Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é temperatura?

O que é?

O que é temperatura? Trata-se de uma grandeza escalar que determina o grau de agitação das moléculas de um corpo, indicando se ele está quente ou frio.
A Temperatura é a medida do grau de agitação das moléculas de um corpo
A Temperatura é a medida do grau de agitação das moléculas de um corpo
PUBLICIDADE

A Temperatura é uma grandeza física escalar que pode ser definida como a medida do grau de agitação das moléculas que compõem um corpo. Quanto maior a agitação molecular, maior será a temperatura do corpo e mais quente ele estará e vice-versa.

Existe um limite máximo ou mínimo de temperatura?

Não há um limite máximo para temperatura, ou seja, não há um valor de temperatura o qual não se pode ultrapassar, mas existe um limite mínimo de temperatura, que é chamado de zero absoluto. A temperatura do zero absoluto corresponde a -273,15 °C e seria o ponto em que a vibração molecular seria a menor possível ou inexistente.

Como se mede a temperatura?

Ao aquecer um corpo qualquer, suas moléculas aumentam a vibração e tendem a se afastar umas das outras, ocorrendo a chamada dilatação térmica dos materiais. Se o corpo for resfriado, ocorrerá a contração térmica.

A forma mais simples de medir a temperatura é aproveitar o comportamento da dilatação térmica e construir, a partir disso, uma escala termométrica.

Quando colocamos um termômetro de mercúrio, material sensível às variações de temperatura, em contato com o corpo de alguém com febre, o mercúrio no interior do termômetro é aquecido e dilata-se até que a sua temperatura iguale-se com a do corpo, atingido o equilibro térmico. A coluna de mercúrio indica um valor estabelecido por uma determinada escala termométrica que corresponde exatamente à temperatura do corpo febril.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Escalas termométricas

Atualmente existem três escalas termométricas utilizadas em todo o mundo. Veja uma tabela para comparação dos pontos de fusão e ebulição para as três escalas e a equação matemática de conversão entre elas:

Na equação acima, temos que:

  • TC = Temperatura qualquer na escala Celsius;

  • TF = Temperatura qualquer na escala Fahrenheit;

  • TK = Temperatura qualquer na escala Kelvin.

Repare que as escalas Celsius e Kelvin possuem 100 intervalos, por isso, são denominadas de escalas centígradas. Repare ainda que a notação grau (°) não é utilizada na escala Kelvin.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que é temperatura?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-temperatura.htm. Acesso em 04 de agosto de 2021.

Artigos Relacionados
Você sabe o que é calor sensível? Clique aqui e conheça a grandeza relacionada à variação da temperatura de uma substância qualquer.
Você sabe o que é zero absoluto? Clique aqui e conheça mais sobre o limite inferior de temperatura e suas consequências sobre os objetos.
Entenda como a variação da temperatura causa o deslocamento do equilíbrio químico e muda o valor da constante de equilíbrio, Kc.
Analisando os Termômetros
Clique e conheça as três escalas termométricas utilizadas para a determinação de uma temperatura e aprenda ainda a converter uma escala em outra.
Termômetro de laboratório, escalas Celsius e Fahrenheit, medir a temperatura de uma solução, Reações a altas temperaturas, grau de agitação de partículas, variação da temperatura, graduação do tubo de termômetros.
Qual é a maior temperatura que o corpo pode aguentar?, temperatura, temperatura máxima do corpo, corpo humano, saúde, curiosidades.
Clique aqui para conhecer mais sobre os termômetros e as escalas termométricas, importantes assuntos de Física relacionados à Termologia.
Conheça as definições e a diferença entre temperatura e calor.