximar-nos do seu pensamento. Estão dispostas a seguir duas frases atribuídas a ele:

“Todos os seres derivam de outros seres mais antigos por transformações sucessivas.”

“O infinito é a origem de todas as coisas.”

 

Por M.e Francisco Porfírio
Professor de Filosofia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PORFíRIO, Francisco. "Anaximandro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/anaximandro.htm. Acesso em 19 de setembro de 2020.

Assista às nossas videoaulas