PUBLICIDADE
Árvore é uma denominação consensual para caracterizar uma tipologia botânica de grande porte, normalmente compreendendo altura limítrofe inferior igual a 4 metros e superior alcançando cerca de 122 metros (atual registro da maior árvore observada no mundo), representadas pelas gigantescas sequoias (gênero Sequoiadrendro) existentes no norte da Califórnia.
Entre outras características, uma árvore possui uma raiz pivotante, cuja função é conferir resistência ao vegetal, além de possuir um caule principal lenhoso de onde partem ramificações emitidas a partir de determinada altura, tendo como referência o nível do solo, estendendo-se até o ápice da copa, formando o extrato arbóreo contendo folhas.
De acordo com essa descrição, apenas as gimnospermas e as angiospermas dicotiledôneas possuem espécimes arbóreas. Visto que os vegetais inferiores são essencialmente de pequeno porte, bem como as angiospermas monocotiledôneas são morfologicamente distintas, por exemplo, as palmeiras: normalmente sem ramos secundários e uma curta copa na região caulinar terminal.
Curiosidade: Estima-se que alguns exemplares de Sequoiadendron giganteum possuam mais de 2000 anos de idade, com 1.500 metros cúbicos de volume e base do tronco com 11 metros de diâmetro.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola