A Temperatura é uma grandeza física escalar que pode ser definida como a medida do grau de agitação das moléculas que compõem um corpo. Quanto maior a agitação molecular, maior será a temperatura do corpo e mais quente ele estará e vice-versa.
Existe um limite máximo ou mínimo de temperatura?
Não há um limite máximo para temperatura, ou seja, não há um valor de temperatura o qual não se pode ultrapassar, mas existe um limite mínimo de temperatura, que é chamado de zero absoluto. A temperatura do zero absoluto corresponde a -273,15 °C e seria o ponto em que a vibração molecular seria a menor possível ou inexistente.
Como se mede a temperatura?
Ao aquecer um corpo qualquer, suas moléculas aumentam a vibração e tendem a se afastar umas das outras, ocorrendo a chamada dilatação térmica dos materiais. Se o corpo for resfriado, ocorrerá a contração térmica.
A forma mais simples de medir a temperatura é aproveitar o comportamento da dilatação térmica e construir, a partir disso, uma escala termométrica.
Quando colocamos um termômetro de mercúrio, material sensível às variações de temperatura, em contato com o corpo de alguém com febre, o mercúrio no interior do termômetro é aquecido e dilata-se até que a sua temperatura iguale-se com a do corpo, atingido o equilibro térmico. A coluna de mercúrio indica um valor estabelecido por uma determinada escala termométrica que corresponde exatamente à temperatura do corpo febril.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escalas termométricas
Atualmente existem três escalas termométricas utilizadas em todo o mundo. Veja uma tabela para comparação dos pontos de fusão e ebulição para as três escalas e a equação matemática de conversão entre elas:


Na equação acima, temos que:
-
TC = Temperatura qualquer na escala Celsius;
-
TF = Temperatura qualquer na escala Fahrenheit;
-
TK = Temperatura qualquer na escala Kelvin.
Repare que as escalas Celsius e Kelvin possuem 100 intervalos, por isso, são denominadas de escalas centígradas. Repare ainda que a notação grau (°) não é utilizada na escala Kelvin.
Por Joab Silas
Graduado em Física