Topo
pesquisar

Flora

Biologia

O termo flora é usado normalmente para indicar a variedade de plantas de uma determinada área.
PUBLICIDADE

A biodiversidade pode ser definida como a variedade de formas vivas existentes em nosso planeta. A diversidade de vida refere-se não apenas aos animais, mas também às plantas, micro-organismos, entre outros seres vivos.

Quando falamos em diversidade de plantas de uma determinada região, estamos falando da flora de uma área. A flora de cada local é bastante distinta e está diretamente relacionada com fatores como temperatura, radiação luminosa, regime de chuva e solo. Sendo assim, as plantas existentes no nosso país nem sempre são encontradas em outras áreas do mundo, por exemplo.

No Brasil, a flora é bastante rica, principalmente pela diversidade de ecossistemas existentes. Ao viajar do Nordeste do nosso país para o Sul, por exemplo, conseguimos distinguir claramente a flora de cada região. No Nordeste é comum encontrar plantas com folhas pequenas ou modificadas em espinhos, plantas suculentas que armazenam água e raízes próximas ao solo. Já no Sul do país é possível observar vegetais mais exuberantes, com plantas mais altas e adaptadas ao clima mais ameno.

Como cada planta é bastante adaptada às condições de uma área, a variedade de espécies exclusivas (espécies endêmicas) de uma região é grande em nosso país. Essa grande diversidade dá o título ao Brasil de país com a mais rica flora do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale destacar, no entanto, que o termo flora não se refere apenas à diversidade de espécies de plantas de uma área. O termo flora também é usado para nomear as obras que se dedicam a descrever os vegetais de uma região. Um grande exemplo desse tipo de trabalho é A Flora brasiliensis — obra de 15 volumes que foi publicada entre 1840 e 1906 e que descreve 22.767 espécies vegetais brasileiras.

Além desses dois significados, a palavra flora também é usada para indicar um conjunto de micro-organismos encontrado em nosso corpo, como é caso da flora intestinal.

Curiosidade: Para conhecer a Lista de Espécies da Flora do Brasil, basta clicar aqui. Essa lista é parte do Programa REFLORA e é atualizada periodicamente por mais de 500 taxonomistas do Brasil e do mundo. Nesse site é possível encontrar informações sobre os nomes das plantas, onde são encontradas no nosso país e sua forma de vida e substrato.


Por Ma. Vanessa dos Santos

A flora brasileira é bastante diversa e apresenta várias espécies endêmicas
A flora brasileira é bastante diversa e apresenta várias espécies endêmicas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Flora"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/flora.htm. Acesso em 20 de outubro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Quando falamos da flora de uma região, estamos referindo-nos ao

a) conjunto de animais de uma área.

b) conjunto de vertebrados de uma área.

c) conjunto de plantas de uma área.

d) conjunto de protozoários de uma área.

e) conjunto de invertebrados de uma área.

Questão 2

O termo “flora” é bastante conhecido de todos e refere-se à diversidade vegetal. Sobre o tema, marque a alternativa incorreta.

a) A flora é afetada por fatores como temperatura e regime de chuvas.

b) Quando observamos a flora do Brasil, percebemos que as mesmas espécies ocorrem em todo o território nacional.

c) A flora do Brasil apresenta uma grande quantidade de espécies endêmicas.

d) Algumas espécies da flora brasileira não são encontradas em nenhum lugar do mundo.

e) A flora de uma região apresenta adaptações para sobreviver em uma área, como é o caso do cacto, que armazena água.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola