Topo
pesquisar

Libéria

Geografia

A Libéria é um dos únicos países africanos que não foram colonizados por países europeus.
PUBLICIDADE

Localizada na África Ocidental, a Libéria limita-se com Serra Leoa (a noroeste), Guiné (ao norte), Costa do Marfim (a leste) e com o Oceano Atlântico (ao sul e a oeste).

Adquirida no século XIX por uma Organização dos Estados Unidos que pretendia assentar na África os negros livres ou libertos da escravidão estadunidense, a Libéria foi formada por ex-escravos, haja vista que seu nome significa “país dos libertos”. Sua independência foi obtida no dia 26 de julho de 1847. De todas as nações africanas, somente a Libéria e a Etiópia não foram colônias de países europeus.

A economia do país sofre com as consequências das guerras civis de 1989 a 2003, as quais desencadearam a falta de investimentos internacionais e a destruição da infraestrutura do país. Outro fator agravante foi o embargo econômico imposto à Libéria entre 2001 e 2007, pois esse país foi acusado de contrabandear diamantes retirados de Serra Leoa.

A agricultura é o setor que mais capta mão de obra. Essa atividade se baseia no cultivo de arroz, mandioca, café e cacau. O país tem na borracha, madeira e ferro os principais produtos de exportação. Outro aspecto importante para a economia nacional são os recursos financeiros oriundos dos registros de navios com a bandeira liberiana, nos quais os proprietários desses navios são atraídos graças a um regime fiscal vantajoso.

Os habitantes da Libéria sofrem com vários problemas socioeconômicos. O desemprego atinge grande parte da população; a fome e a desnutrição castigam os habitantes.
A cada mil nascidos na Libéria, 93 morrem antes de completar um ano de idade; a maioria dos habitantes vive com menos de 1,25 dólar por dia, ou seja, abaixo da linha de pobreza.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Brasão de Armas da Libéria

Dados da Libéria:

Extensão territorial: 111.369 km²

Localização: África

Capital: Monróvia

Clima: Equatorial chuvoso

Governo: República presidencialista

Divisão administrativa: 15 condados, divididos em 64 distritos

Idioma: Inglês (oficial) e línguas regionais

Religião: Crenças tradicionais - 42,2%; Cristianismo - 40% (independentes - 15,6%, Protestantes - 12,2%, outros - 14,4%); Islamismo - 16%; sem religião - 1,5%; Bahaísmo - 0,3%

População: 3.954.979 habitantes (Homens: 1.965.192; Mulheres: 1.989.787)

Composição étnica: Grupos étnicos autóctones - 95% (principais: Capeles - 19%, Bassas - 15%), Américo-Liberianos - 3%, outros - 2%

Densidade demográfica: 35,5 hab/km²

Taxa média anual de crescimento populacional: 4,2%

População residente em área urbana: 60,85%

População residente em área rural: 39,15%

Analfabetismo: 44,5%

População subnutrida: 40%

Esperança de vida ao nascer: 45,1 anos

Domicílios com acesso a água potável: 64%

Domicílios com acesso a rede sanitária: 32%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,300 (baixo)

Moeda: Dólar liberiano

Produto Interno Bruto (PIB): 870 milhões de dólares

PIB per capita: 195 dólares

Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, ONU, UA.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Países - Geografia - Brasil Escola

Bandeira da Libéria
Bandeira da Libéria

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Libéria"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/liberia.htm. Acesso em 12 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola