Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Sapos, rãs e pererecas

Sapos, rãs e pererecas são anfíbios classificados como anuros que, apesar da semelhança, podem ser facilmente diferenciados por um observador mais atento.

Sapo
Os sapos possuem uma pele mais rugosa.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Muitas pessoas acreditam que sapo, rã e perereca são o mesmo animal. Quem nunca ouviu, por exemplo, alguém dizendo que a fêmea do sapo é a rã? Esses animais apresentam em comum o fato de serem anfíbios anuros (anfíbios sem cauda), porém também possuem características que os tornam bastante peculiares.

Tópicos deste artigo

Sapos

Os sapos são geralmente espécies da família dos bufonídeos (Família Bufonidae). Visualmente, podemos distinguir o sapo dos outros anuros analisando sua pele. A pele desses animais é mais seca e rugosa, o que os difere das pererecas e rãs, as quais apresentam pele mais lisa e úmida.

Além disso, os sapos, em geral, são mais volumosos e possuem patas curtas que impedem saltos a grandes distâncias. Eles ainda apresentam glândulas paratoides, onde é produzido veneno. Esses animais são encontrados em áreas mais secas, procurando ambientes aquáticos apenas no momento da reprodução. O sapo mais comum no Brasil é o famoso sapo-cururu.

Rãs

Rã
As rãs apresentam pele mais lisa que a dos sapos

As rãs são anfíbios que possuem a pele lisa e uma cintura robusta. Nesses animais, observa-se uma grande capacidade de saltar, além de habilidade para a natação por causa da presença de membranas entre os dedos, que funcionam como pés de pato. As rãs apresentam um hábito mais aquático e são encontradas em locais mais próximos a lagos e outros lugares úmidos. As rãs são encontradas em diferentes famílias, e merecem destaque as famílias Leptodactylidae, Leiuperidae, Cycloramphidae e Ranidae.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pererecas

Perereca
As pererecas diferenciam-se pelos discos adesivos presentes em seus dedos

As pererecas são anfíbios anuros mais adaptados a uma vida arborícola e apresentam membros bastante desenvolvidos que lhe permitem grandes saltos. Elas apresentam a pele lisa, assim como as rãs. A característica que as diferencia das rãs é a presença de discos adesivos localizados na ponta dos dedos desses animais. São esses discos adesivos que permitem que as pererecas sejam capazes de escalar superfícies. Praticamente todas as espécies de pererecas brasileiras estão agrupadas nas famílias Hylidae, Centrolenidae e Hemiphractidae.

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Sapos, rãs e pererecas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sapos-ras-pererecas.htm. Acesso em 01 de março de 2024.

De estudante para estudante